20 de setembro de 2017

[RESENHA] Cidade dos Etéreos - Ransom Riggs


Cidade dos Etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.
Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.
Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.

Jovem adulto | 384 Páginas | Editora Intrínseca Skoob Classificação: 4/5


Leia também a resenha de: 




Creio que algumas pessoas devem conhecer o livro O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, ainda mais pela adaptação que teve ano passado pelas mãos do cineasta, Tim Burton.

No primeiro livro, Jacob viajou juntamente com seu pai para até a ilha de Cairnholm para descobrir mais sobre a vida de seu falecido avô. Mas quando chegou à ilha, ele não imaginava conhecer crianças incomuns, com poderes sobrenaturais. Além de descobrir sobre os peculiares, Jacob descobriu que ele próprio era um peculiar, porém, de um jeito diferente: Jacob é capaz de enxergar os etéreos, que de certa forma são inimigos dos peculiares


Cidade dos Etéreos começa mais ou menos no ponto em que o primeiro termina. No final do primeiro livro, a Srta. Peregrine (uma ymbryne) foi resgatada por Jacob e Emma. O problema é que ela ficou aprisionada em sua forma de pássaro. Para ajudar mais uma vez a Srta. Peregrine, Jacob parte da ilha com as crianças para o País de Gales. E essa jornada será cheia de perigos e descobertas.


Assim que chegam ao lugar, eles são surpreendidos pelos acólitos. Para se protegerem, eles se abrigam em uma clareira. Lá, eles ouvem as histórias contadas por Bronwyn. São historias tiradas do livro Contos Peculiares. Acontece que boa parte dessas histórias são parecida com o que eles estão vivendo. A partir daí, elas são guiadas por esses contos e conseguem encontrar uma nova fenda. Eles, então, conhecem novos peculiares: Addison, o cão falante, e Deirdre, a jumirafa – que é uma espécie com a cabeça e pescoço de girafa e corpo de jumento. Eles contam que Srta. Wren – outra ymbryne  viajou até  Londres para tentar salvar suas outras irmãs, que também foram capturadas pelos acólitos.

Eu amei a forma como o autor criou esse universo dos peculiares. Eu adorei o primeiro livro e as características dos personagens. O livro é narrado pela perspectiva do Jacob, o que foi ótimo nesse caso. Eu continuo gostando do personagem nesse livro, assim como continuo gostando de cada um dos peculiares.  Apenas um detalhe que não me agrada muito no livro que é o envolvimento de Jacob com a Emma. Eu gostaria, nesse caso, que não tivesse nenhum envolvimento amoroso entre os dois. E olha que eu sou uma romântica incurável. 


Agora, eles precisam correr contra o tempo para trazer a Srta. Peregrine de volta. Acontece que se passarem mais de três dias, a ymbryne  ficará na forma de pássaro para sempre. É aí que eles partem para Londres e tentam encontrar a Srta. Wren. O problema é que as crianças estão no meio da guerra, e não será fácil eles escaparem dos perigos dessa guerra e, ainda, fugirem dos acólitos e etéreos.

A narrativa continua sendo frenética com as crianças precisando lutar e fugir dos acólitos. A escrita do Ransom Riggs é ao mesmo tempo envolvente e instigante. Este segundo livro é sim bem melhor que o primeiro. Não que o primeiro tenha sido ruim; mas, ficou ainda melhor. O livro é repleto de reviravoltas; o final... foi de tirar o fôlego. Estou roendo as unhas de ansiedade esperando a oportunidade de ler o terceiro livro da trilogia.

  

Intrínseca está de parabéns pela edição. É impossível não se apaixonar! Quando recebi o livro, abri o pacote e vi de perto... meus olhos brilharam com a belezura desse livro. É em capa dura, estilo hardcover, com jacket. É uma coisa linda! Assim como no livro anterior, esse tem varias fotos que ilustram bem cada momento do livro. Os detalhes – tanto nas páginas, quanto na passagem de cada capítulo – deixam o livro ainda mais perfeito.  

Cidade dos Etéreos está entre os livros que mais gostei de ler. É uma leitura que envolve e diverte. Recomendo a todos. Você não vai se arrepender!  







5 comentários:

  1. Olá! Eu tenho esse livro, ganhei recentemente a versão de capa dura, achei a diagramação linda alias. Mas não me interesso pela leitura, apesar dos livros ter tido uma grande repercussão a pouco tempo atrás. A intrinseca sempre arrasa nas suas diagramações, fato <3 Fico feliz que tenha gostado do livro. Adorei o seu post, e as fotos estão lindas!

    Um beijo ♥

    ResponderExcluir
  2. oi, tudo bem?
    Eu li o primeiro livro e nem preciso dizer o quanto me apaixonei por toda a história criada e estou doida para ler o segundo e terceiro volume que já tenho aqui na minha estante mas ainda não tive tempo de ler.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas dizem que é ótimo.
    Espero fazer a leitura do livro em breve, e conhecer essa história e narrativa que sempre me dizem que é ótimo.
    Uma ótima dica, que a cada vez que leio as resenhas, me deixam com mais vontade.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Ainda não li essa trilogia, mas estou bastante ansiosa para realizar a leitura dela! Até porque assisti ao filme e gostei bastante então tenho certeza que irei gostar mais ainda das obras! Tirando que são em capa dura! Que luxo!

    Bjs, vem participar do nosso sorteio e seja um dos 3 Ganhadores! =D
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu tenho o primeiro livro dessa série aqui, mas acredita que até agora não tive a oportunidade de ler? Mas adorei saber que a narrativa ainda continua elétrica, porque os livros tendem a amenizar no segundo volume, mas é legal saber que nessa série isso não acontece. De fato esse mundo dos peculiares criado pelo autor é de chamar muito a atenção!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo