Charles Dickens foi um importante escritor inglês do século XIX. É considerado um dos principais romancistas da era vitoriana na Inglaterra e um dos principais escritores do Realismo Inglês. Além dos populares romances, escreveu contos, peças e artigos jornalísticos. 


"Cada fracasso ensina um homem algo que ele precisava aprender." Charles Dickens

Dickens era filho de John Dickens e de Elizabeth Barrow. Educado por sua mãe, tomou gosto pelos livros. Durante três anos frequentou uma escola particular. Contudo o seu pai foi preso por dívidas e, ainda adolescente, Dickens teve que trabalhar em uma fábrica que produzia graxa para sapatos.


"Aquele que alivia o fardo do mundo para o outro não é inútil neste mundo." Charles Dickens

Charles conseguiu um emprego como repórter no jornal "Morning Chronicle". Passou a publicar crônicas humorísticas sob o pseudônimo de Boz, reunidas mais tarde como "Esboços feitos por Boz". Com isso Dickens ganhou espaço no jornal para apresentar os capítulos de "As Aventuras do Sr. Pickwick", que estabeleceu o seu nome como escritor.

"Qualquer pessoa é capaz de ficar alegre e de bom humor quando está bem-vestida." Charles Dickens

Seus principais romances são: Oliver Twist - 1839, Um Conto de Natal - 1843, David Copperfield - 1850, A casa soturna - 1853, Um conto de duas cidades - 1859, Grandes esperanças - 1861, O mistério de Edwin Drood - 1870. 

E alguns contos: Retratos Londrinos, A Christmas Tree, Doutor Marigold.

Charles Dickens Morreu de morte cerebral em junho de 1870. Foi sepultado no Poets' Corner ("Esquina dos Poetas"), na Abadia de Westminster. Na sua sepultura está gravado: "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."
Na década de 1980, a histórica Eastgate House (casa Eastgate), em Rochester, em Kent, foi convertida num museu dedicado a Charles Dickens. Anualmente realiza-se na cidade o Festival Dickens. A casa onde nasceu, em Portsmouth é, também, um museu atualmente.



"Os filhos dos mais pobres não estão sendo educados, mas sim arrastados." (em A Casa Soturna). Charles Dickens



Deixe um comentário

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!