Admito que não foi sempre que os livros me atraíram. No Ensino Médio havia sempre uma leitura a realizar para uma prova ou para um trabalho, mas considerava aquilo como uma espécie de “obrigação” e não via prazer naquelas leituras. Porém, isso mudou quando conheci Jane Austen... Lembro-me bem a primeira vez que li um livro dessa autora: estava esperando meu noivo terminar uma prova de vestibular, e acabei confundindo o horário do término da prova. Como não queria voltar para casa, resolvi passar em uma livraria e olhar o que tinha por lá. E, lá dentro, cercada de tantos livros, eu escolhi “Orgulho e Preconceito”.

Não sabendo eu que aquele livro, aquela leitura mudaria a minha vida. Assim que sai da livraria, sentei num banco e comecei a ler e não consegui mais parar. Posso ter falado isso de outros livros, mas para o primeiro livro que li por prazer, aquele momento foi mágico. Quando terminei de ler alguns dias depois, eu não resisti e comecei a ler de novo. Este foi um dos livros que mais li na vida.

Depois deste momento, eu lia, lia e lia... sem me cansar, sem parar para respirar. Vivia imerso em um mundo de fantasia, onde eu choro, rio, gargalho, sinto ódio, amor, torço e suspiro. Por vezes esqueci de mim, esqueci do que estava a minha volta e mergulhava na história que estava sendo contada. 

A leitura me proporcionou momentos de prazer, euforia, raiva, tristeza, momentos de amor e de tranquilidade. Momento que levarei para sempre comigo, que passarei para meus futuros filhos, e eles para seus próprios filhos.

Ainda vejo-me presa (algumas vezes) num mundo criado pelos autores, um mundo mágico, onde quase sempre tudo é perfeito, onde, às vezes, esqueço de meus problemas e aflições. Um mundo de imaginação, que me prende e me cativa... contudo, sem nunca esquecer uma frase que li em um desses livros: “Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver”.






15 Comentários

  1. Que texto lindo! Nunca li Jane Austen, mas a maneira que você escreveu me deu vontade de ler <3 seu blog é lindo, estou seguindo!

    Beijos,
    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Jane Austen é apaixonante. Já li incontáveis vezes Orgulho e Preconceito. Em leituras que amo, ele está na mesma categoria que Jane Eyre, da Charlotte Brontë, que também me encanta com a sua escrita.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Por acaso nunca li Jane Austen, tenho de corrigir isso...
    Eu não me lembro bem de quando comecei a ler mas penso que tinha uns 10 anos. Aqui em Portugal há uma colecção de livros juvenis, Uma Aventura (que já tem 59 livros) e era esses que eu devorava.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia ler esses post
    vc mostra muita paixão
    me chamou a atenção para o livro
    ja quero ler

    ResponderExcluir
  5. Que post maravilhoso de see ler menina,eu fiquei encantada mesmo pela forma que tu escreveste e fico muito contente que tenha levado a ´serio e assim criado o blog para nós, no qual admiro e sempre acompanho, que essa paixão nunca morra <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!
    Que texto mais bacana, enquanto lia me pegava pensando quando foi que decidi escrever um blog e quando foi que decidi escrever algo meu e a melhor explicação foi lendo, lendo e relendo aqueles escritores que mais admiro. E quanto a frase final fico pensando também que graça tem lermos o que vivemos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia a historia de inicio de uma longa paixao pela leitura! Mas gostei da partilha!

    Eu sempre li, desde criancinha... mas era so o que me ofereciam no natal e no aniversario, mas depois adorei CHERUB e THG, e nunca mais parei de ler! ahahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, que bom conhecer como começou sue amor pelos livros. Eu nem lembro qual foi o primeiro livro que li por vontade própria, já faz muito tempo. Fiquei ainda mais animada para ler Orgulho e preconceito.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ainda não li nenhum livro de Jane Austen, mas tenho vontade e, saber que ela fez você ter amor pelos livro só aumenta minha vontade. A escola as vezes atrapalha mesmo ter amor pela literatura. O melhor do livro é isso, o poder de desperta emoções ao leitor. Beijos'

    ResponderExcluir
  10. Olá,tudo bem?

    Achei o texto muito bonito, eu particularmente nunca li os livros da Jane Austen, tenho curiosidade sim, pretendo ler em breve. Parabéns pelo blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Seu texto poderia muito bem ter sido escrito por mim hahaha, temos o mesmo pensamento em relação a leitura. Mudando que eu comecei a ler aos 11/12 anos e o "primeiro" livro que eu li foi Crepúsculo <3. Nunca li nada da Jane Austen, porém tenho uma enorme curiosidade em relação aos livros dessa autora, são tantos elogios positivos que a curiosidade só cresce.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que relato lindo! Eu sou como você, mergulho na história e me esqueço do que acontece ao meu redor. Me desligo e entro em um mundo totalmente novo que me transforma aos poucos.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Ah, que texto mais amor! <3 Eu poderia escrever tudo isso também, mas o livro mudaria, seria Harry Potter. Quando criança nunca fui chegada a livros, porque estava mais na rua brincando (nem TV eu assistia haha). Mas, aí, na escola tive que ler HP3, com onze anos, e foi a saga que abriu as portas para mim. Tenho muito orgulho disso <3 E é por isso também que eu acredito que não tem idade pra gente começar a amar ler.
    P.S.: que foto lindinha! *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Você disse tudo nesse post.
    A leitura foi a melhor coisa inventada no MUNDO.
    Assim como vc eu lia livros no ensino médio por obrigação, mas quando li A Saga crepúsculo tudo mudou. Sou louca para ler Orgulho e Preconceito, espero um dia ter essa chance... Vou fazer uma meta para o ano que vem hahaha

    ResponderExcluir
  15. Oii!!
    Que legal um livro te incentivar tanto para a leitura.
    Eu acho que sempre gostei de ler, lembro que na escola quando comecei a ler, nós toda semana escolhíamos um livro na biblioteca para ler e eu adora, não lembro o que eu lia, mas desde essa época que tomei gosto pela leitura.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!