O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco-livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta — que Perdu não teve coragem de ler. Até um determinado verão — o verão que muda tudo e que leva Monsieur Perdu a abandonar a casa na estreita rue Montagnard e a embarcar numa jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos. Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros — perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas.

Romance | 308 Páginas | Cortesia  Galera Record | Skoob | Classificação:  4/5


A Livraria Mágica de Paris foi um dos lançamentos da editora Record em 2016, e quando vi essa capa, eu encantei-me por ela e, por isso, quis muito ler o livro. A obra gira em torno de Jean Perdu, ele é dono de uma livraria onde cada pessoa que entra no local, ele tem um livro certo para esta pessoa. Ele usa os livros como uma forma de remédio para os problemas dos que entram no lugar. Por conta desse detalhe, Perdu é considerado como um tipo de farmacêutico literário.  

“Geralmente não somos nós que moldamos as palavras, mas as palavras que nos moldam”.


O que muitos não sabem é que Jean Perdu há muito tempo sofre com um passado e ainda não conseguiu encontrar um livro que curasse a dor de seu coração partido. Acontece que há  21 anos, Jean sofreu uma grande decepção amorosa: ele foi abandonada pela mulher que amava e não conseguiu esquecer essa dor, mesmo tendo se passado tanto tempo. O lugar onde ele esteve com sua amada pela última vez está intocado desde então, mas durante uma situação que ele não pode evitar, Jean recebe uma carta escrita por Manon. Depois de ler a carta, Perdu decidi partir em uma viajem na companhia de seu vizinho - que também é escritor -, para o interior da França. No caminho, eles conhecem um cozinheiro que está em busca de uma barqueira e, assim, ele se junta a Perdu e Max na viagem, onde passam por lugares encantadores, lindos e que foram tão bem detalhados pela Nina George, que é como se estivéssemos ali, ao lado dos personagens.

“Memórias são como lobos. Não se pode encarcerá-las e esperar que deixem você em paz”.


Durante a viagem não poderia ser diferente para o farmacêutico literário. Perdu tem um dom para curar os males das pessoas indicando os livros de acordo com cada um. A leitura desde o início é cativante e fluida. É um livro fácil de ser lido, empolgante por falar de livros como remédio para a alma e também para o coração. É maravilhoso o modo como Jean muda a vida de algumas pessoas com seu barco-livraria - batizado de Farmácia Literária. Tem coisa melhor que isso? Se antes Perdu era um homem amargurado, taciturno, fechado e amargurado pela decepção que sofreu, durante a viagem, ele muda completamente. E não é só ele que muda, Max também sofre uma mudança, ele se torna uma pessoa mais confiante e amadurece muito nessa aventura. 

“– Os livros podem fazer muitas coisas, mas não tudo. Às coisas mais importantes a gente deve viver. Não ler. Preciso… vivenciar meu livro”.



Eu disse que depois de ver a capa eu me encantei com o livro, nem preciso dizer que quando o recebi e olhei mais detalhadamente para a capa, eu me apaixonei mais ainda. É LINDA! Tem uma guarda maravilhosa que é um mapa, a diagramação está PERFEITA! Devo dar meus parabéns a Record pela dedicação no livro.

Os personagens são encantadores, a história é envolvente e bela; com suas lições e mensagens. Se você gosta de livros sobre viagens, sobre descobrimento e amadurecimento, então quem sabe você não goste de A Livraria Mágica de Paris?!







16 Comentários

  1. Acho linda essa capa. Ainda não li o livro, mas amei a premissa e sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que capa mais linda e o mapa? Realmente ficou um livro muito atrativo. Gostei das suas considerações e das aventuras enfrentadas pelo personagem. Fiquei até com vontade de ler.

    Beijos!

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, e confesso que não me entusiasmei com a leitura. Ao contrário de você, a capa não me encantou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu amei o título!!! Eu adoro esses títulos convidativos, não achei a capa tão bonita, porém achei bem conceitual e por dentro é muito lindo! Livros com mapas são muito fofos! A premissa do livro é muito interessante, principalmente por mostrar o poder que os livros têm. Você se colocou muito bem , espero ter a oportunidade de ler essa obra , por que Paris é a cidade do meu coração ❤️ Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai,mas nunca parei para saber mais sobre e por isso fiquei animada com sua resenha. Achei a premissa muito bacana e deve ser bem interessante acompanhar a história desse farmacêutico literário.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas só de ver as fotos que você postou já fiquei apaixonada. Que edição mais linda!!
    Achei o enredo muito interessante e sua resenha me deixou realmente curiosa para ler. Pelo que você falou, parece ser uma leitura realmente envolvente e eu adoro livros com viagens, principalmente quando os personagens amadurecem no decorrer da história.
    Adorei a resenha e a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. eu acho que se não lesse sua resenha nunca teria vontade de ler o livro. pela capa eu não imaginava uma história tão cativante e doce. ah, Paris. ela tem o poder de encantar tudo. vou ler com certeza. muito amor por essa editora ❤️

    ResponderExcluir
  8. Dani, nunca tinha ouvido falar do livro, mas achei a história bem interessante.
    Gostei do "farmacêutico". Que massa curar as pessoas com livros (seria meu sonho?)

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Essa edição está PERFEITA mesmo!
    O livro já me ganhou na palavra livraria, e mais ainda por ter lições e mensagens na história como você disse...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Estou super curiosa para ler esse livro, vi a capa e sinopse faz um tempinho e lendo sua resenha deu mais vontade. Já está na lista de próximas leituras ;) mega bjoooooo

    ResponderExcluir
  11. Olá Dani, tudo bem?
    Nossa que livro interessante.
    Sim a capa é linda e a sinopse muito instigante.
    Me parece uma história que vale super a pena ler.
    Amei a dica, vou tentar adquirir sim. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? De fato também acho a capa e quarta capa lindíssimas e só por isso já compraria o livro. Ao saber que a história possui um enredo bom fica mais do que dica anotada <3 Adorei a resenha e está ótima!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Esse livro já me atraiu logo de cara pela capa e pelo títulos, que são realmente lindos!
    Como gosto de livros sobre viagens e sobre, sobre descobrimentos e amadurecimentos, acho que esse livro é uma boa pedida!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Olhando assim só a capa não tinha achado tão linda, mas completa assim, o trabalho realmente é lindo! Achei a história bem doce também! Adoro essa coisa de "ajudar os outros" mas não a si próprio, envolve crescimento! Quem sabe entra na lista imensa de leituras kkk

    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei a premissa. Não conhecia o livro, mas acredito que exista um livro para cada tipo d situação e pessoas. E é incrível como determinada leitura faz uma diferença enorme na nossa a vida. A capa do livro é simples, mas gostei muito do título. Gostei da dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie!!
    Ah gente eu me encantei por esse livro no Mochilão Record e até agora, nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele até o momento.
    Amei a sua resenha, a capa e a edição do livro, lindas fotos.
    Dica mais do que anotada!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!