10 de agosto de 2016

[Resenha] O amor nos tempos de #likes - Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira

Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).

Jovem Adulto | 272 Páginas | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 4/5 


Em “O Amor nos Tempos de #Likes” temos três contos diferentes, escrito por um Youtuber diferente, cada conto é baseado em um romance escrito por: Jane Austen, Machado de Assis e Shakespeare respectivamente.


O primeiro conto foi escrito pela Pam Gonçalves, e se chama “Próximo Destino”e foi baseado em Orgulho e Preconceito”. Nesse conto conhecemos Liz, uma Youtuber famosa. Ela está voltando para sua cidade natal, para uma visita aos pais. Seria uma viagem normal, se o seu voo não se atrasasse e ela tivesse que ficar presa no aeroporto. Para seu próximo trabalho, ela terá que gravar um vídeo sobre o dia dos namorados, o que se torna um pouco difícil, já que a mesma nunca se apaixonou de verdade, e isso faz com que ela tenha dificuldades para falar sobre o assunto. Para adiantar um pouco esse trabalho, ela se senta ao lado de William. Ele que precisou assumir os negócios da família muito cedo e também cuidar da sua irmã mais nova, faz algo que deixa a Liz muito irritada, algo que ela mais detesta!
                                                                      
O conto da Pam foi sem dúvida o meu preferido entre os três. Assim que li o primeiro capítulo, sabia que aquele seria meu favorito. Uma parte se deve ao fato de ser apaixonada por “Orgulho e Preconceito”. O conto é dividido em primeira pessoa, alternada nos dois pontos de vista. Apesar de o conto ser bem curto, os sentimentos que ela transmitiu durante a leitura foi muito bom, também a semelhança com a obra de Jane Austen, que ficará mais evidente para aqueles que leram “Orgulho e Preconceito”. O conto deixou aquele gostinho de quero mais. A Pam conseguiu me prender na leitura de uma maneira tão natural, tão incrível, que eu não vejo a hora de ler mais do que ela vier a escrever. O que vai acontecer muito em breve, já que seu novo livro: “Boa noite” está em pré-venda. E é claro que já estou louca para ler, já estou bastante empolgada para tê-lo em mãos.   


(Re) Começo” é o segundo conto e foi escrito pela Bel Rodrigues. Ele é baseado em “Dom Casmurro”. Nesse conto conhecemos Madu, uma garota descrita como dona de uma personalidade forte, decidida, independente e com um olhar marcante. Ela está para completar 18 anos e decidi tirar um fim de semana de férias em Búzios. Em uma noite, ela sai para conhecer mais a cidade, por uma indicação, ela resolve visitar um pub, onde eles promovem encontros as cegas. O que ela não sabia ao adentrar o lugar, é que teria uma experiência nova e que conheceria uma pessoa maravilhosa, que a completaria de uma forma maravilhosa.

Ainda não conhecia o trabalho da 
Bel, esse foi o primeiro contato que tive com ela. Ela construiu uma personagem forte, que apesar da pouca idade, já viveu grandes decepções na vida, mas que as enfrentou e não deixou se abater por elas. Que mesmo em meio  a essas decepções, buscou uma forma de ter seu (Re) Começo. 


Por último, temos o conto do Pedro e do Hugo, que se chama 337 Km”, ele foi baseado em Romeu e Julieta”. Nessa história conhecemos Júlio e Ramon, dois garotos que se conheceram através do Facebook, eles moram a quilômetros de distancia um do outro, mas possuem muitas coisas em comum, por isso passavam horas conversando, durante essas conversas, surge ali um sentimento que vai crescendo cada dia mais. Porém, existe muitas coisas que atrapalham esse relacionamento, sendo a distância o principal problema. No entanto, eles estão dispostos a enfrentar todos os empecilhos que surgirem, eles sabem o que ambos sentem, sabem que o sentimento é mutuo e, por isso, farão o impossível para viver esse romance.

Eu adorei esse conto, a forma leve e divertida que e eles conduziram a história foi incrível. As várias referências a Harry Potter e também a séries foram maravilhosas! Esse é o primeiro contato que eu tenho com o canal Pedrugo. Mas a partir de hoje irei acompanhar mais o canal deles. 


Muitas pessoas têm certo receio de ler algo que algum Youtubers escreveu. Eu mesmo não tenho interesse em ler a maioria das publicações que vejo por aí, esse foi o primeiro livro que tive vontade de ler. O único que me interessei realmente. Pode ser que eu esteja sendo preconceituosa, que esteja perdendo a chance de ler algo bom, mas não consigo ficar interessada em nenhum desses livros. Como eu disse, “O Amor nos Tempos de #Likes”, foi o único livro que fiquei com vontade de ler. Tenho certeza que foi pelo fato de conhece e acompanhar a muito tempo o trabalho da Pam, sem contar que acredito muito no trabalho e na dedicação que o Grupo Editorial Record tem com as suas publicações.

A diagramação está excelente! As ilustrações em cada começo de capítulo são lindas. As mensagens de textos trocadas pelos personagens durante o livro são na forma de balõezinhos, o que torna o livro ainda mais fofo. Páginas amareladas que ajudam muito durante a leitura.

Em suma “O Amor nos Tempos de #Likes”é uma leitura leve, rápida, envolvente e apaixonante. A forma como eles encontraram para ligar todos os contos foi muito bom. Fiquei bem feliz por ter tido a chance de ler esse livro. Você pode pensar que esse é mais um livro escrito por um Youtuber, e que nele você não vai encontrar nada de bom para ler (é isso que eu penso de alguns livros escritos por algum Youtuber). Mas você vai se surpreender de uma forma bem positiva com o trabalho realizado nesse livro. 


9 comentários:

  1. Oie

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro.
    Eu sou como você, não tenho vontade de ler esses livros, mas não levo pelo lado do preconceito, acho que é uma questão de gosto mesmo.
    Achei interessante pela sua resenha, mas não senti aquela vontade, quem sabe um dia eu leia algum no estilo.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Um livro de youtubers que leio com maior prazer, li várias resenhas a respeito dessa obra e achei uma sacada bem legal. Já vai na lista dos livros desejados, você fez uma excelente resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Primeira resenha que leio. Me surpreende o fato de que youtubers sabem escrever. Enfim, não tenho vontade de ler nada escrito por eles, mesmo que seja um livro no estilo desse. Pelo menos a capa é bonita. E pode até ser preconceito, mas temos nossos gostos, e assim como você, não me interesso pelo que eles escrevem.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu conhecia o livro por alto e essa é a primeira resenha que leio da obra.
    Eu também não tenho vontade de ler livros de youtubers, principalmente porque a maioria das obras fala da vida deles (que não tenho interesse em saber) ou do canal deles (que não acompanho).
    Eu confesso que dos autores desse livro, eu só conhecia a Pam. Apesar de não gostar muito de contos, eu achei a proposta do livro bem bacana e me parece uma leitura bem leve e despretensiosa.
    O conto que mais chamou minha atenção foi o da Bel.
    Se houver oportunidade, vou conferir a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, né?! Pra ter certeza sobre o conteúdo de um livro, só lendo. Eu não sabia ao certo sobre o que cada conto era, mas os três me pareceram legais pela sua resenha, e é um livro que leria se tivesse a oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. Cara, que legal isto. Uma porque por mais que eles sejam youtubers, eles escrevem com livros super clássicos e acho isto muito legal, mesmo que sejam contos e olha que não sou a favor de contos mas eu leria somente por ser baseado nestes livros. Gostei bastante da ideia e vi vários elogios ao livro.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  7. Olá que resenha linda!!!
    Essa é a primeira resenha desse livro que eu li. Ele me foi apresentado no Mochilão da Record e para te ser sincera, ele me chamou a atenção, mas fiquei com um certo receio, confesso. Não tenho problema com livros de youtubers, só que eu acho que é muito eles fazerem livros sobre as próprias vidas sendo que nem tem a idade adulta direito. Esse é o motivo da minha preocupação e esse me chamou a atenção justamente pelo contrário, tipo, ele é de youtuber? Sim, mas tem fundamento!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gostei bastante da riqueza de detalhes da obra.
    A resenha está incrível e fico feliz que seja uma leitura leve.
    Desconhecia a obra, porém ela não conseguiu despertar minha curiosidade.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii, como vai?
    Eu realmente ja conhecia esse livro e me apaixono a cada resenha que leio, e não é de esperar muito vindo de você não é mesmo? Ficou incrível e quero com toda certeza ler, dica super anotada e adorei as fotos que tirastes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo