24 de junho de 2016

[RESENHA] As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

Jovem Adulto | 224 Páginas | Editora Rocco Skoob | Classificação: 5/5

“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”

Em As Vantagens de Ser Invisível somos apresentados a Charlie, um adolescente de 15 anos, que está começando a explorar a vida e tentando enfrentar as dificuldades impostas por ela. Um dessas dificuldades é o recente suicídio do seu melhor amigo (e único, devo acrescentar). Como se isso não fosse o bastante, ainda tem as dificuldades escolares e o descobrimento do primeiro amor.

Sua vida e rotina começam a mudar a partir do momento em que ele conhece os irmãos, Sam e Patrick. Ao lado deles, Charlie aprende mais sobre amizade, começa a enfrentar novas situações e problemas. Ele embarca em uma jornada em busca de mudanças e aprendizagens que mudaram sua vida.

As Vantagens de Ser Invisível é aquele tipo de livro que nos marca de uma forma que não imaginávamos, é um livro que te faz pensar em praticamente tudo sobre a vida. E o fato do personagem  principal contribuir (e muito), torna o livro melhor do que pensávamos. Charlie é aquele tipo de garoto tão puro, que às vezes chega a ser ingênuo, inteligente, doce e fiel. No entanto, ele é incompreendido por todos; seu jeito de pensar o faz diferente de todos a sua volta. Ele possui traumas, não só causado pelo suicídio do seu amigo, mas também pela morte de uma tia, da qual ele era muito próximo.

O livro é narrado de uma forma diferente, a narração é feita por cartas escritas pelo Charlie para um amigo que não sabemos quem é. Nessas correspondências, ele conta detalhes sobre seu dia, sobre sua vida. É a partir dessas cartas que passamos a conhecer de verdade sobre o Charlie.

Stephen Chbosky aborda temas polêmicos, como: homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas.  Como disse, esse livro nos marca de uma forma maravilhosa, é impossível não ficar tocada com todo a drama vivido pelo protagonista.

“A gente aceita o amor que acha que merece.”

As Vantagens de Ser Invisível é um livro incrível, com personagens maravilhosos e com lições únicas. Um livro inesquecível, que ficará guardado na mente e também no coração. Leiam! E Sintam-se... infinitos.

 “A vida batucava com as mãos no volante. O amor colocou o braço pra fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa: ‘Eu me sinto infinito’."






17 comentários:

  1. Dei nota 3/5 para esse livro, se não me engano. Acho que preciso reler. Eu até gostei na época, mas não senti TUDO isso que falam... Talvez eu tenha deixado algo passar na primeira leitura, né?!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Eu não li o livro, só assisti ao filme.
    Sempre vejo resenhas super positivas, não sei se o filme está idêntico ao livro mas confesso que não me conquistou muito.
    Mas quem sabe um dia eu leia o livro e confira.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adoro esse livro, amo a maneira como o autor soube lidar com todos esses temas polêmicos, Adoro o Charlie, a Sam e o Patrick. Admito que na primeira vez que li deixei passar bastante coisa, mas quando reli consegui ter uma visão muito mais ampla da história. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse deve ser fantástico, assisti o filme e ele me fez chorar, acredita? Se eu tiver metade dos sentimentos que tive assistindo o filme, já vale a pena.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. <3
    Eu amo esse livro! E o filme dele também é espetacular! Sempre que posso eu dou uma foleada no livro e vejo o filme de novo. Tem uma história cheia de lições mesmo! É um dos meus favoritos da vida com certeza! Adorei a resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, tudo bem?

    Sabe onde você me ganhou? "Stephen Chbosky aborda temas polêmicos, como: homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas. Como disse, esse livro nos marca de uma forma maravilhosa, é impossível não ficar tocada com todo a drama vivido pelo protagonista."

    Tenho altos preconceitos com new adult, literatura juvenil, grandes vendedores de livros patrocinados por artistas... Como diria um antigo professor: coisa de intelectual de orelha!

    Então quando você disse que o autor trata adolescente como pessoas em formação, que têm seus problemas, medos e anseios, alegrias e felicidades, você me ganhou. Ainda não decidi se vou ou não dar uma chance para o livro. O filme eu sei que não quero ver.

    Parabéns. Tá linda a resenha!

    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Não sei, por mais que eu leia criticas ótimas sobre esse livro, não consigo gostar dele, é realmente esses livro com adolescentes já deu o que tinha que dar para mim acho que os autores estão pesando a mão nos temas polemicos e acabam banalizando tudo. Mas talvez se eu tivesse a idade do publico alvo eu gostaria mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii,
    eu confesso que não li o livro, mas assisti o filme, e adorei, ele aborda temas tão interessantes e polêmicos, que muitas pessoas deveriam falar mais, gostei bastante da resenha, bem sincera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nao tenho muita curiosidade para conhecer esse livro. Ate porque tenho pouca paciencia para livros com adolescentes, as vezes abro exceçoes, porem nao sao todos os livros que sao capazes de me instigar ao ponto de ler e esse eh um desses livros, por mais que falem maravilhosamente bem... nao me chama atençao.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Eu já vi o filme e gostei mto, nao sabia que tinha livro de As Vantagens de Ser Invisível.
    Achei legal demais a ideia do livro e acho que vou gostar tb.
    Adorei os personagens e fiquei doida pra ler agora.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Não sabia que essa história é contada através de cartas. Eu já tinha visto o trailer sobre a adaptação do livro, mas não fiz nenhum dos dois, nem li ou assisti. Vou mudar isso começando a minha leitura pelo livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Esse livro é mega elogiado no mundo literário e isso me deixa extremamente curiosa, mas confesso que tive uma experiência um pouco ruim com um livro narrado por cartas, e esse é meu receio em ler esse. Mas algo chamou minha atenção, o fato de não sabermos para quem são as cartas, então esse mistério me animou, além do fato de ser um livro que mexe com os sentimentos dos leitores. Amei a dica.

    ResponderExcluir
  13. Oi linda,

    Eu assisti o filme primeiro e confesso que fui ganhada de vez com o roteiro e o drama pessoal do Charlie e a interpretação dos demais atores só me deixou mais ansiosa para leitura e estou deixando a leitura para setembro devido o debate desse livro ser o ponto do clube do livro da cidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente não gostei nem um pouco desse livro. Essa questão de ter o tema das drogas envolvido me incomodou muito,na minha opinião ficou parecendo que alguém só podia ser legal se pelo menos fumasse ou bebesse, e isso me irritou demais. Mas que bom que gostou.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oie
    eu sou suspeita pois amo a história e faz tempo que li o livro e é um dos meus favoritos, amei sua resenha e que bom que gostou tanto quanto eu haha bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Dani, tudo bem?

    Achei muito interessante o enredo de “As Vantagens de Ser Invisível”. Um livro que deve ser explorado pelas escolas para mostrar melhor aos adolescentes sobre o mundo deles: suas responsabilidades e deveres, assim como os seus perigos e as suas vantagens. Fazer com que o adolescente consiga se encontrar no mundo, já que está é uma fase bem complexa da vida.

    Bjus,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    É tão bom quando gostamos muito de um livro né?
    Adorei a sua resenha...
    Eu conheço a história do mesmo porque assisti o filme e para te ser sincera, não sei se me interessaria muito em ler o livro no momento, quem sabe mais pra frente.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo