3 de abril de 2017

[RESENHA] Raio de Sol - Kim Holden


Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados, Podem curar você... E outros podem acabar com você. Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo. 


New Adult| 448 Páginas|  Cortesia Editora PlanetaSkoob | Compre: Saraiva  Subarino    Fnac     Livraria Cultura  Lojas AmericanasClassificação 5/5 

Primeiramente, preciso dizer o quanto eu amei a leitura de Raio de Sol. O livro já estava na minha lista de leituras do Skoob desde o ano passado. Sempre lia os comentários de pessoas que o leram, resenhas positivas dessas pessoas, via o quando o livro foi favoritado. Mal sabia eu que também amaria o livro, que também o colocaria na lista de favoritos. Não estava preparada para esta leitura, para tudo o que senti durante e depois da leitura deste livro. Existem certos tipos de livros que nos tocam, que nos emociona de uma forma que não esperávamos. Como sou uma pessoa muito emotiva, me emociono sempre, não foi difícil me envolver com os personagens que são maravilhosos , de sentir amor, raiva, chorar feito um bebê. O livro é uma lição de vida, uma lição sobre amor em família, amor entre amigos, sobre perdas, recomeços e superação.

A obra gira em torno da Kate. O livro já começa com Kate se mudando da ensolarada Califórnia para a fria Grant, Minnesota. Ela foi para este lugar para recomeçar, e seguir seu sonho, mesmo que ele tenha sofrido uma mudança. Ela desde sempre teve a companhia de Gus, seu melhor amigo, que a apelidou de Raio de Sol. Isso porque Kate sempre foi uma pessoa que via o melhor de todos, era sempre sorridente, ela estava sempre feliz, não deixava que nada estragasse seu humor. Em Minnesota ela faz novas amizades, conhece pessoas incríveis que fará uma grande diferença na vida dela e lhe dará muitos momentos de alegria. Mesmo distante, Gus está sempre presente na vida da jovem, até aquele momento, ele era sua única família... ele e sua mãe. Mesmo com a mudança, Kate tenta viver a vida como sempre viveu: alegre, sorridente, sempre ajudando e buscando fazer o melhor para os outros. Logo no começo do livro, o leitor percebe que Kate guarda um segredo. A jovem não teve a melhor infância, ela sofreu muito junto com sua irmã. Teve uma vida conturbada, cheia de abandonos e abusos. 
Kate é uma pessoa que está sempre sorrindo, alegre, não deixando que os problemas e lembranças do passado interfiram em seu bom humor; ela não permite que todas as coisas ruins que estão a sua volta, a impeçam de ser feliz, de aproveitar a vida e o que ela tem de melhor. Ela tenta viver e aproveitar o presente da melhor forma possível. Sua alegria é contagiante. Ela é forte ainda mais por tudo o que sofreu , carinhosa, gentil, amiga, companheira e leal a seus amigos. Ela possui um coração enorme, sempre disposta a amar e ajudar o próximo, mesmo sem receber nada em troca. Eu amei a personagem! Ela tenta sempre enxergar o melhor das pessoas, buscando sempre ajudar quem precisa: seja de um conselho, de um ombro amigo para chorar ou apenas um ouvinte. Sua amizade com Gus é linda. Eles se amam, se importam com outro, fazem tudo para ver o outro feliz. Cada personagem que aparece nesse livro me encantou. Me apaixonei por todos menos a tia de Kate, ela é uma vaca. A narrativa é emocionante, instigante, misteriosa. À medida que avançamos com a leitura e os segredos são revelados, nos surpreendemos mais e mais. A autora criou uma história cheia de reflexões. Ela aborda um pouco sobre preconceito social, homofobia, aborto, amor fraternal e também síndrome de Down.

Algum livro já deixaram vocês sem prumo? Sem saber o que pensar? Alguma vez vocês, ao terminar uma leitura, já ficaram pelos menos uns 10 minutos olhando para o nada, sem saber no que pensar, ao não ser no que acabara de ler? Sei que as experiências durante e depois de uma leitura é diferente para cada pessoa; vocês podem pegar o livro amanhã ou depois, lê-lo e odiá-lo, ou também podem amá-lo. Mas eu digo que foi isso o que EU senti lendo Raio de Sol. Poucos livros me deixaram desse jeito: sem fala, pensando em tudo e em nada ao mesmo tempo, me impedindo de concentrar-me em outras coisa que não fosse na história do livro. Vamos combinar que quando isso acontece é muito bom, não é mesmo? Quando um livro nos pega de jeito. É maravilhoso!

Raio de Sol é um livro lindo, com uma narrativa reflexiva, emocionante. Você vai ler sobre amor, amizade verdadeira, fé... Leiam, se emocionem, riem, reflitam... Só aviso a vocês que preparem o lencinho. Se vocês forem iguais a mim, irão precisar.  





42 comentários:

  1. Oi, Dani. Toda vez que vejo que alguém leu Raio de Sol e amou a leitura eu fico muito feliz e até me sentindo um pouco nostálgica. Como disse, esse livro é emocionante, tem que preparar o lencinho e o emocional para conseguir lê-lo até o fim. Chorei horrores e eu senti uma conexão imensa com os personagens. A autora disse que lançará o livro do Gus, mas não tem prévia do lançamento, espero que seja logo.
    Beijos, Miriã Caetano
    Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã.

      Eu vi essa semana sobre o livro do Gus, e fiquei triste por não ter o livro já lançado. Quero muito ler!

      Beijos.

      Excluir
  2. Olá!
    Nossa, adorei suas descrições a respeito da protagonista desse livro, preciso ler mais livros com personagens assim! Fiquei muito curiosa para entender melhor essa história e descobrir porque ela te emocionou tanto!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu estou doida pra ler esse livro, já está até na minha lista de futuras leituras. Gosto de livros intensos e que falam sobre amizade.
    Raio de Sol tem sido muito bem mencionado pelo emoção que causa no leitor.
    Espero ficar fascinada assim como você!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Faz um tempo que esse livro está na minha lista de leituras, mas infelizmente não consegui compra-lo ainda. Desde a primeira vez que ouvi falar nele fiquei encantada com a história, com a intensidade dos personagens e com o sentimentalismo da leitura. Amei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!! Eu não li, mas achei a capa linda!! Um livro assim realmente merece ser lido, é sempre bom uma obra que nos deixa impactada! Adorei a indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de vontade de ler esse livro. Parece ser uma trama emocionante e completamente envolvente. Parece também ser um livro que me deixaria de ressaca literária por um bom tempo mas que vale a pena arriscar.

    ResponderExcluir
  7. Que resenha viu!! Fiquei com muita vontade de ler o livro,
    N apenas poque todo mundo está lendo mas porque me chamou bastante atenção! Essa capa muito bem produzida, enfim!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro para o blog Pensamentos Valem Ouro e amei a leitura.
    Fiquei chocado com a história em geral e com o que aconteceu no final! Descobri que tem continuação e não vejo a hora de conferir. Ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  9. Eu achei a leitura desse livro bastante arrastada, não consegui me conectar com os personagens e acabei abandonando a leitura antes de chegar na metade do livro. Acho que o enredo não foi muito o meu estilo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Eu tenho uma certa curiosidade por esse livro, mas confesso que fico com um pé atrás, justamente por ser uma história triste e essas nem sempre me agradam muito. Ainda assim, adorei conferir suas impressões.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani, a autora colocou muitos temas polêmicos no enredo hein? Gostei disso, ajuda a levar o leitor a muitas reflexões e debates.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie amore,
    Que lindeza de capa, não conhecia o livro até então. Adoro livros que nos emocionam e acho que vou curtir a leitura. Vários livros me deixaram sem prumo... te entendo.
    Mas mesmo assim vou anotar a dica por aqui dessa belezura!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani, tudo bem ?
    Já li diversos comentários sobre este livro e estou curiosa. Adoro quando o livro nos deixa assim, sem chão, sem ar. É dolorido, intenso, mas significa que o livro nos mudou de alguma forma.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Achei o livro bem interessante. Eu já tinha ouvido falar dele mas nunca tinha despertado o meu interesse em adquirir a obra. Kate parece ser uma pessoa sensacional e fiquei com muita vontade de conhecê-la. E sim, eu já terminei um livro e fiquei encarando o nada por 10 minutos só absorvendo a história deixando que o final viesse aos poucos a minha realidade, então sei exatamente como se sente! Acho que depois disso você deve tomar cuidado para não enfrentar uma ressaca, pois acho que está com esses sintomas hahaha

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Ai, eu acho que vou gostar muito desse livro, mas não sei se estou preparada pra lê-lo porque, como você disse, é de preparar o lencinho. E tenho evitado obras que me façam chorar. Deixo elas pras férias, hahaha

    Mas anotei a dica.

    ;*

    ResponderExcluir
  16. Muitos livros já me deixaram sem prumo, sem chão, sem norte. Sei bem como é essa sensação. A maioria dos livros que compro para ler é para me sentir assim, me tirar da zona de conforto, como diz Kafka, ‘um soco no crânio’.

    ResponderExcluir
  17. Oi! Mesmo com sua ótima resenha e descrição bem caracterizada dos personagens não senti muita vontade de ler, talvez porque o gênero não faça minha cabeça no momento. Mas vou anotar a dica para quem sabe futuramente possa ler. Obrigada pela dica!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Sei bem como se sentiu com este livro!
    Até hoje (li em janeiro) eu choro quando escuto Pictures of You!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oie, Dani tudo bem? Este é um dos melhores livros que eu li ano passado e definitivamente um dos meus favoritos da vida toda, portanto eu mal sei o que dizer. Fico contente que tenha gostado, me identifiquei muito com a sua reação ao terminar a leitura. Eu também fiquei sem saber o que fazer <3

    ResponderExcluir
  20. Dani, é incrível como todo mundo que ler esse livro fala bem dele e diz o quanto ele mexe com quem fez a leitura.
    Sou louca para ler por todas as resenhas positivas que já vi.
    Parece ser uma história que conquista mesmo a gente.

    ResponderExcluir
  21. Olá Dani, tudo bem?

    Adorei a sua resenhas e as descrições realizadas. Eu particularmente não conhecia a obra e parecer ser muito boa. É bom quando gostamos da leitura, da obra e esse foi o seu caso.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  22. Oi, Dani.
    Gosto de leituras reflexivas e essa parece ser uma boa pedida. Vou até anotar.
    Também sou uma manteiga derretida e não foram poucos os livros que me deixaram sem prumo.
    Confesso que se fosse apenas pela sinopse, eu não estaria tão interessada para seus resenha, com seus sentimentos e experiência de leitura me deixaram mais curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Sei bem como é a sensação de terminar um livro e parar, olhando pro nada sem saber bem o que fazer, pensar, sentir. Me senti assim com os livros da Juliana Daglio. Já tinha visto outras resenhas desse livro e fiquei interessada, mas ainda não tive tempo hábil de adquiri-lo e le-lo. Espero poder fazer em brave. ;)

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro quando, ao terminar uma leitura, me sinto exatamente da forma que você descreveu, pq quer dizer que o livro conseguiu mexer comigo de uma forma tão forte. Eu sempre vejo esse livro por aí e tenho vontade de ler. Quem sabe um dia não dou uma chance?

    ResponderExcluir
  25. Falou em segredo, já quero saber o que esses dois escondem e o que vai mudar.
    Pelo jeito o livro te pegou de jeito!
    Adoro terminar um livro e terminar com cara de nada consegue me cativar hoje rs tem livro que tem que ser bem digerido até para que a gente consiga fazer uma resenha. Amei a dica.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Acredita que só li um New Adult na vida? É... Esse gênero ainda não me ganhou, mas espero que algum dia eu me apaixone por algum livro desse gênero.
    A protagonista me lembrou um livro que li na infâcia. Já leu Pollyanna? Então, lembrei na hora do jogo do contente <3
    Vou deixar esse livro na minha listinha de livros que irei ler quem sabe algum dia num futuro próximo...
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  27. Olá Dani! É tão bom quando o livro mexe com a gente né! Gostei bastante da sua resenha, mostrou os principais pontos da história e me deixou bastante curiosa. Gosto de personagens marcantes e historias reflexivas, beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá Dani, sempre que leio resenhas desse livros só vejo elogios como na sua e só por isso já morro de vontade de lê-lo *-* O enredo parece ser bem legal e adoro livros que trazer boas reflexões *-* Dica anotada.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  29. Oi Dani, tudo bem???
    Nossa sua resenha foi tão inspiradora... tão bonita e carregada de sentimentos, que é como se tivesse lendo o livro. Eu já me senti assim com poucas leituras, mas elas me impressionaram e me deixaram exatamente no estado em que você citou. Não sei se leria este livro neste momento. Ele foge um pouco do qual estou acostumada, mas não o descarto, porque fiquei curiosa, com tanta emoção que você traduziu aqui. Belíssima resenha. Xero!

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Nossa vou separar o lencinho então mesmo HAHAHA parecer ser uma história bem tocante se fala sobre fé no meio. Nunca tinha vista uma resenha dela, e por isso estou bem surpresa de ter gostado do que você mostrou. Dica mais que anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Realmente esse livro parece ser lindo, com uma história emocionante! Gostei da oportunidade de conhecer essa obra pela sua resenha! Dica super anotada! <3

    ResponderExcluir
  32. Oi Dani, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas depois de ler tantos elogis fica até meio impossível não desejá-lo para colocá-lo na lista do skoob. Essa sensação de desnorteamento após uma leitura, sei bem como é, já senti com alguns livros e por isso mesmo, imagino que esta leitura tenha sido fantástica. Amo livros que são repletos de lição e este parece ser do tipo. Com certeza irei procurar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Oi Dani!!
    Já tive essa experiência pós leitura, quando o livro te deixa tão sem chão que você fica sem rumo kkkkk e é incrível sentir isso, consigo te entender perfeitamente!!!
    Já venho namorando esse livro pela capa, e amei saber que sua experiência foi tão positiva, era tudo que eu precisa para iniciar a leitura, ter a certeza de que a capa valia o conteúdo!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  34. Oi Dani!
    Estou louca de curiosidade de ler esse livro, mas ainda preciso do meu exemplar.
    Pelo que tenho visto, muitas pessoas se sentem como você; sem prumo, após ler esse livro. Me pergunto se o mesmo sentimento irá me inundar e o que sentirei ao fazer essa leitura.
    É impressionante como minha vida se assemelha à de Kate, agindo dessa forma; feliz, quando não estou.
    Espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei uma lindeza de premissa. Pretendo ler em breve ja que preciso ler algo assim, cheio de amor!

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Eu estou curiosa com esse livro desde que fiquei sabendo do seu lançamento, então saber que te deixou sem prumo, com certeza fez a minha curiosidade ir lá nas alturas, já que imagino que vou gostar muito da narrativa também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Me pareceu um livro com temas bem delicados, mas bem trabalhados. Vou precisar conferir. Gostei bastante do conteúdo.
    Por que tá marcado como New Adult? Não sei se reconheci as características do gênero.

    ResponderExcluir
  38. Olá, fiquei bem curiosa sobre o livro, já tinha visto comentários positivos pelo livro mas depois da sua resenha notei que deve ser bem melhor ainda. Tão bom quando um livro nos toca tanto, vou adicionar a lista de leitura e espero conferir em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  39. Oie
    ai que legal saber que é tão bom, sempre ouço falar que é uma leitura marcante justamente pela protagonista ser tão fofa

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Dani!
    Alguns livros já me deixaram assim, sim. Normalmente eu fico pensando no que acabei de ler e como vou contar pra todo mundo o quão aquele livro foi incrível sem fazer uma resenha que repita a palavra incrível mais de vinte mil vezes hahahah
    Eu não conhecia o livro, mas a sua resenha me fez querer, pelo menos, dar uma lidinha nele qualquer hora, quem sabe eu não me sinta assim como você!?
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Olá Dani!
    Pela sua resenha deu para ver que o livro é muito bom. Fiquei curiosa para conhecer a Kate e saber qual o segredo que ela esconde. A história parece ser motivacional e mandar uma mensagem de superação para os leitores.
    Se tiver a oportunidade vou dar uma chance ao livro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo