Todo leitor sabe a importância da leitura nas nossas vidas. Como ela é capaz de nos entreter e ao mesmo tempo nos ensinar; nos divertir e nos fazer refletir. Cada livro tem seu tema, um assunto que é abordado. Pensando nisso, separei 3 livros que tratam sobre o Bullying: um tema marcante, que traz muitas reflexões.  


Leia também:


Foto © Dani | Livros & Café 
A Lista Negra 

O livro nos faz pensar muito sobre nosso comportamento, sobre o comportamento humano, sobre nossas ações, que o que fazemos com os outros uma hora vai ter consequência, e nem sempre são boas; principalmente quando somos adolescentes. As maiorias dos adolescentes acham que essa fase é só brincadeira, que não tem problema nenhum apelidar um colega de classe, que podem “brincar” com uma pessoa sem magoá-la. Você se pega imaginando como seria se fosse você no lugar dela, se você fosse vitima de bullying, como você se sentiria, eu sei que nada justifica certas ações, mas eu me coloco no lugar dela e é horrível sofrer todos os dias humilhações, xingamentos, maus-tratos e sempre ficar calada, fingir que não liga, quando na verdade é totalmente o contrario!

Foto: Pausa Para um Café
Antes que eu vá 

Este livro entrou para a lista de favoritos. É uma história maravilhosa e bela, que te envolve e te emociona. Nos aproxima dos personagens, de seus sentimentos e de sua dor. É um livro sobre segundas chances, sobre arrependimento, sobre fazer o que é certo, não só para você, mas para todos que estão a sua volta; e acima de tudo, é um livro sobre perdão.Um dos temas abordados no livro pela Lauren Oliver é um dos que mais AMO ler: o bullying. Sempre que leio livros com este tema, vejo-me refletindo e questionando minhas atitudes e as atitudes de muitas pessoas que conheço ou que vejo por aí. Sempre me pergunto como é possível que muitas pessoas não pensem antes de falar algo de ruim a alguém; não pensem antes de agir, de atacar o outro com palavras cruéis e ofensas. Que para os que estão atacando, isso não passa de uma "brincadeira", mas para quem é vítima do bullying essas brincadeiras marcam a vida da pessoa, muitas vezes para sempre.

Foto: Vivendo sem Prada
Extraordinário 

A autora conseguiu criar uma história maravilhosa e incrível de se ler. Com uma narrativa gostosa, divertida, emocionante e com uma mensagem linda para todos, não importando a idade que tenha. Palacio criou um personagem cativante, adorável e inspirador. Auggie conseguiu despertar tantos sentimentos em mim durante a leitura, que não foi difícil me apaixonar por ele. Muito mais que um bom livro, Extraordinário é um livro para se refletir, com lições valiosas e importantes para a vida, como: o valor que tem uma verdadeira amizade, do amor que existe entre uma família, da gentileza que esperamos do próximo. Ele nos faz enxergar de coisas que fizemos, que mesmo inconsciente, agora percebemos e nos perguntamos como fomos capazes de fazer tais coisas. Um livro para ser lido por todos, pelo menos uma vez na vida. Um livro que deveria ser material de leitura para as todas as escolas, pois tenho certeza que crianças com essa faixa etária aprenderiam valores extremamente importantes para a vida. 


Você conhece mais livros que abordam esse tema? Me conte nos comentários! 

Beijos, 





24 Comentários

  1. Oi, Dani. Acho que falar sobre bullying nesse momento é vital, já que infelizmente mesmo com toda a nossa mobilização, muita gente ainda gosta de fazer. Eu não li nenhum desses livro, mas pretendo, acho importante abordar esse assunto. Eu vi uma resenha tão negativa de Antes que eu vá que eu fiquei com o pé bem atrás para ler ele, mas se você diz que gostou, espero gostar também.
    Beijo, Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca pra ler Extraordinário e A Lista Negra, amo esses livros que nos fazem refletir, sabe? O outro da sua lista eu ainda não conhecia, mas me interessei muito também! Amei o blog <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post, gosto muito de ler sobre esse assunto, o mundo precisa de conscientização. #naosejaumporque

    ResponderExcluir
  4. Eu amei A Lista Negra. Está no top 10 livros da vida. Extraordinário não me desceu muito bem. Eu esperava bem mais. Estou muito ansiosa para ler Antes que eu Vá. Quero ler antes de ver o filme!

    Beijos!!!!
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!

    Menina faz muito tempo que quero ler a lista negra, mas eu acabo passando outras leituras na frente por que eu sei que vou termina com coração totalmente em pedaços, eu assisti o vídeo da Pam, acho que todo mundo conheci esse livro por causa dela, ela chorou muito, imagine eu? Hahahah Extraordinário esta na minha lista para este ano, eu quero rapidinho para assistir o filme tranquilo o outro livro não ouço muitos elogios, mas adorei seus comentários tão profundos.

    Beijinhos


    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  6. Um tema atual e que gera um debate necessário. Dos três, só li Extraordinário e indico com força pra todo mundo. Aprendi demais com ele. Espero poder ler os outros dois em breve.
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Por mais atual que seja o tema, tá ficando maçante vê-lo sendo abordado muitas vezes de forma superficial e repetitiva.
    Já li vários sobre o assunto, inclusive Extraordinário.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Bullying é um dos assuntos mais complexos a se debater justamente pq acontece com quase todos em uma ou outra fase da vida, é difícil combater e muito mais difícil ainda perceber, já que a vítima não se sente segura para "delatar" os culpados. Dos livros citados, quero muito ler A Lista Negra e Extraordinário. As Memórias do Bullying (de Tahiana Borges) não é uma ficção, mas tb é um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  9. Esses livros sao maravilhosos, so nao posso falar de um que nunca li, mas tenho certeza que sua opinião foi confiavel e bem parecida com a minha hahahah
    Adorei seu blog
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Dos citados, eu conheço Extraordinário, apesar de não ser muito meu estilo, acho ele sensacional e sempre indico em sala de aula.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem ?
    Adorei a playlis que postoou!

    E confesso que o livro "antes que eu vá", me chamou muita atenção. E quero muito ler . A historia parece ser muito triste e bonita ao mesmo tempo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. A lista negra e Extraordinário é realmente muuuuito bom. Eu li faz tempo e tenho um carinho enorme pelos dois. Antes que eu vá eu sou doida pra ler, pena que ainda não tive oportunidade, mas também to doida esperando o filme.

    ResponderExcluir
  13. Oii,

    Desses livro eu li o Extraordinário, que aliás sou muito muito fã e é o meu livro favorito. Estou louca para ler o A lista negra, desde que a Pam falou sobre esse, mas ainda não tive a oportunidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. deta lista, há duas pbras que pude ter o prazer de ler, sendo elas a lista negra e extraordinário, porém só o segundo citado me interessou (extraordinário) pois achei uma ideia muito boa, e capaz de fazer um de meus preferidos, recentemente fiquei sabendo de um outro livro sendo continuidade do extraordinário .

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Desses que vc leu ainda não li nenhum e tenho bastante interesse em ler Extraordinário ( tenho em e-book)
    E Bullying é tema bastante relevante no momento, já li algins sobre esse tema e recentemente li Os 13 Porquês ( não recomendo) a série que está na Netflix supera em 100% à leitura.
    Foi muito bacana conhecer aqui outros livros que aborda o tema. Obrigada por isso! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ooi!
    Todos os três são livros que tenho vontade de ler, principalmente O Extraordinário, que parece ser incrível. Vejo várias frases dele, por isso, mesmo sem ter lido, já gosto. haha
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Dos citados, li A Lista Negra (amei) e Extraordinário (meu favorito da vida). No momento, não me vem nenhum livro que fale sobre bullying, mas esses que você citou são incríveis, abordam um tema de maneira clara e objetiva, sem falar nas lições que ambos trazem.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Obrigada pelas dicas, gostei bastante dos livros que você selecionou. a literatura tem um poder enorme e quanto mais falarmos sobre o assunto, mais pessoas saberão sobre o tema, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante da sua seleção, dela só realizei a leitura de Extraordinário. Acho bastante interessante e importante livros que abordem temas do tipo, assim, mais pessoas poderão ter um contato maior com o tema e compreender melhor também.

    ResponderExcluir
  20. Não li nenhum destes livros, mas acho a temática bem interessante. É preciso discutir o assunto hoje em dia. Pelo menos eu sofri tanto Bullying na infância e nem sabia que existia uma palavra apropriada até então. Quero ler alguns deles ^^

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Adorei o post, e anotei as dicas.
    O único que li foi a lista negra, e gostei muito!
    Os outros ainda não conhecia, mas adorei!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Olá Dani,
    Adorei a postagem. Acho que nós precisamos falar sobre bullying, sobre como ele faz mal para as pessoas que recebem e que fazem, afinal, não é bom para nenhum dos lados.
    O único livro que já li da sua lista é Extraordinário e ele é extraordinário. Aborda o bullying de uma forma fascinante. Tenho muita vontade de ler os outros livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    O tema Bullying é algo realmente muito preocupante, e confesso que nem sempre me interesso pelos livros que buscam abranger essa temática porque tenho receio da forma com que vai ser retratato.

    Confesso também que, dos três apresentados por você, tenho vontade de ler "A lista negra", e que venham mais livros que abordem de uma forma correta o assunto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  24. Oiii!!
    Bullying é uma tema bem atual e acho muito importante ser falado sim! Só quem já passou por isso sabe o quanto é difícil. Eu já li o livro "A lista negra" e gostei muito. O complicado na história é que um dos personagens acaba fazendo uma loucura por achar que aquilo era apoiado por uma pessoa. Tudo isso por causa de uma bendita lista, que não era para ter sido levada a sério. Gostei muito, uma excelente reflexão de como o bullying pode ser devastador.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!