Eu estou sempre desejando que, ao iniciar mais uma leitura, eu seja surpreendida, tirada da minha zona de conforto, que eu seja levada para dentro da história e viva os momentos de alegria, de tristeza, perda e dor. É sempre bom quando um livro nos pega de jeito e nos faça enxergar as coisas de outra forma. Estamos sempre ansiando por extrair das palavras lições, algo que nos faça pensar e repensar. Pensando nesse detalhe tão importante nas obras literárias, listei alguns livros lidos por mim que me surpreenderam além do imaginado.

Leia também:


Beleza Perdida – Amy Harmon

Ao ler Beleza Perdida temos a sensação de estar lendo um conto moderno de A Bela e a Fera, e isso é a mais pura verdade. Amy Harmon soube explorar muito bem esse aspecto do que é ser belo, do que se trata a real beleza, sobre as diversas formas da verdadeira beleza. Beleza Perdida traz consigo essa mensagem: do significado da verdadeira beleza, a beleza que não se pode ser vista. Não é aquela beleza que nos tira o fôlego quando olhamos para uma pessoa impressionantemente bela por fora, mas aquela que sentimos com o coração. O livro anda aborda o amor e a verdadeira amizade. Aquele amor puro, verdadeiro e sincero e a amizade duradoura e inabalável. >> Saiba mais

Proibido – Tabitha Suzuma

Acredito que esse livro não agradará a todos os leitores. O tema abordado nele é o incesto entre irmãos. Mas, no caso desse livro, este tema não é o único que choca. Ele também fala muito sobre abandono familiar e dependência alcoólica. Em meio a todos os problemas que os dois irmãos enfrentam com a mãe, tendo que cuidar dos irmãos mais novos, tendo que tomar para eles todas as responsabilidades pelos cuidados com a família; o leitor por um momento esquece sobre o relacionamento de Lochan e Maya, e passar a sentir raiva da mãe deles por pensar somente em si, em sair para se divertir, em arranjar um namorado, em abandonar os filhos a própria sorte. A autora dá um “tapa na cara’’ do leitor, nos fazendo enxergar a crítica social que ela quis mostrar com o livro. >> Saiba mais

A Voz do Arqueiro – Mia Sheridan

Uma história de superação que prende o leitor do começo ao fim. A autora nos apresenta personagens traumatizados, que já perderam muitas coisas, já sofreram, mas que buscam uma forma de superar toda a angústia que viveram. Um livro que nos faz refletir sobre compaixão e ajuda ao próximo; sobre preconceitos e julgamentos. Aprendi que mesmo um coração maltratado pode ser curado pelo poder do amor. Além do lindo romance, Mia Sheridan também aborda outros temas importantes, como: deficiência física, violência familiar, depressão; temas reais que faz parte do mundo em que vivemos.  >> Saiba mais

K - Relatos de uma busca – Bernardo Kucinski

K. - Relato de uma busca, foi escrito por Bernardo Kucinski e trata-se de uma história que ao mesmo tempo em que é verídica também é uma ficção. O livro retrata a busca incansável de um homem pela sua filha que simplesmente desapareceu da faculdade onde lecionava. A filha era professora de Química e desapareceu durante a Ditadura Militar. Pensem em toda carga dramática desse livro. É um livro que te afeta de diversas maneiras. Durante a leitura paramos para pensar em quantas pessoas não foram mortas e torturadas; no sofrimento dos familiares que nunca tiveram a chance de se despedirem de seus entes queridos; de como nunca tiveram a chance de enterrarem os corpos, pelo fato de não existirem um corpo para enterrar. >> Saiba mais



Esses são apenas alguns dos livros que me marcaram de alguma forma. Ainda tem muito mais. No entanto, citarei apenas esses por enquanto. E você, qual livro (ou livros) mais te surpreendeu? 






19 Comentários

  1. Ola
    Proibido me surpreendeu muito também, assim como A voz do arqueiro, e eu sempre recomendo muito essas obras. Não conhecia K - Relatos de uma busca, mas fiquei bem curiosa a respeito. Sempre quis ler Beleza perdida.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Livros de temas fortes não?! Um livro que me fez refletir muito e creio que à todos que leram foi Como eu era antes de você. Fiquei dias pensando no assunto. Outro que me fez pensar muito foi Os 13 porquês, ainda mais depois de ver a série. Sempre livros de ternas fortes e polêmicos nos deixam assim né.
    Amei o post.
    www.praxeliteraria.com.br beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    É muito bom quando os livros nos surpreendem né? Confesso que de os que você citou eu ainda não fiz a leitura de nenhum mas quero ler Proibido e Beleza Perdida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Adorei o post!
    Também sempre desejo antes de iniciar uma leitura que eu seja surpreendida! Leituras que nos surpreendem sempre é lembrada com mais carinho do que as outras.
    Não li nenhum dos livros mencionados, mas, me interessei muito por BELEZA PERDIDA.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dani!
    Proibido e Beleza Perdida. <3 Livros maravilhosos e cheio de emoções.
    Te recomendo Mil Beijos de Garoto e Por Lugares Incríveis. São muito bons!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dani! Adorei as suas dicas. Já tinha lido A Voz do Arqueiro e foi o melhor da Mia Sheridan que li até o momento. Também li Beleza Perdida e simplesmente me apaixonei. Vou anotar as outras recomendações para considerações futuras!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani
    Não li nenhum dos livros da sua lista, mas tenho Proibido aqui pra ler. Acho que está na hora de eu parar de enrolar e ler ele.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Da sua lista, Proibido foi um livro que não apenas me surpreendeu, mas que me fez ficar de luto de verdade!!!
    Que história forte e bem escrita... E cadê essa autora que não escreveu mais nada pra deixar a gente nmo chão de novo? Cadê!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Nossa realmente esses livros são sensacionais. Não é atoa que eles te surpreenderam tanto.

    Estou com muita vontade de ler A voz do arqueiro.

    Um livro que me surpreendeu bastante foi de uma parceria minha. Era um ebook sobre contos. Nunca tive muita vontade de ler porque achava que contos eram uma coisa muito superficial e acabounque superei essa barreira de preconceito e não me arrependi.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    "A voz do arqueiro" é um dos meus livros favoritos da vida, estou louca para ler "Proibido", já tenho uma noção do que se trata porque peguei a época em que esse livro estava em alta, inclusive peguei um spoilers significativos do desfecho mas nem isso me desanimou, ainda não tenho meu exemplar e pretendo comprá-lo em breve pois essa é uma leitura que desejo e farei ainda esse ano.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi. :)
    Beleza Perdida é um dos meus livros favoritos, pode passar o tempo que passar... vai continuar sendo meu queridinho. <3
    Os outros eu nunca li, mas gostei da sua impressão sobre cada um deles. Aliás, tenho o livro da Mia Sheridan, mas nunca li tb rs.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Ainda não li nenhum livro da sua listinha, porém Beleza perdida, A voz do arqueiro e Proibido são livros que estão na minha lista de desejados há um tempo e vendo esse seu post me motivou a passar esses livros na frente dos outros. Lendo alguns comentários também pude ter certeza que não vou me arrepender das leituras. É muito bom quando um livro nos surpreende.

    ResponderExcluir
  13. Oi, dos livros quw dos livros que vc citou só nao li Proibido. A Voz do Arqueiroe surpreendeu muito, pois noa esperava aquele desenrolar dos fatos. Muito boa sua lista. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Os três primeiros livros me marcaram muito também!

    Proibido principalmente, foi destruidor! sempre vou levar comigo essa história! A Voz do Arqueiro é meu favorito, amo real esse livro!

    Fiquei curiosa para ler K- Relatos de Uma Busca, por ele estar nessa listinha tenho certeza que é muito bom! Quero ler!

    Amei o post!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi! Os livros tem esse poder de nos fazer pensar e repensar sobre muitas questões da vida. De todos me interessei por Beleza Perdida e Proibido, pois são livros que já tinha visto antes e já estavam na lista. Pois como adoro releituras, Beleza Perdida não poderia ter passado despercebido rsrs
    Post interessante pra conhecer novas obras que trazem reflexões importantes.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Que post maravilhoso.
    Se for pensar em livros que me surpreenderam, sempre vai vir os livros da Colleen Hoover e da Tillie Cole. Eu amos a escrita das duas e sempre estou recomendando.
    Anoite suas indicações.

    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Dani,
    O único livro que já li do seu post foi Proibido e amei de todo meu coração, além, é claro, de ter me surpreendido muito. Fiquei muito contente por ter visto Beleza Perdida e A voz do arqueiro aqui, pois tenho curiosidade de ler os dois livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ouço grandes indicações de A Voz do Arqueiro, mas nunca conferi. Agora fiquei curiosa pra ler! Acho interessantíssimo que trazem temas tão reais como a deficiência, e temas psicológicos, como a depressão. Vou procurar para ler :)

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post, dos livros citados só li "Beleza perdida" e até hoje não me recuperei desse livro , é absurdamente lindo e tocante!
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!