17 de abril de 2017

4 livros que falam sobre suicídio e depressão


Não é segredo para ninguém que até hoje o assunto depressão suicídio  ainda é um tabu para muita gente. Sempre fico feliz quando encontro alguma obra que trata abertamente sobre esses dois assuntos; não somente sobre depressão suicídio, mas também sobre qualquer tipo de preconceito e agressão. Alguns livros tratam o assunto de forma leve, outros, são um pouco mais pesados, mas seja qual for a forma que o autor aborda o assunto, sempre nos pegamos pensando e refletindo sobre isso. Entramos na cabeça dos personagens e passamos a “entender” o que essas pessoas sofrem. É preciso mais informações sobre o assunto, que ele seja falado mais nas escolas, nas universidades. De acordo com a OMS, o suicídio é o responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. Um levantamento feito pela agência da Organização das Nações Unidas, apontou que, desde 2012, mais de 800 mil pessoas morreram por suicídio no mundo. Sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Setenta e cinco por cento dos suicídios ocorrem em países de baixa e média renda. Eles também afirmam que as taxas de suicídio também são elevadas em grupos vulneráveis que sofrem discriminação, como refugiados e migrantes; indígenas; lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI); e pessoas privadas de liberdade. De longe, o fator de risco mais relevante para o suicídio é a tentativa anterior, disse a organização.


Leia também: 

Foto Dani ~ Livros & Café
Por lugares incríveis

Li esse livro quase no final de 2015, comprei depois de uma indicação que vi em um canal no YouTube, não consigo me lembrar agora o nome desse canal. Quando terminei de ler o livro, eu estava arrasada, não conseguia parar de chorar... chorei horrores durante a leitura. O  livro pode não causar o mesmo efeito em todos, mas em mim, o efeito que ele causou foi devastador. O livro vai contar a história de Theodore Finch e Violet Markey, ambos nunca se falaram, mas, por um acaso, acabam se conhecendo em um momento um tanto inusitado, ambos estavam na torre da escola, pensando se aquela seria uma boa forma de cometer suicídio. Finch, consegue convencer Violet a não pular, fazendo com que todos achem que foi Violet que salvou a vida de Finch.  Acontecimentos recentes levaram ambos a cogitar o suicídio. É uma história linda, maravilhosa, que mexe com o leitor, que nos aproxima dos personagens, de seus dilemas e de suas dores e mágoas. Eu simplesmente  amei a narrativa, ainda mais por mostrar um lado da depressão e a forma como ela age em cada um.

Para ler a resenha completa, é só clicar aqui.
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva

Foto Dani ~ Livros & Café
As Vantagens de Ser Invisível

Este foi um livro que eu amei conhecer, amei ler... Nele somos apresentados a Charlie, um adolescente de 15 anos, que está começando a explorar a vida e tentando enfrentar as dificuldades impostas por ela. Um dessas dificuldades é o recente suicídio do seu melhor amigo (e único, devo acrescentar). Como se isso não fosse o bastante, ainda tem as dificuldades escolares e o descobrimento do primeiro amor. Stephen Chbosky aborda temas polêmicos, como: homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas.  É um livro incrível, com personagens maravilhosos e com lições únicas.  

Para ler a resenha completa, é só clicar aqui.
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva

Foto Dani ~ Livros & Café
Quem é você, Alasca?

Depois que li A Culpa é das Estrelas, eu estava numa Vibe de ler os livros do John Green. Como na época, tinha muitas pessoas comentando sobre esse livro, eu decidi que também precisa lê-lo. O livro conta a história do Miles, ele sai de sua casa e vai estudar em um colégio interno. Lá, ele conhece uma garota misteriosa,  Alasca, e Miles acaba se apaixonando por ela. Eu gostei desse livro pela forma que o autor construiu seus personagens. Gosto muito da forma como o autor escreve, por isso, eu indico muito o livro.

Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva

Foto Dani ~ Livros & Café
A Lista Negra

A lista Negra aborda tanto o suicídio, como o bullying. O livro contará a história de Valerie, uma menina que junto de seu namorado sofria bullying na escola. O namorado de Valerie não suportando mais esses abusos, abre fogo em vários alunos e alguns professores que estavam na escola naquele dia. Acredito eu, que, a maioria das pessoas que cometem bullying acham que isso não passa de uma simples brincadeira, como se infernizar a vida de umas pessoas todos os dias da semana, por anos não fosse nada demais. Ninguém sabe o que se passa na vida da outra pessoa, ninguém imagina como uma vítima de bullying reagirá algum dia. Eu sempre indico esse livro quando falo sobre os dois tema, foi um livro que me marcou de várias formas. 

Para ler a resenha completa, é só clicar aqui.
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva


Prevenção do suicídio: uma necessidade global


A depressão é uma das condições prioritárias cobertas pelo Mental Health Gap Action Programme (mhGAP) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O programa visa a ajudar os países a aumentar os serviços prestados às pessoas com transtornos mentais, neurológicos e de uso de substâncias, por meio de cuidados providos por profissionais de saúde que não são especialistas em saúde mental.

A iniciativa defende que, com cuidados adequados, assistência psicossocial e medicação, dezenas de milhões de pessoas com transtornos mentais, incluindo depressão, poderiam começar a levar uma vida normal — mesmo quando os recursos são escassos.

36 comentários:

  1. Oie,
    Adorei as dicas e já conhecia os livros apesar de ainda não ter lido nenhum.
    Tenho a muito tempo aqui na estante Quem é você Alasca? mas desanimei de ler, além de ter recebido o grande spoiler, li muitas resenha negativas que destacaram pontos que com toda certeza sei que vão me desagradar.
    Tenho muita vontade de ler A Lista Negra, acho que de todos é o que mais irá me agradar.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Achei a coluna muito bacana, me fez ficar por dentro da história de livros que já comecei ler e parei (As Vantagens de Ser Invisível) e de livros que já tinha visto a capa e não li a sinopse. Fiquei bem interessado pelos livros, vou fazer a leitura futuramente, principalmente pelo assunto que eles tratam! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise. Acho maravilhoso trazer esses livros a tona para que as pessoas consigam se sensibilizar mais e quem sabe até mudar seus atos na vida real né? O único que li foi As vantagens de ser invisível e eu demorei pra saber que Charlie tinha depressão pela morte de seu amigo, porque assim, eu achava a narrativa dele bem melancólica, mas não conseguia ligar ela a nenhum sentimento que o personagem estivesse sentindo. Talvez seja justamente isso que as pessoas tentam nos mostrar mas nós, com nossa incrível burrice, não consigamos perceber. Tenho Por lugares incríveis mas ainda não consegui ler.
    Beijo! Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Lindo post! A sua seleção de livros sobre o tema foi muito boa e achei uma bacana a sua abordagem sobre o tema. Ótima iniciativa.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Acho que a temática suicídio e Depressão torna-se um tabu pela formação atrofiada cristã que recebemos. Todos os livros indicados, eu conheço, são juvenis.

    ResponderExcluir
  6. Oiii, AMEI o seu post, de verdade. Adoro livros com esses temas, já li todos da sua lista e são todos incríveis, o que menos gostei foi As vantagens de ser invisível, mas mesmo assim, foi uma leitura muito boa pra mim. O meu favorito desses que você citou é Por lugares incríveis, a autora mexeu comigo de uma forma que até hoje não consegui superar. A lista negra também é maravilhoso e muito forte, amei demais!!!! Recomendo a você Meu coração e outros buracos negros se ainda não tiver lido porque é incrível também, desculpe minha empolgação mas já deu pra perceber que esse tema é o meu favorito quando se trata de literatura. Mais uma vez, adorei o post, beijosss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas, vou procurar os livros e já adicionar à lista para ler futuramente.

      Excluir
  7. Adorei sua lista!
    É sempre bom tratar de assuntos tão sérios em livros, como uma forma de conscientização e prevenção. Já conhecia e já li 2 livros citados, mas A lista negra e Por lugares incríveis, apesar de eu já ter ouvido falar e querer ler, não sabia que abordava esses temas e agora fiquei com mais vontade de ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Dani, acho que as suas escolhas estão cheias de spoilers. Não pra mim que já leu os 4 livros, mas para quem ainda não leu, talvez.
    Por Lugares Incríveis é o livro com o tema que mais me entristece poque se o Finch tivesse uma família mais ligadona, ele teria sobrevivido. Já em Alasca, não acho que foi suicidio.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.

      Na verdade, eu não acho. O que escrevi pode ser lido nas sinopses.

      Beijos.

      Excluir
  9. Olá, Dani

    Eu não me interesso por livros que tem suicídio no meio. Nunca quis ler PLI, por exemplo. Acho um tema difícil e há uma linha bem tênue entre falar do assunto com propriedade e falar um monte de baboseira para tentar emocionar o leitor.Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.

      É mesmo um tem muito difícil de se falar. E digo para você que cada livro que li, o autor teve o cuidado de estudar, de pesquisar sobre o assunto, ninguém escreve um livro desses só por que teve vontade de escrever. Você diz que não se interessa em ler Por lugares incríveis, tudo bem... Mas a Jennifer Niven fala no final que é uma "sobrevivente do suicídio". Ela teve pessoas da família que morreu desse jeito, perdeu um amigo próximo desse jeito. A Jennifer Brown tem um cuidado de pesquisar sobre o assunto que vai tratar no seu livro. Ela é formada em Psicologia, um outro livro dela, que fala sobre Violência doméstica, ela estudou para falar sobre o assunto. No final do livro tem uma seleção de perguntas e respostas com um psicologo forense. Nos livros que li, no final sempre tem nomes de entidades que oferecem ajuda a quem está precisando, centros de apoio, centros de denúncia. Acredito que nenhum autor publicará um livro com um tema pesado desses somente por publicar, só para ganhar dinheiro. O que eles querem é conscientizar as pessoas, fazendo com que mais pessoas falem sobre isso.

      Excluir
  10. Olá!! :)

    Gostei de ler esta publicação! :) Dos citados que falam de suicídio, so não conhecia o primeiro deles...

    QUero ler Quem e você alaska, assim como as vantagens de ser invisível (antes de assistir ao filme)...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu sou louca para ler todos esses livros que você citou, em especial A Lista Negra. Com certeza, falar desses assuntos, infelizmente ainda é um tabu, mas eu vejo que aos poucos, principalmente agora com a série 13 Reasons Why e o tal jogo da "Baleia Azul" esse assunto está vindo a tona com mais força. É algo que deve ser tratado com seriedade e não os mínimos sinais não devem ser ignorados.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani.

    Gostei bastante da sua postagem, pois com esse assunto sobre suicídio e depressão não é todo mundo que gosta de conversar e através de livros e com a série Os 13 Porquês,acho que deve servir para mostrar como uma pessoa vive nessa situação. Eu gostei das dicas literárias, mas confesso que o único livro mencionado que tenho é Quem é você, Alasca, mas já li A Playlist de Hayden que também aborda esses temas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá Dani!
    Adorei a postagem, pois adoro livros desse gênero.
    O único que li da sua lista foi As Vantagens de Ser Invisível e gostei do livro, mas acho que não captei completamente o que o autor quis passar.
    Já tentei ler A Lista Negra, mas não consegui.
    Outro livro que é sobre depressão e muito bom é Meu coração e outros buracos negros.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Esse é um dos meus temas favoritos na literatura, mas mesmo assim fiquei surpresa por já ter lido todos os 4 que citou! Depressão e suicídio ainda é tabu, ainda é rodeado por desinformação e preconceito, e ter livros que tocam no assunto de forma aberta e simples é muito importante para conscientizar pessoas. Acredito que cada livro toda uma pessoa de uma forma diferente, e pode sim ser "um dedo na ferida" em alguns casos isolados, mas no geral merecem sim serem escritos, publicados e livros para conscientizar ou apenas servir como um "você não está sozinho" e "olha só esse outro caminho a seguir". As informações no final com números e endereços para pedidos de ajuda são INDISPENSÁVEIS.

    Desses 4 o meu favorito é As Vantagens de Ser Invisível, seguido por Quem É Você, Alasca?. Por Lugares Incríveis não gostei taaanto, mas é uma leitura legal.

    Minhas indicações: Redoma, A Redoma de Vidro, Mate-me Quando Quiser, Cinco Dias e Eu Estive Aqui.


    Beijos!!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Por Lugares Incríveis é o melhor de todos. Fiquei tão emocionada que me lembro até hoje como foi a leitura. AS vantagensd e ser invisivel também foi um livro muito bom e sensível sobre o assunto. Ainda não li os outros, mas olha tenho interesse :D Parabéns pelo post.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dani!
    Eu sempre acho que suicídio e depressão devem ser sim falados (entre outros temas) e tratados de forma séria, como deve ser (e se me deixar falando sobre isso aqui, fico a noite inteira). Mas todos os livros que você indicou são histórias maravilhosas, com enredos no ponto certo - e que faço meus alunos lerem sempre que posso -, ótimo post!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  17. Dani, achei essa postagem maravilhosa!
    Lógico que já conhecia todos esses livros e pasme, mas todos estão na minha wish list. Tenho muita vontade de saber como é o enredo delas, sabe?

    ResponderExcluir
  18. Oi Dani, tudo bem?
    Adorei as dicas que você trouxe no post. Acho muito importante livros abordarem temas como suicídio, bullying e depressão. No entanto, acredito que isto deva ser feito de maneira cuidosa, principalmente, no que se refere ao suicídio. Primeiro, por se tratar de um tema extremamente complexo e, segundo, porque uma abordagem inadequada pode trazer mais prejuízos do que benefícios.
    Li três livros da sua lista e acho todos ótimas indicações, pois falam sobre temas difíceis, mas de uma maneira muito delicada e sensível. "A lista negra" eu já não tenho muita vontade de ler, justamente por ser uma leitura mais pesada.
    A única ressalva que faço é que esses livros não são indicados para todo mundo, principalmente PLI. Apesar de ter amado o livro e achado que a Jennifer Niven foi super cuidadosa na maneira como abordou o suicídio, talvez seja uma leitura que não faça bem para pessoas que não estejam bem emocionalmente.
    De qualquer forma, adorei os livros indicados e as informações que você incluiu no post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Dani,
    todos esses livros estão na minha lista de leitura a um tempão, mas juro que com exceção de a Lista negra não sabia muito bem do que se tratava os demais, dentre todas as suas considerações o que mais me chamou a atenção foi "Por lugares incríveis", preciso desse livro para ontem, sempre ouvia muitas pessoas dizendo que gostaram muito da história mas nunca tinha parado para ver direitinho do que se trata e agora que eu sei já quero mais que chocolate. Valeu pelas dicas.

    Beijos
    Delmara Silva

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito de livros que abordem temas importantes como esses e por isso fiquei muito animada com seu post. Dos livros citados eu só li o "As Vantagens de ser Invisível" e o "Quem é você, Alasca?" sendo que gostei muito de ambos. Já os outros dois ainda não li, mas pretendo ler em breve, pois creio que vou gostar muito.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Dessa lista eu só li Por Lugares Incríveis, e que leitura... Definitivamente mudou a minha visão de mundo sobre tantas coisas, me senti tão tocada que nem sei descrever. Violet e Finch moram em meu coração para sempre.

    ResponderExcluir
  22. Oie! Tudo bem?

    Dos livros que você citou quero alguns, outros não conhecia e não li nenhum infelizmente! Eu estou anotando todos os nomes de livros com esse tema, pois quero conhecer essas histórias! Amei seu post!

    Bjss

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Ainda não li os livros que você citou, e também não sabia o tema do livro "Por lugares incríveis".
    Infelizmente a depressão é um tema frequente, e pior que isso é o que ela está causando não só em adultos como também em jovens: o suicídio.
    É uma pena que nem todos encontrem um motivo para se manterem vivos e acreditar num amanhã melhor, apesar de tudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Fiquei surpresa em ver que conheço e já li todos. A Lista Negra foi bem fraco para mim, eu esperava mais do livro... Já Quem é você, Alasca? é o meu favorito do John Green por diversos motivos.
    Gostei bastante da sua seleção :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, adorei o post. Eu já tive a oportunidade de conferir 'As vantagens de ser invisível' (que é meu livro preferido da vida) e 'Quem é você, Alasca?' (que não curti tanto)...quero muito conferir os outros dois.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Suicídio e depressão são temáticas sobre as quais dificilmente leio, por muitas vezes favorecer meus gêneros e temáticas preferidas no momento da leitura; no entanto, reconheço que livros assim sempre são muito bem preparados e estudados para transmitir mensagens além da ficção; o que me faz desejar ler sobre as temáticas.
    Quem é você Alasca? e Por Lugares Incríveis são dois livros que estão em minha ista a um tempão mas como disse, nunca dei prioridade a eles por não serem minhas temáticas frequentes, no entanto, agradeço pela sua postagem, que me motivou a querer finalmente conferi-los e refletir um pouco mais sobre o assunto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Hey!

    Primeiramente parabéns, em um momento difícil como o que estamos passando agora é muito importante falarmos sobre o assunto e mostrar como as coisas são de fato, sem romantização ou frufru. Dos livros citados eu tive a oportunidade apenas de assistir ao filme "As vantagens de ser invisível", e eu acho que por ter sido em filme eu não me ative aos detalhes do enredo mas sim a qualidade de produção, por isso vou super aproveitar a dica e ler os livros assim que possível.

    Bjd,
    Fonte Literária.

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Gostei bastante da sua listinha! Depressão e suicídio, infelizmente, ainda são grandes tabus na sociedade e livros como esse podem ajudar a desmitificar os temas e alertar as pessoas sobre seus perigos! Das suas escolhas, já li Vantagens de Ser Invisível e Lista Negra, ambos são incríveis!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi Dani, tudo bem ?
    Gostei da dica, eu não sabia que Por Lugares Incriveís tinha esta temática. Acho que é um assunto que precisa de mais conhecimento e muita ajuda, pois sempre antes de se matar a pessoa passa inúmeros sinais de ajuda. Enfim, é bem triste. Gostei das dicas.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bom?
    Adorei ver essa lista aqui, ainda mais por, como você disse, tratar de um tema ainda tão tabu e cada vez mais presente em nossa sociedade: o suicídio. Dos livros citados o único que não li foi o Por lugares incríveis, mas pretendo fazê-lo em breve. Outro livro que trata de suicídio é o Carta de amor aos mortos.
    Adorei a postagem e as indicações!

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá!!
    Tudo bem?
    A lista Negra com certeza me marcou. Um assunto que hoje em dia está tão forte. É triste o que acontece, mas ninguém vê. Cada preso no seu próprio mundinho, que às vezes não enxerga a dor do outro. =/
    Adorei o post!!
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  32. Gostei bastante do seu post, esse realmente é um assunto que deve ser falado e discutido, senti falta ai do livro "os 13 porquês" que no momento deve ser bem recomendado como a série baseado nele está fazendo muito sucesso entre os jovens e adultos e trata também desse assunto, já li todos os livros que você citou e gostei de todos.

    ResponderExcluir
  33. Olá Dani!
    Esse tema está sendo muito abordado ultimamente e acho ótimo porque é uma coisa que acontece a bastante tempo e ninguém dava a devida importância. Dos livros que você citou eu conheço todos, mas ainda não li nenhum. O que tenho vontade de ler é Lista Negra.
    Amei o post.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo