Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.

Fantasia | 176 Páginas | Cortesia Editora Arqueiro | Skoob | Classificação: 4/5

Estava um pouco ausente do blog... Final de semestre é sempre ruim: estudar para as provas, finalizar monografias e projetos, se preparar para as apresentações de projetos não é nada fácil. Além disso, meu computador resolveu parar de repente e, como se não bastasse, estou com uma crise de enxaqueca que está me deixando maluca. Mas agora estou voltando aos poucos e hoje trago a resenha de um livro incrível que estava bem ansiosa e animada para ler: O Feiticeiro de Terramar. O livro faz parte da série Ciclo Terramar, escrito pela Ursula K. Le Guin.

Como foi dito, O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume da série Ciclo Terramar, publicado originalmente em 1968. Quando vi que poderia solicitá-lo juntamente com o segundo livro (que foi lançado recentemente) fiquei bem empolgada e não pensei duas vezes antes de solicitá-lo. Já tinha ouvido falar maravilhas sobre o livro e sobre a genialidade da Ursula, porém, não sabia que ficaria apaixonada pela escrita dessa autora e que viraria fã da mesma.

No livro o leitor conhecerá e acompanhará a vida e a jornada de Ged, ou Gavião. Logo na sinopse você já fica sabendo que este feiticeiro ao longo de sua jornada se tornaria um dos maiores feiticeiros de Terramar. Nas primeiras páginas lemos um pouco sobre a infância do personagem e de como ele começou a usar magia, no começo de forma despreocupadamente. A história de Ged começa quando ele ouve sua tia - irmã de sua mãe - pronunciar algumas palavras que, para o garoto, eram desconhecidas. Ávido por saber o significado daquelas palavras, Ged as repetiu, sem saber as consequências do ato.  Quando percebeu que seu sobrinho poderia ter o dom para se tornar um feiticeiro, sua tia passou a treiná-lo. Ged treinava sem descanso, buscando sempre aprender mais e mais. Quando sua aldeia estava sendo atacada, Ged acaba usando magia para salvar a todos. No entanto, ao usar seus poderes, ele acaba ficando muito debilitado, e ninguém, nem mesmo sua tia, sabia se poderiam curá-lo. Até que Ogion aparece na aldeia dizendo que poderia salvar o garoto, se o mesmo fosse com ele, e se tornasse seu aprendiz.

Ged sempre foi uma criança que ansiava por aprender, sempre buscando ser o melhor em tudo, muitas vezes sem se importar com o que seu mestre falava para ele. Até que Ogion decidi que o jovem deveria ir para uma escola, aprender com outros magos.  Depois da decisão de seu antigo mestre, o jovem feiticeiro parte para a ilha de Roke, chegando à sua nova escola, Ged conhece outros garotos iguais a ele, faz amizades e também inimizades. Um dia, para provar seu poder e que sabia realizar feitiços, Ged acaba libertando uma sombra que o perseguiria para onde quer que ele fosse.

Eu nem preciso dizer que toda a trama desse livro é super envolvente. A obra tem um quê de Harry Potter, juntamente com outras sagas que deixam o leitor apaixonado e ansioso para ler as seguintes páginas. Quanto mais você lê, mais você quer; mais você quer saber o que acontecerá no final, qual será o destino do personagem, o que ele fará a seguir. Eu me encantei com os personagens, com a história, com a jornada e feitos do protagonista. Ged é uma pessoa que quase nunca pensa em outras pessoas, na verdade, ele é bem egoísta. Contudo ele aprende com cada erro cometido. Ele erra muito, mas vai aprendendo e se descobrindo aos poucos. No final você percebe que ele não é uma má pessoa. Outra coisa que me encantou no livro foi a narrativa da autora... ESSA MULHER ESCREVE MARAVILHOSAMENTE BEM! O livro é riquíssimo em detalhes. Não pensem que por ele ser pequeno faltará conteúdo, ou não terá muitos acontecimentos, porque vocês quebrarão a cara.

Sigam meu conselho e leiam esse livro. Ele é maravilhoso, envolvente, fácil e gostoso de ler. Com uma narrativa impecável que te deixará viciada na escrita da Ursula K. Le Guin.  







23 Comentários

  1. Hey, tudo bem?
    Gostei muito da resenha e confesso que não me encantei pela capa, mas suas palavras me deixaram bem curiosa para ler!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Primeira resenha que leio a respeito desse livro e parece ser bem interessante, apesar de que a capa não me atraiu num primeiro momento. Mas chamou a minha atenção por esse 'quê' de Harry Potter que voce comentou. Fiquei curiosa sobre a narrativa e todos os elementos inseridos..
    beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostei bastante da resenha. Já vi essa capa algumas vezes, mas é a primeira resenha que leio e adorei ver que tem um pouco de Harry Potter, já chamou minha atenção. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por essas capas e acho que o enredo é ótimo também, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro desta série. Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha. Já li sobre esse livro por aí e sempre leio boas críticas a respeito. No momento estou envolvida no término de outras sagas/trilogias, por isso estou evitando no momento [rsrs] Mas futuramente não descarto a possibilidade de lê-lo, já que amo literatura fantástica. Bexitus!

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    É simplesmente horrível quando somos obrigados a nos ausentar do blog, né? Mas, sempre tem uma boa causa envolvida ;)
    Confesso que nunca tive vontade de ler essa série, mas, ao ler sua menção a HP me bateu uma vontade de louca de ler e agora quero realizar a leitura dessa série mais do que tudo!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tenho uma vontade enorme de ler esse livro desde o lançamento. Acho a capa linda e gosto do título. Legal ver uma obra escrita faz décadas e que continua a encantar os leitores. Depois da sua resenha certamente lerei assim que puder para conhecer mais dos personagens e da magia presente na obra.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Na época do lançamento deixei passar a oportunidade de realizar a leitura desse livro, e hoje com tantas resenhas positivas me arrependo bastante, mas espero que em breve eu consiga comprar os dois volumes e realizar a leitura deles!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Apesar de ter adorado a sua resenha, o livro não faz meu tipo.
    Sempre vejo muitos comentários positivos a essa obra, mas ainda não me deixou curiosa o suficiente para querer ler.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oie! Eu tenho visto vários blogs resenhando essa obra, mas a sua é a primeira que paro para ler e preciso dizer que fiquei muito curiosa e ansiosa para conhecer o enredo e a escrita da autora. Fiquei ainda mais empolgada para saber sobre essa sombra que ele liberou e que vai persegui-lo. Parece ser uma leitura bem intensa e instigante. Adorei a resenha e as fotos!

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Caramba que história maravilhosa! Simplesmente achei sensacional o enredo ele é bem intrigante. Fiquei super curiosa para ler esse livro, ainda mais sendo comparado a um clássico como Harry Potter.

    Amei a capa, nas suas fotos ela ficou muito bonita.

    Amo livros de fantasia e ja adicionei ao skoob!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse livro parece ser muito bom, aliás, sempre leio elogios para ele. Gostei muito das suas impressões e fiquei contente por a trama ser envolvente e ter esse "quê" de Harry Potter, uma série que amo de paixão. Também gostei muito da personalidade de Ged, acho que me vi nele.
    Dica anotada, sem dúvidas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu já tinha visto algumas resenhas desse livro, e me interessei bastante, agora ja subiu na lista kk
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiii tudo bem??

    Não sou muito fã de fantasia, e costumo odiar dragões, o que já me repeliu quando vi a capa, mas após ler sua resenha fiquei bem curiosa para conhecer.
    Agora quero ler.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Que maravilha poder ler logo o primeiro e o segundo livro no mesmo pedido!
    Eu ainda não conhecia essa autora, mas confesso que fiquei extremamente curiosa com tal história afinal sou uma adoradora de fantasias, universos mágicos e jornada do heroi.
    Adorei saber que o livro é realmente bom, espero que o segundo seja incrível também

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Já ouvi falar desse livro, na verdade bastante bem. Todos parecem ter amado e eu fico me corroendo de curiosidade pra saber o porquê. Mas me falta dinheiro, então vou só namorando mesmo.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Dani!
    Já li algumas resenhas desse livro, mas nunca me animei para ler. Gosto de fantasia e acho a premissa interessante, mas não é o suficiente para tentar investir na leitura. No momento a pilha só cresce então se eu apostar na leitura vai mais para frente.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  19. Vi as opiniões sobre esta obra serem como a sua, que no início o livro era com um personagem um pouco irritante mas no final valia muito a pena a obra toda. Mas não é muito a minha praia sabe.

    Greice Negrini
    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu te entendo bem, também fiquei meio ausente no meu blog por conta do final de semestre, mas sigamos firmes e fortes, né? kkkk Bom, eu já vi esse livro por ai, mas confesso que não tenho lá muita curiosidade com o mesmo, pois eu não sou muito fã de fantasia, sabe? E também gosto de livros únicos. No entanto, eu gostei de saber mais sobre o livro através da sua resenha, deu para ver que se trata de uma boa obra mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Li o livro, mas acabei não me prendendo muito no enredo, achei bom, mas não o bastante pra eu continuar lendo os outros livros. Achei o personagem com um carater questionável quase toda a obra haha.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Tudo bem?
    Gente que resenha foda!!
    Eu gostei muito do que escreveu na resenha e simplesmente me surpreendi. Já li algumas resenhas, mas quando você disse que tem um Q de Harry Potter me conquistou.
    Não sabia que já tinha um segundo livro e acredite, já quero.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Olá Dani,

    Já li outras sinopses sobre esse livro, mas nenhuma antes que o comparava a Harry Potter, fiquei encucada. Não dou muito de ler fantasia, principalmente por séries de fantasia possuem o primeiro livro muito lento e descritivo, mas fiquei feliz de saber que você gostou da leitura.

    Beijos e obrigada pela resenha!
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!