15 de abril de 2017

Livros com temática LGBT que você precisa ler


A literatura com temática LGBT, há um tempo, vem ganhando mais espaço entre as publicações. Contudo, ainda é preciso mais e mais obras que abordem sobre este assunto, sobre o preconceito que envolve o assunto;  é preciso que ele não seja mais um tabu, mas que seja discutido e debatido em todos os lugares. Pensando nisso, fiz uma pequena listinha com alguns livros bem legais (já li todos, por isso, posso afirmar isso) sobre o assunto. Para aqueles que curtem este tema, vale a pena a leitura de todos eles.  


Leia também:


Foto © Dani | Livros & Café
Dois garotos se beijando

O ponto principal no livro é o recorde que Harry e Craig querem quebrar. Esse desafio é para entrar no livro de recordes com o beijo mais longo do mundo. Para isso, eles contam com a ajuda de seus amigos, professores e coordenadores da escola. Decidido o dia, eles vão até o gramado da escola, acompanhados de várias câmeras para gravarem e transmitirem o acontecimento ao vivo para o mundo todo. Com esse livro David Levithan se tornou um dos meus escritores favoritos. Fiquei presa na história, sem conseguir parar nem por um minuto. A narrativa é incrível. As mensagens que o livro traz são para refletir. As frases que encontrei durante a leitura tornam o livro ainda melhor e marcante. O livro  traz no seu conteúdo uma enorme critica a sociedade e ao preconceito que está presente em cada canto desse mundo.


Foto © Dani | Livros & Café
Will & Will


Mesmo vivendo em uma sociedade moderna, ainda não falamos abertamente sobre vários assuntos. Alguns são considerados tabus, e não são comentados, debatidos, discutidos em muitos lugares. Quando um autor resolve aborda tal assunto em um de seus livros, não é certeza que eles serão bem recebidos pelas pessoas. Foi o caso de "Will & Will". O livro foi alvo de várias críticas e protestos. É vendo esse tipo de reação que percebemos como a sociedade não evoluiu em nada. A maioria das pessoas não está preparada para ouvir, para falar sobre determinado assunto, e a homossexualidade é um desses assuntos. E, o mais legal nessa obra é que ela mostra que pode sim haver uma amizade entre um homem/garoto hétero e um homem/garoto homossexual. 

Foto: Meu Conto de Fada
Apenas um garoto

Nesse livro, Bill Konigsberg fala um pouco sobre rótulos, sobre como varoas pessoas são conhecidas por todos pelo fato de ser homossexual. Fala sobre querer ser reconhecido somente pelo que você é, sobre querer viver de forma igualitária, e quando não somos tratados da mesma forma, acabamos nos escondendo, escondendo quem somos e nossa própria identidade.  


Foto Melina Souza

As Vantagens de ser invisível 

Em As Vantagens de Ser Invisível somos apresentados a Charlie, um adolescente de 15 anos, que está começando a explorar a vida e tentando enfrentar as dificuldades impostas por ela. Um dessas dificuldades é o recente suicídio do seu melhor amigo (e único, devo acrescentar). Como se isso não fosse o bastante, ainda tem as dificuldades escolares e o descobrimento do primeiro amor. As Vantagens de Ser Invisível é aquele tipo de livro que nos marca de uma forma que não imaginávamos, é um livro que te faz pensar em praticamente tudo sobre a vida. Stephen Chbosky aborda temas polêmicos, como: homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas.  Esse livro nos marca de uma forma maravilhosa.


Foto © Dani | Livros & Café
Minha metade silenciosa

O tema central desse livro não é a homossexualidade de um dos personagens, mas é um dos assuntos que faz parte da história. O irmão do protagonista é homossexual, e ao longo da narrativa vemos como ele é tratado pela sua orientação sexual. Mesmo o foco não sendo a homossexualidade, eu recomendo a leitura do livro.




16 comentários:

  1. curti a postagem, embora tenha lido Will e Will e detestado, achei a escrita de Levithan e Green bem rasa. Tô com As vantagens de ser invisível e espero não me decepcionar com ele...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani, tudo bem???
    Achei bem legal sua postagem de dicas de livros desta temática, mas confesso que destes que você citou só tenho vontade de ler Minha Mente Silenciosa, aliás tenho muita vontade de ler e ainda não consegui adquirir... acho que vai ser uma leitura bem válida pra mim... apesar de ter lido apenas um livro do David Levithan, não me interesso pelos demais livros dele lançado até o momento. Xero!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, li apenas Minha Metade Silenciosa, e adorei. Os outros eu conheço, mas não li ainda, mas são boas opões de leitura, sem dúvida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani!
    Eu li As vantagens de ser invisível e gostei muito e a literatura tá ai para isso, vamos encontrar vários temas em vários gêneros. Eu só acho desnecessário o rótulo "leitura LGBT" fica parecendo coisa feia, proibida e etc. Vc não acha?
    Adorei suas dicas com essa temática! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Dos livros que mencionou só tenho Will & Will porém nunca li, já tinha visto as outras capas por aí. Apesar de nunca ter lido nada sobre o tema espero curtir quando o fizer.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  6. Oie que delícia de post, adoro esses livros com essa temática, alguns já li, outros ainda não e até tenho na estante como o Will Will, deu vontade de ler.
    Anotei uma dica aqui também!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post e as dicas literárias, anotei todas! rsrsrs

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Li três dos livros escolhidos por você, e devo dizer que o meu favorito é Will & Will, foi o primeiro livro que li do gênero LGBT e foi como usar um óculos de grau novo. Adorei o modo como o John e o David mostraram não só o lado bom, como o ruim também.
    Estou bem curiosa sobre dois garotos se beijando, porém ouvi algumas críticas ruins e fiquei com receio e estou louca por apenas um garoto <3

    ResponderExcluir
  9. Oiii. Tudo bem?
    Eu não conhecia nenhum dos livros citados. A temática não é a que me interessa. Passo a dica.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Adorei seu post, algo bem diferente, mas que precisa estar em pauta nos blogs. Ainda não li nenhum dos livros mencionados por vc e também não li nenhum em que o casal principal seja LGBT, mas sempre como personagens secundários. As Vantagens de ser invisível tenho ,mas ainda não li, acho que agora seria a oportunidade! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Sim de fato, tem que ser quebrado o tabu. Não leio muito a temática, confesso, mas sempre tive interesse. Boa parte dos livros citados já conheço, pela sua fama, mas ainda não os li. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani,
    Quanto livro bacana, ainda não li nenhum deles apesar de já conhecer alguns deles, adorei as dicas e assim que puder vou me aventurar em alguns deles.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Eu gosto bastante de livros com essa temática e já li vários. Desses que citou eu já li As Vantagens (um dos meus favoritos da vida) e Dois Garotos Se Beijando, e quero muito ler Apenas Um Garoto. Ótimo post!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani, concordo plenamente com você. Tenho os livros do Levithan, mas ainda não os li. Adorei a proposta do Apenas um garoto e As vantagens de ser invisível que deve ser demais mesmo.
    Dicas anotadas, obrigada.

    Bjs
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Ótimas indicações, ainda não li nenhum, mas quero ler praticamente todos que mencionou.
    É um tema que precisa muito ainda ser abordado.

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem? Eu já ouvi falar de todos esses livros mas ainda não li nenhum deles acredita? As vantagens de ser invisivel eu vi o filme e não gostei, achei enrolado demais, rs ..
    Mas gostei muito do post, beijoss

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo