Você com certeza já ouviu falar em Branca de Neve, certo?  Rapunzel? A Princesa e o Sapo? É claro que todos nós crescemos ouvindo essas histórias ou assistindo aos filmes da Disney, onde princesas, sempre tão delicadas, são maltratadas por suas madrastas más, mas que sempre surge um belo príncipe para resgatá-la, e no final todos vivem felizes para sempre.  (SQN)

 Se você já ouviu falar em algum destes contos, então também ouviu das versões escritas pelos irmãos Grimm, e nas verdadeiras histórias dos irmãos, não é exatamente isso que acontece, muito dos personagens tinham um final bem trágico, em seus contos as tramas eram sombrias, isso quando não continham banhos de sangue e mais algumas coisas bem macabras (MEDO!), isso porque todos esses contos tinham o intuito de preparar as crianças para enfrentar os problemas do mundo afora. 


1. Branca de Neve

Na versão original, a rainha má é a mãe biológica da Branca de neve. Ela não apenas manda matar Branca de Neve, como também exige que o coração e o fígado da filha sejam trazidos de volta. Ela come os órgãos no jantar. Logo depois o príncipe passa e pergunta se pode levar a garota até o castelo, O príncipe leva o corpo da Branca de Neve com ele, mesmo achando que ela está morta. A garota não acorda com um beijo: o príncipe deixa o caixão cair, e o pedaço de maçã em sua garganta se desloca e sai da boca, fazendo com que ela acorde. O príncipe e Branca de Neve se casam, e convidam a Rainha para a cerimônia. Os dois forçam a vilã a usar sapatos incandescentes, e dançar até morrer

2. Cinderela

Para seus pés caberem no sapatinho de cristal, uma irmã malvada corta os dedos do pé, e a outra corta o próprio calcanhar. Mas o príncipe é avisado de o sapatinho está repleto de sangue, e não aceita nenhuma das duas como esposa. Quando elas tentam comparecer à festa de casamento entre Cinderela e o príncipe, as irmãs têm os olhos furados por pássaros.

3. João e Maria
As duas crianças são abandonadas pela própria mãe, para morrerem de fome na floresta, já que os pais são muito pobres e não podem sustentá-los. Quando voltam para casa, tendo sobrevivido à bruxa, encontram os pais mortos de fome dentro de casa. 

4.  Chapeuzinho Vermelho

A primeira versão conhecida é a do francês Charles Perrault, e depois foi reescrita pelos irmãos Grimm, onde a chapeuzinho vermelho é comida pelo lobo mau junto com a vovozinha, mas o lenhador aparece e resgata elas da barriga do bicho. 


5. Rumpelstiltskin

Para impressionar o Rei , com o objetivo de fazer o príncipe casar com a sua filha, um moleiro bastante pobre mente e diz que ela é capaz de fiar palha e transforma-la em ouro. O Rei chama a moça, fecha-a numa torre com palha e uma roda de fiar, e exige-lhe que ela transforme a palha em ouro até de manhã, durante três noites, ou será executada. Algumas versões dizem que, se ela falhasse, seria empalada e depois cortada em pedaços como um porco, enquanto outras não são tão gráficas e dizem que a moça ficaria fechada na torre para sempre. Ela já tinha perdido toda a esperança, quando aparece um duende no quarto e transforma toda a palha em ouro em troca do seu colar; na noite seguinte, pede-lhe o seu anel. Na terceira noite, quando ela não tinha nada para lhe dar, o duende cumpre a sua função em troca do primeiro filho que a moça desse à luz.
O Rei fica tão impressionado que decide se casar com ela, mas quando nasce o primeiro filho do casal, o duende regressa para reclamar o seu pagamento: "Agora dá-me o que me prometeste". A Rainha ficou assustada e ofereceu-lhe toda a sua riqueza, se este a deixasse ficar com a criança. O duende recusa, mas por fim aceita desistir da sua exigência,mas cria outra exigência: se a Rainha conseguisse adivinhar o seu nome em três dias. No primeiro dia, ela falhou, mas antes da segunda noite, o seu mensageiro ouve o duende a saltar à volta de uma fogueira e a cantar uma canção na qual cita seu nome várias vezes.
Quando o duende foi ter com a Rainha no terceiro dia, ela revela o nome dele, Rumpelstiltskin, e ele perde o seu negócio. Na edição de 1812 dos Contos dos Irmãos Grimm, depois disto, Rumpelstiltskin foge zangado e nunca mais regressa. A história que conhecemos é a mesma dos Irmãos Grimm de 1889 , exceto pelo final. Quando a rainha adivinha o nome de Rumpelstiltskin, ele fica tão nervoso que aterra seu pé direito na terra até a cintura, pega seu pé esquerdo com as mãos e se rasga pela metade. 


Para você, qual sua história favorita entre os contos dos irmãos Grimm??  Responda nos comentários.



Beijos, Beijos...







3 Comentários

  1. Você quer estragar minha infância? kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Sensacional!!!
    parabéns! beijoooooooos

    ResponderExcluir
  3. Ahhh gente. Que loucura!!! hahahaha

    A história da Cinderela eu já sabia. E da Chapeuzinho Vermelho lembro vagamente. Eu li sobre isso quando era bem novinha kkkkk

    Já li a Saga Encantadas, ela é bem coisa de louco também. Mas eu gostei!

    Bjs

    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!