Eu sou apaixonada por filmes! Boa parte do meu tempo livre eu passe assistindo filmes. Às vezes, chego a ir duas ou três vezes no cinema em um mês. Sempre estou olhando os lançamentos para me programar e reservar a grana. E, o que eu mais gosto são as adaptações literárias para o cinema. Eu sei, e vocês também estão cansados de saber que nenhum filmes será tão fiel ao livro, mesmo que tente. Mas tem vezes que a diferença entre o livro e o filme é tão grande que eu fico com muita raiva; um ódio mortal do diretor por fazer isso.

Pensando nisso, eu resolvi fazer esse post com as piores adaptações para o cinema que eu tive o desprazer de ver.

1. Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Eu adoro os livros da saga “Percy Jackson e os Olimpianos”. Devorei todos os livros, não conseguia parar de ler. Mas quando chegou a adaptação, foi como um balde de água fria. Rick Riordan é um excelente autor. Todas as mitologias que ele usa nos livros são incríveis. Ele soube criar uma narrativa maravilhosa usando essas mitologias. Só queria que tivesse usado um pouco desse brilhantismo na hora de adaptar o livro. Não sei o que se passa na cabeça dos roteirista e diretores. Não sei!

2. O lar para Crianças Peculiares

Eu tenho que dizer que sai da sala do cinema triste, muito triste. Eu esperava ver um filme incrível, ainda mais pelo conteúdo maravilhoso do livro. Mas não sei o que o diretor estava pensando quando decidiu aceitar dirigir esse filme. Eu não entendi o que ele fez nesse filme. As cenas que ele mudou, os poderes dos personagens que ele trocou, o final que ele simplesmente fez do jeito dele. Assim que o filme terminou, eu virei para o meu namorado e comecei a reclamar com ele. O coitado teve que me ouvir desabafar sobre o filme o caminho todo para casa. Eu estava muito indignada!

3. Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

O livro que eu não fiquei feliz com a adaptação foi “Os Instrumentos Mortais”. Não gostei do desenrolar da história, não gostei do elenco. Achei  muito fraca a perfomance dos atores. Não consegui me apegar aos personagens da mesma forma que me apeguei aos personagens do livro. Ano passado o livro foi adaptado para uma série e, preciso dizer que gostei mais da série do que do filme.

4. Crepúsculo

Li todos os livros dessa saga. Gostei? De algumas coisas eu gostei. Outras só me fizeram rir. Mas nesse caso, eu não sei a quem culpar pelo fato do filme ser ruim. Não sei se culpo roteirista, diretor, atores... Não sei! Acho que posso culpar todo mundo.

5.  Dezesseis Luas

Eu fui assistir esse filme no cinema com o meu namorado. Coitado, Até hoje ele fala desse filme (e olha que ele nem leu o livro). Depois que vi esse filme no cinema, nunca mais consegui assistir. Ainda passa algumas vezes na TV paga, tem na Netflix, mas quem disse que eu tenho vontade de dar o play? Uma única vez foi o suficiente. Nas gostei das atuações, das alterações que fizeram, e do final do filme. É mais correto eu falar que não gostei do filme em nenhum momento.


Esses são algumas das adaptações que eu não gostei. Seja de alguma cena, de algum personagem ou de todo o filme. E vocês, quais são as adaptações que vocês não gostaram? 





13 Comentários

  1. Oie!
    Eu sempre confiro todas as adaptações dos livros que li. Você tem toda a razão nas suas escolhas . Só bomba....Kkkkkk...Incluiria A Rainha dos Condenados nessa lista.
    Contudo, Forrester Gump é um caso raro do filme ser bem melhor que o livro.
    Bjs,
    www.gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!

      Ainda não li o livro A Rainha dos Condenados, mas quando ler, vou poder fazer outra lista. rsrsrs

      Excluir
  2. Olá!
    Percy Jackson é uma das minhas séries preferidas (Os Heróis do Olimpo é ainda melhor) e acho que o grande erro do filme foi escolher atores que não possuíam a mesma idade dos personagens, tiveram que mudar até uma parte da profecia do segundo filme por conta disso.
    Sobre Cidade dos Ossos, também não curti muito o roteiro do filme, mas gostei dos atores. Estou assistindo a série e acho que estão se perdendo da mesma forma que se perderam com o filme, o que é uma pena, não consigo me empolgar com os episódios.
    Beijos... Samantha Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até a primeira temporada estavam indo bem. Mas essa segunda temporada, só assisti o primeiro episódio. Vamos ver os próximos...

      Excluir
  3. Oiii!

    comecei a me coçar quando li 16 luas. Até hoje eu não entendei o que ele quiseram fazer com essa adaptação. Por causa do filme eu fiquei anos sem ler a obra, hoje me arrependo.
    Gostei bastante de O Lar (...) mas eu não li os livros, eu achei o filme OK.
    Eu não curti tbm o Simplesmente acontece. O filme é bom mas naõ tem nada a ver com obra...

    Beijjinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, acredita que ei vi o filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios e gostei? Aí todo mundo diz que o livro é muito melhor, então , só posso imaginar que vou amar o livro, né?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não li nem assisti a nenhum dos livros e filmes citados. Mas Percy Jackson está em minha lista de leitura. Sobre "O lar das crianças peculiares" já ouvi falar mesmo que o filme é bem diferente do livro e isso divide opiniões: algumas pessoas adoraram o filme, outras acharam que ele deixou a desejar. Quanto aos demais, ainda não ouvi opiniões sobre os filmes, mas os livros sem dúvida são sucessos de vendas.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Vou ter que concordar com você em "Percy Jackson e o ladrão de raios". Eu quis chorar quando vi esse filme pela primeira vez, e nem o quis ver inteiro, porque fiquei tão revoltada com os personagens já adolescentes (WTF) e o cabelo da Annabeth (WTF2) que cansei. Não li "Dezesseis luas", mas não curti o filme, e foi por causa disso que eu desisti de querer ler a série...hehe'
    Em relação a Cidade dos ossos, eu acho que eles poderiam ter começado com a série antes de mais nada, mas usado a Lily Collins como Clary mesmo, porque a "nova" Clary me fez desistir de assistir "Shadowhunters", porque ela não tem NADA a ver com a Clary dos livros *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Vejo todo mundo reclamando das adaptações de Percy Jack e Instrumentos Mortais, ainda bem que eu não li nenhum, porque se lesse ficaria revoltada hahaha.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani.

    Gosto de assistir filme adaptados de livros, mas confesso que o único que assisti e li foi o Crepúsculo. Assisti primeiro o filme e uma amiga que gosta bastante dizia que a versão literária era melhor. Infelizmente comigo não funcionou. Pois eu lembrei dos atores o tempo todo. Já Percy Jackson, O lar para Crianças Peculiares e Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, eu apenas assisti os filmes e ainda não conheço a versão literária. Espero não acontecer o mesmo que foi com Crepúsculo.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Também odiei a Adaptação de Percy. Assim como você, eu li todos os livros e sai extremamente decepcionada do cinema. Crepúsculo, eu até gostei. Fiquei desapontada com O Lar da Senhorita Peregrine, achei que fosse bom o filme. Uma decepção que levo para a vida é Maze Runner. Sou fã dos livros, mas os filmes são muito ruins
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  11. Oi! Concordo com vc! Foram adaptações muito fracas, com exceção de Desventuras em Série que ainda não assisti e já estou com medo...
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!