Olá queridos leitores.

Hoje eu trouxe um post um pouco diferente, já estava com essa ideia em mente, mas sempre deixava para depois, já estava com ele pronto, mas nunca consegui publicar, até que decidi que seria um ótimo post aqui para o blog. 

Bom, nesse post que vou falar um pouco sobre o meu curso na faculdade, ainda estou no primeiro semestre, mas já tenho muitas coisas para fazer, muitos projetos para o final do semestre... Como não posso falar sobre o curso, matérias e os projetos em um único post, vou separar esse post em duas partes. Essa primeira parte será para conhecer um pouco mais sobre o que me fizeram escolher esse curso e conhecer o curso em si.

Para começar o post, tenho que dizer que essa não é minha primeira graduação, sou formada em Design de Interiores, assim que terminei o Ensino Médio, pretendia cursar Arquitetura, então optei por fazer Design como uma forma de me familiarizar com Arquitetura, já que é ensinada bastante coisa que serve para arquitetura, como: Desenho em planta baixa, desenho em perspectiva, como realizar um projeto de reforma e até mesmo construção, parte elétrica e hidráulica, etc... Muitas coisas você aprende com esse curso, mas durante o tempo que passei estudando, comecei a ver que aquilo não era o que eu realmente queria, sempre pensei que fosse, mas na faculdade eu vi que estava errada em ter escolhido aquele curso, era bem legal, teve momentos em que gostava do que estava fazendo, Mesmo não estando satisfeita com o curso, continuei estudando e me formei, tive minha colação de grau e peguei meu diploma.


 Nunca consegui seguir com a carreira, até tentei alguns projetos, mas não obtive sucesso, por isso decidi fazer outra graduação, dessa vez em outra área. Eu deveria ter pensado mais quando terminei o colégio, avaliado mais minhas escolhas. Depois que me formei, fiquei um tempo pensando no que faria, pesquisei vários cursos que tem a ver comigo, que gosto, que me identifico. Cheguei a cogitar Letras, o meu desejo era trabalhar com livros,  até que me deparei com Produção Editorial. Mesmo assim eu ainda pensei bastante se era isso mesmo, pesquisei muito sobre o curso, sobre a carreira, conversei com pessoas que fizeram o curso, que começaram a exercer a profissão. Depois de muito pensar e pesquisar, decidi que seria esse o curso, prestei o vestibular em Outubro do ano passado, passei e então fiz minha matricula e em Fevereiro desse ano comecei a faculdade.

As maiorias das pessoas não conhecem o curso ou sabem alguma coisa sobre ele. Acho bem engraçado quando me perguntam qual é o meu curso, e quando digo Produção Editorial, as pessoas ficam com aquela cara de paisagem, de quem não entendeu nada.  Às vezes eu falo e dias depois me perguntam a mesma coisa.  Outras pessoas pensam que vou escrever algum livro e, eu sempre tenho que explicar para todas essas pessoas o que faz um editor e como será o meu curso, o que vou fazer quando me formar, onde pretendo trabalhar, é bem chatinho às vezes ter que falar sempre a mesma coisa.

Quando estava pesquisando, não conseguir obter muitas informações que me ajudassem em minha decisão, à impressão que tive é que o curso não é muito conhecido aqui no Brasil, tanto que aqui em São Paulo só existem três Universidades que oferecem esse curso.  O outro estado é no Rio de Janeiro, na UFRJ.  Eu não encontrei esse curso sendo ofertado em outro estado que não nesses dois, então, se você quiser cursar PE, você terá que morar nesses dois estados.  Também porque o mercado editorial está praticamente concentrado mais na Região Sudeste.  As principais editoras do país estão em São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o Guia do Estudante, o profissional formado em Produção Editorial trabalha nas diversas etapas de edição e publicação de obras impressas ou eletrônicas. É ele que coordena a edição de livros, revistas, catálogos, folhetos e websites. É ele quem seleciona os temas e os títulos que serão publicados e define com o autor e a equipe de editores o conteúdo e o formato da obra, bem como estabelece o cronograma de trabalho. Ocupa-se também dos aspectos físicos do produto editorial: nos impressos, determina o tipo e o tamanho das letras, escolhe o tipo e a gramatura do papel, define a paginação do texto e as fotos ou ilustrações ao longo das páginas. Define, também, as características da capa, levando em conta o perfil do público-alvo. O produtor editorial também se envolve com aspectos relacionados mais diretamente ao processo de produção e ao negócio: estabelece a tiragem de uma publicação, sua periodicidade, época de lançamento e sistema de distribuição, controla prazos e orçamentos. Em marketing, o profissional cuida do lançamento de publicações e cria produtos de acordo com as tendências do mercado, os interesses da editora e os aspectos comerciais e de custo.

Nessa área há um leque de variadas opções, o estudante de Produção Editorial pode trabalhar em várias etapas de um projeto, como: 

  • Definir os aspectos visuais de uma publicação, desde o tamanho e o tipo das letras até a organização dos textos, ilustrações e fotografias pelas páginas.
  • Ler os textos originais dos autores e escolher obras para publicação, segundo a linha da coleção e os interesses da editora.
  • Preparar estratégias de lançamento em uma editora. Acompanhar tendências e elaborar produtos.
  • Gerenciar a impressão de livros, revistas e outras publicações, escolhendo o tipo de papel, a tinta e a forma de impressão. Selecionar fornecedores, levantar custos e acompanhar o produto na gráfica.
  • Eliminar erros de informação e de grafia de uma obra escrita. Checar o funcionamento dos mecanismos de navegação de mídias digitais e sites da internet.

As Universidades que ofertam esse curso são:


Bom, é isso pessoal. Esse post foi para conhecer um pouco mais sobre o curso, para aqueles que ainda não conhecia ou tinham dúvidas de como era o curso. No próximo post eu vou falar sobre as matérias que estou cursando esse semestre e sobre os projetos que farei em cada uma delas.


Espero que tenham gostado do post. Fale-me nos comentários qual seu curso (se estiver estudando no momento), estão pensando em começar a faculdade? Falem-me também.





Um beijo e até o próximo post! 


32 Comentários

  1. Adorei o post. Bom eu sou formada em jornalismo e tenho pós em Jornalismo para editores. Meu sonho mesmo é cursar faculdade de biblioteconomia, então quem sabe eu ainda não consiga realizar esse objetivo. Seu curso também parece ser incrível, e de fato, eu não conhecia, mas consegui sanar minhas dúvidas.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. achei sensacional um curso de Produção Editorial, é um área que está crescendo e natural que um curso seja oferecido. Muito interessante e espero que o curso seja o que você quer.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei o post, pois fiquei conhecendo melhor o seu curso que parece ser bem interessante. Infelizmente são poucas universidades que oferece ele, e na verdade, eu nem conhecia esse curso, pois no meu estado não tem nenhum curso relacionado com esse. Meus parabéns.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei muito a publicação. Eu já pensei em fazer este curso mas infelizmente em Brasilia nao existe como vc mesmo disse. E fiquei chateada. Mas quem sabe um dia eu consiga. Sucesso no seu curso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oii.
    Super me identifiquei com Prodixao Editorial, porque é algo que eu reaereaente aniso em um livro/texto, mas notei que não é nada fácil hein. Acho que aqui na minha região não tem, mas é algo que eu faria de coração.
    Você está no primeiro semestre e já tão corrida, muita coisa ainda estar por vir boa sorte! Rsrs.
    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Eu também cheguei a cogitar o mercado editorial depois de um tempo de formada (em publicidade), cheguei a trabalhar em uma empresa de um dos setores do mercado, fiz curso de especialização. Mas... não é tão fácil assim conseguir um emprego na área (e olha que eu cheguei a caçar os gerentes das editoras e enviar mensagem direto pra eles. Mais cara de pau impossível). Durante todo o curso de especialização que eu fiz eu escutei que eu tava na área errada (joinha pra mim) que eu deveria tentar alguma coisa na área de artes (design, cinema de animação, artes plásticas, etc). Então, agora eu estou tentando estudar para Cinema de Animação (o que tem sido bem difícil já que eu também tenho feito uns bicos por aí pra conseguir pagar minhas contas).

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sempre me preocupou, o mercado de trabalho para formandos em PE, mas estou acreditando e como é algo que quero fazer, estou apostando nisso.

      Excluir
  7. Legal... quando li o título do post também fiquei com cara de paisagem,pois admito que não sabia do que se tratava o curso... eu fiz enfermagem e terminei em 2014, e apesar de amar a profissão quando iniciei o curso, hoje não me vejo exercendo... estou pensando em fazer alguma outra graduação voltada pra programação. Não sei, estou avaliando cuidadosamente para não escolher outro curso que não pretendo praticar.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem ruim mesmo quando você escolhe algo e depois perde o interesse ou não está mais tão satisfeito assim. Por isso que eu mudei de área.

      Excluir
  8. Ola lindona parabéns pela escolha do curso, acredito que será maravilhoso, fiquei bem interessada, é como amante de livros e edição está no curso certo. Fico feliz em saber que acertou em sua escolha, não tem coisa pior que fazer algo do qual não gostamos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal seu curso e muito interessante o post. Apesar de amar ler e escrever, e curtir muito designer de capa, não me aprofundaria muito no mercado editorial pelo simples fato de que não tenho paciência, sou muito perfeccionista e ia surtar, fico muito tensa quando as coisas não saem do jeito que o quero e tal... rsrs... Todas as minhas escolhas de graduação foram na área de exatas (Eng Civil e agora Contabilidade) porque não aguento muito frescura e com números 2+2 = 4 e pronto... kkkkk...
    Bons estudos e sucesso nesse novo caminho.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já escolhi esse curso para fujir de exatas, por isso que foi difícil seguir com o que eu queria inicialmente, vi que que não combino com nada que tenha matemática.

      Excluir
  10. Adorei as informações que você trouxe!! Sou professora e adoro o que faço, mas confesso que sempre quis trabalhar com livros especificamente, e, como você salientou, não há grandes informações sobre o curso de produção editorial o que nos deixa com bastante incerteza em aderir a ele. Como o mercado editorial brasileiro está crescendo cada dia mais, tenho certeza de que este curso logo terá uma demanda maior! Bjss e parabéns pela escolha e coragem de mudar!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! As pessoas me perguntam por quê não faço algum curso para poder dar aulas, eu sempre digo que não nasci pra ser professora.

      Excluir
  11. Amiga eu acabei pesquisando sobre esse curso que tu tá fazendo
    e achei bastante interessante embora seja muito restrito, porque até então nem tinha ideia que tinha uma faculdade dessa. E como o marcado de trabalho ainda bastante dificil, eu acho que não seria uma boa ideia pelo menos para mim, porque moro no interior e aqui é um lixo pra arrumar emprego nessa area. Eu sou formada em Webdesigner pra tu ter uma ideia e nem atuo, atuei por algum tempo e parei. Agora quero ver outras opçòes, mas se eu tivesse sabido desse curso antes com certeza eu faria, porque achei interessante. Meu pai dá aula na USP. Então eu ganharia bolsa de certo rs

    Mas é isso. Gostei da sua publicação e também das suas explicações
    PARABÉNS. É uma ideia para quem quer entrar nesse mundo editorial =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-enquanto-bela-dormia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria mesmo uma ótima chance para estudar lá. Webdesigner é um ótima profissão também.

      Excluir
  12. Oi Linda!
    Que curso incrível! Gostaria que tivesse aqui em Recife.
    Adorei conhecer mais detalhes do que faz essa profissão. Sem contar que é uma incrível oportunidade de ficar sempre perto dos nossos amados livros.
    Admiro muito e parabéns por ter escolhido para sua vida!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte ruim é essa, de não ter mais opções de universidades para escolher.

      Excluir
  13. Adorei o post.
    Quando nos formamos não temos uma base certa do que queremos seguir não é? Ai acabamos fazendo curso que não nos agrada.
    Eu amo arquitetura, sou apaixonada, mas não sei se gostaria de fazer o curso, pois apesar de amar, tenho certeza de que pra mim não daria certo.
    Realmente muitas pessoas desconhecem o curso de Produção editorial,é um curso bacana, e que tem mercado ativo, visto que as editoras cada vez mais investem nestes profissionais.
    Boa sorte com a faculdade.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Dani! Tudo bem?
    Adore saber mais sobre o seu curso, nunca tinha ouvido fala sobre ele e achei bem interessante. Imagino que deva ser um curso recente, por isso não tem em tantas faculdades ainda. Eu estou no último ano do curso de Jornalismo, me formo mês que vem! hahaha No meu curso também aprendemos muito sobre os aspectos visuais de uma publicação, porém tudo voltado para a área da imprensa, com foco em jornais, revistas, websites e redes sociais. É um estudo muito legal e gosto bastante da minha faculdade. Espero que seu curso também lhe trata satisfação com a área, como o meu me trouxe. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  15. Que curso bacana e vou ser sincera eu nunca na minha vida tinha ouvido sequer falar desse curso de faculdade. Jamais ia imaginar e achei bem interessante. É uma pena que são poucas as faculdades que o oferecem.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  16. Eu amo livros, mas confesso que nunca paro pra pensar em como ele vai parar nas livrarias... De antemão, já quero agradecer os livros que você irá produzir futuramente, haha. Não sabia muito sobre a profissão, mas achei bastante interessante o que o profissional faz. E que bom que você descobriu o que você quer fazer, pois eu ainda não faço a mínima ideia! Ótimo post!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu ainda não conhecia essa graduação, e achei bem interessante. Realmente se alguém comentasse sobre esse curso, eu ficaria sem entender nada, pois ainda não conhecia nada. O que me chamou a atenção é conhecer mais sobre como funciona o processo para a publicação de alguma edição. Deve ser um ótimo curso.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Eu sei que você falou da SUA profissão, ou melhor, nova profissão, mas ficou tão bom que acho que você poderia fazer isso para outras carreiras também. Muita gente não sabe "para onde correr" e fica meio perdido sem saber bem como começar a procurar uma área de atuação Suas dicas foram fantásticas.

    Bel Góes
    - Conchego das Letras -

    ResponderExcluir
  19. Oi, adorei o post porque assim, dá pra conhecer um pouquinho de você e um pouco do curso também. Bem bacana a forma como você colocou a atuação no mercado de um produtor editorial e eu nem fazia ideia de que o mercado era tão abrangente. Mega curti!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor.
    Parabéns por apresentar seu curso por meio do seu blog. Eu fiz um curso sobre produção editorial à distância, por meio da Universidade do Livro. Gostei muito do conteúdo. Eu atuo na área editorial como assessora, na Editora Vozes. Captação de obras, projetos editoriais e todo o processo de editoração fazem parte da minha rotina. Gosto muito disso. Espero, sinceramente, que você tenha uma carreira de grande sucesso. Parabéns por estar tão atenta às oportunidades que o mercado pode oferecer para você, com tal formação.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Aaah, meu curso dos sonhos ♥ O pessoal também faz cara de paisagem quando eu falo que quero cursar Produção Editorial, e lá vai eu explicar o que é...hehe' nesse aspecto eu te entendo *-* Felizmente eu moro no estado de São Paulo, mas o problema é os pais não quererem que eu vá para a capital prestar o curso :/ É uma pena que sejam apenas 4 universidades do país que ofereçam o curso, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Produção Editorial era a primeira opção de curso, porém aqui na minha cidade não tem essa opção e ficaria complicado fazer faculdade fora, então vou acabar optando por Jornalismo. Mas quem sabe no futuro eu não possa fazer esse curso em outra cidade?

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Te entendo muito bem quanto a fazer outro curso, etou para acabar minha faculdade e já penso em outra pois a maioria dos meus amigos que já formaram estão desempregados. Não conhecia a faculdade de PE, deve ser bem nova no mercado, achei bem legal e ate mesmo me interessei, gostaria de saber mais sobre ela e espero ver mais informações por aqui . Sucesso para você neste novo curso e que consiga alcançar seus objetivos!!!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  24. Olá tudo bem?

    Parabéns pela escolha, é maravilhoso quando fazemos aquilo que gostamos é como se nunca estivéssemos trabalhando. Deve ser bem interessante saber como funciona, mas pra mim é hobbie mesmo, não levaria como profissão.
    Parabéns e sucesso.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Hello!
    Não sabia que existia esse curso de Produção Editorial, achei bem interessante.
    Não é o meu foco, mas que bom que vc decidiu fazer outro curso, sempre é bom mudar de caminho, já que a arquitetura nao deu certo.
    Bons estudos.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  26. Oi!

    Confesso que eu não conhecia o curso, mas achei bem interessante, pena que tem em tão poucos lugares... Você foi muito corajosa de mudar completamente de área, mas o importante é que encontrou algo que realmente vai te fazer feliz :)

    Beijos!


    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!