23 de dezembro de 2015

Letra e Música | Referências literária na música


Olá! como vocês estão?

Hoje eu vim falar de duas coisas que todos devem gostar: Literatura e música. As duas coisas são maravilhosas e juntas fica ainda melhor.

 A literatura está sempre presente em nossa vida, as vezes não reparamos, mas em todo canto vemos alguma citação que nos faz lembrar logo de cara de um certo livro, ou uma palavra que é usada por algum personagem. Muitas vezes essas referências se faz muito presente na música, muitos artistas usam e abusam da literatura em suas letras. Isso faz com que nos desperte o interessem em ler a obra, há casos em que conhecemos um determinado livro ouvindo uma música, é como quando assistimos à um filme e depois descobrimos que ele é um livro e corremos até a livraria mais próxima para comprar o livro. Vendo essas referências, é uma forma de conhecer uma obra ou um autor que ainda não conhecíamos.

Abaixo está algumas artistas que usaram alguma referência literária na letra. Algumas eu já conhecia, outras eu precisei pesquisar, veja:

1. Lana Del Rey - Laranja Mecânica
O título de um de seus albuns, Ultraviolence, vem de uma palavra inventada pelo escritor, Anthony Burgess, autor de sua obra mais famosa Laranja Mecaânica. O narrador do livro, Alex, usa a palavra "ultraviolence" para descrever a violência excessiva realizada pela sua gangue.
2. Led Zeppelin - O Senhor dos Anéis 
Até os astros do rock leem O Senhor dos Anéis, como também O Hobbit de J.R.R Tolkien. Eles fazem uma referência ao enredo e personagens em várias músicas, e "Ramble On"  é memoravelmente cantada por Jimmy Page e traz na letra uma referencia mais obvia ao Senhor dos Anéis.
3. Mumford & Sons - Muito Barulho por Nada 
 O nome de seu álbum Sigh No More é uma citação  de Muito Barulho por Nada, do célebre escritor, William Shakespeare. "Sigh No More, Ladies" é uma canção na peça. A ideia permanece a mesma. E basicamente se resume a: "As pessoas não errei coisas em nome do amor Desculpe por isso meio..." 
4. The Perry Band - The Lady of Shalott 
O grande sucesso de The Band Perry "If I Die Young" empresta imagens do poema de Alfred Lord Tennyson "A Dama de Shalott", especificamente com a linha "afundar-me em um rio ao amanhecer." "A Dama de Shalott" é sobre, uma garota morta flutuando em um rio. 
5. Muse - 1984 
Uma das minhas bandas favoritas fez uma referência em uma de suas músicas. Sua canção "Resistance" é a respeito de Winston e Julia, personagens de do livro 1984, de George Orwell, sobre a tentativa de vencer o Big Brother (não é o Big Brother que você está pensando) através do amor dos dois, a canção porém é feliz, (acho que o Muse não leu o final do livro)
6. The Strokes - Admirável Mundo Novo 
 Em Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, onde as massas são facilmente manipulados quando se tornam cegos pelo prazer. Bem parecida com a cultura que vivemos. O principal instrumento de dominação em Admirável Mundo Novo é uma droga recreativa chamada Soma que compartilha seu nome com uma música dos Strokes




7 comentários:

  1. Olá,

    Adorei sua publicação. E as músicas citadas. A única que eu conhecia e do muse. E concordo música e literatura andam juntos e isso e uma delícia mesmo.
    Lindo seu blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não curto muito músicas internacionais, por isso não conhecia nenhuma das que falou.
    O post ficou bem legal.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas de músicas. Confesso que não conheço algumas, mas me disponho a ir ouvi-las.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Adoro música e literatura! Eu não ouço esses cantores, então não sabia dessas ligações, mas achei bem legais. Isso só mostra que pra ser cantor/compositor, tem que saber de literatura também!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Gente que sensacional esse post! Eu não sabia de nada disso hahahahah adorei essas referências todas.

    Adoro quando estou lendo e algum personagem fala de uma música ou banda mas eu acho que nunca parei pra pensar no contrário.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Achei muito original a sua postagem. Eu amo livros e amo música, então gostei muito de ver as relações que você estabeleceu. Sou super fã de Led Zeppelin e de O Senhor dos Anéis. Eu gosto tanto das duas artes que, muitas vezes, leio ouvindo música. Belo post!

    ResponderExcluir
  7. Nossa...Adorei esse post.
    Não imaginava isso é dentre todas....Led Zeppelin foi o que mais me impressionou. Não imaginava!

    Parabéns pelo post

    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo