25 de janeiro de 2016

{Agenda Cultural} Pinacoteca de São Paulo


Estou começando um novo quadro aqui no blog, onde irei falar mais sobre cultura, principalmente sobre lugares para se visitar na cidade de São Paulo. Teremos exposições nos principais museus e galerias da cidade, programações para todos os gostos e bolsos.

Uma das vantagens de se morar em São Paulo, é que a cidade é rica em cultura, em cada canto podemos ver arte espalhada pelas ruas, grafites nas paredes, detalhes nas construções da cidade, você encontra de tudo em São Paulo, uma cidade com uma diversidade cultural incrível, basta saber aonde ir.

 Hoje eu separei algumas atrações muito legais que estarão abertas para visitações na Pinacoteca de São Paulo. Ainda teremos mais algumas com abertura para os próximos dias. 

Eu estarei visitando algumas dessas exposições durante o mês de fevereiro, depois de cada visita eu estarei fazendo um post sobre a visita aqui no blog.




A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta sua nova exposição de longa duração Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca São Paulo, que ocupa todo o segundo andar do edifício da Avenida Tiradentes com obras do seu acervo, e marca uma nova e destacada etapa no centenário percurso da Pinacoteca do Estado que integra a rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura. Ela sucede a mostra que foi aberta em 1998, no mesmo espaço, ao final do restauro do edifício, e que permaneceu em cartaz até dezembro de 2010, cumprindo um papel fundamental no fortalecimento da instituição. 

A exposição é composta por cerca de 500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, de autoria de artistas fundamentais para a história da arte brasileira daquele período, como Debret, Taunay, Facchinetti, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Lasar Segall, entre outros. Deste total, cerca de 300 obras passaram por processo de Conservação e Restauro, ao longo do último ano, feito inteiramente pela equipe técnica do museu. O espaço expositivo foi totalmente readequado, incluindo troca de piso e dos sistemas de abertura das portas, e aprimoramento dos sistemas de climatização, iluminação e segurança. 

Em exposição até o dia 31 de Dezembro de 2016


Os dez alunos do Curso de Fotografia para Deficientes Visuais, realizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), da Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em projeto coordenado por João Kulcsár, terão seus trabalhos expostos no museu a partir do dia 28 de novembro na mostra Transver - fotografias feitas por pessoas com deficiência visual.
Serão apresentados 10 trabalhos, um de cada participante, que também atuaram no processo de escolha das obras. O curso aconteceu de agosto a outubro, foi dividido em três módulos que mesclaram ensinamentos teóricos e práticos e foi ministrado por João Kulcsár, coordenador do projeto de fotografia com deficientes visuais do Senac-SP, em parceria com a equipe do educativo do museu.
Além das fotos, os visitantes terão acesso a pranchas táteis, áudio descrições e textos em Braille. Um código QR possibilitará que os visitantes assistam aos depoimentos gravados pelos artistas participantes da mostra, tornando a exposição acessível aos diversos públicos.

 

Em exposição até o dia 03 de Abril de 2016


A mostra reúne 50 trabalhos do acervo do museu, de nomes como Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral. Essas obras abordam os três principais momentos do modernismo brasileiro.



Em exposição até o dia 11 Setembro de 2016



Mostra reúne pela primeira vez conjunto representativo de gravuras do artista doadas ao Museu. São mais de 100 trabalhos produzidos ao longo de 60 anos.


Em exposição até o dia 14 de Fevereiro de 2016


Com curadoria do diretor geral Tadeu Chiarelli, a mostra traça uma importante reflexão sobre a presença de artistas afrodescendentes na coleção do museu, ampliada recentemente.



Em exposição até o dia 17 de Abril de 2016






O horário de visita na Pinacoteca de São Paulo é de Terça a domingo das 10h às 17h30
com permanência até as 18h
Praça da Luz. 2

Lg. General Osório, 66

Ingressos
R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudante).
Grátis aos sábados. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
O ingresso da direito a visita nos dois endereços.
 



5 comentários:

  1. Sua ideia de post é bem diferente e isso é ótimo ❤ em todas as cidades tem um pouco de arte, nem que seja um lugar e poucas pessoas não dão importancia para isso. Parabéns por se importar com a cultura e arte de onde mora. Parabéns também por ter passado isso tão explicado e cheio de detalhes. Ficou um post maravilhoso,*-* espero o próximo.

    Beijos,Blog Cupcakeland

    ResponderExcluir
  2. ual adorei a idéia são Paulo e show por conta de que nela você respira cultura ^.^ vou adorar ver tudo com você já que nunca fui pra SP

    http://estilodenerd42.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani.
    Adorei essa nova coluna do blog! Um dos motivos de eu amar tanto SP é justamente esse, ser uma cidade que tem um berço cultural muito grande.
    Tenho uma amiga que cursa História da Arte e tenho certeza que ela vai adorar me acompanhar nessas exposições.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada! Fico muito feliz por ter gostado.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada! Fico muito feliz por ter gostado.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo