19 de setembro de 2017

Filmes e séries que fazem referências a obras literárias


Sabe quando você está assistindo algum filme ou série e, de repente, o personagem cita uma frase de um livro que você gosta? Ou faz menção a um personagem que você ama? É muito bom, não é mesmo? Adoro quando estou imersa na história de um filme/série, e vejo que durante boa parte, são citados vários livros que conheço e que amo. Separei alguns desses filmes/séries que conheço e adoro.


Leia também:


Um dos exemplos mais conhecidos hoje, com certeza, é a série Stranger Things. Fica evidente para quem assisti a série e, também, para quem, vê de fora todas as referências da produção; que vai desde Stephen King e Steven Spielberg até filmes clássicos do cinema, como: E.T., O Extraterrestre, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Minority Report, Freddy Krueger e Carrie, a Estranha. Saindo de Stranger Things e passando para Flash, tem alguns episódios em especial na série que eu AMO. Estou falando do episódio 17 da segunda temporada que aparece uma “coisa” e o personagem Cisco se refere a ele como Dementador. Ainda nessa mesma temporada, outro episódio muito legal que ele faz referência a Harry Potter é no episódio 20 que o mesmo personagem cita o nome do feitiço capaz de repelir os Dementadores.

The Big Bang Theory é outra série repleta de referências. Nela é mais comum vermos referência a expressões nerds (geeks), além de citarem muitos filmes e séries: A Saga Crepúsculo: Lua Nova, The Good Wife, Harry Potter, Star Wars, Star Trek e muito mais... Quer uma série onde você encontre tantas referências? Assista The Big Bang Theory.

Leia também

Supernatural também cita Harry Potter. Um dos episódios que essa referência se faz mais presente é quase no final da sétima temporada, no episódio 20; quando uma hacker encontra com os irmãos Winchesters e batem um papo sobre Hermione Granger. Que segundo Charlie é sua personagem favorita, além de que, sem Hermione, Harry e Rony não teriam sobrevivido por tanto tempo.

Eu não consigo lembrar todas as referências em The Vampire Diaries. A que eu lembro claramente é quando Damon está lendo Crepúsculo e faz uma comparação entre ele e Edward Cullen. Outro livro que ele lê na série é Cinquenta Tons de Cinza.

iZombie em sua segunda temporada faz uma referência a Game of Thornes e Os Miseráveis. O primeiro é porque o detetive Clive é fã da série. Já a menção a Os Miseráveis é ao som da trilha sonora do filme lançado em 2012. Impossível não cantar junto.

Leia também

A Proposta é um filme que eu adoro. Em uma das cenas, a protagonista menciona que o livro “O Morro dos Ventos Uivantes” é seu livro preferido e que ela o lê sempre no natal. Quem mais é fã do livro?

10 coisas que odeio em você cita Shakespeare, e também fala sobre “O sol também se levanta” de Ernest Hemmingway. O filme A casa do lago cita "Persuasão" de Jane Austen (amo) e também o clássico de Dostoiévski, "Crime e Castigo". Um exemplo de filmes inspirados e com muitas referências é O clube de leitura de Jane Austen, que o nome já diz tudo.  Além de falar sobre as obras da escritora, o filme cita Ursula K. Le Guin, autora dos livros O Feiticeiro de Terrmar e As Tumbas de Atuan, que faz parte da série Ciclo Terramar.

Leia também

A série “Gilmore Girls” é recheada de citações literárias, entre elas estão: “Oliver Twist” de Charles Dickens, “A redoma de vidro” de Sylvia Plath, "Anna Karenina" de Tolstói, e  “Moby Dick” de Herman Melville. Outro filme que cita Harry Potter é “O diabo veste Prada” quando a personagem, Miranda Priestly pede que Andy encontre o manuscrito inédito de “Harry Potter”. O filme Coração de tinta cita “As mil e uma noites” e “O mágico de Oz”. 



Eu vou parar por aqui. Se continuar, este post ficará enorme. Esses foram algumas das referências de que me lembro agora. Se você se lembrar de mais alguma, me fale nos comentários.






Um comentário:

  1. Olá Dani, tudo bem?
    Amei o post! Eu também gosto muito de quando isso acontece, mas sendo sincera, eu não lembrava de quase nada. Só consegui lembrar das referências das séries "The Flash" e "TVD". Ainda não assisti "Stranger Things", mas está na lista.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo