2 de outubro de 2017

[DIVULGAÇÃO] A Volta ao Mundo em 80 Dias - E-book e Epub


Para aqueles que ainda não sabem, eu faço faculdade de Comunicação Social – Produção Editoria. Escolhi o curso pela vontade que eu tenho de trabalhar com publicações de livros e de participar de todos os passos dessa publicação. A cada semestre, nos é apresentado um projeto, do qual termos que trabalhar durante os meses. No primeiro semestre, nosso projeto era a publicação de um livro. Tínhamos que escolher um livro que tivesse em domínio publico e trabalhar nele..

Nosso desafio seria torná-lo mais “interessante” a novos leitores. Cada grupo teria que escolher um livro e trabalha-lo nele. Eu e meu grupo escolheu “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne. Queríamos que nosso projeto atraísse mais leitores, que o livro conseguisse fazer com que pessoas que não se interessam por Júlio Verne, começassem a ler mais do autor. Tivemos várias ideias, mas, infelizmente, não conseguimos colocar todas em pratica, seja por falta de grana ou falta de tempo. Nesse post eu vou mostrar para vocês o resultado desse projeto; além de mostrar o projeto do segundo semestre: pegar o mesmo livro, mas trabalhar com o livro na forma digital.

Buscamos inspirações em capas, versões nacionais e internacionais para o nosso projeto. Este foi o resultado da capa:

Além disso, em cada abertura de capítulo, tem esse balãozinho que se movimenta em cada folha. No primeiro capítulo ele está do lado esquerdo; no meio do livro, em outro lugar e no final, está do lado direito. Queríamos que isso remetesse ao título do livro, como se o balão tivesse dado a volta ao mundo, nesse caso, ao redor do livro.

Já no segundo semestre, fizemos dois projetos ao mesmo tempo: E-book e ePub. O e-book teria que ser interativo. Tínhamos que pensar em várias maneiras de torna-lo mais interativo: imagens, sons, jogos, vídeos. Como o nosso livro falava sobre viagens, decidimos colocar curiosidades sobre cada lugar por onde o personagem passou. Nossa vontade era colocar imagens que remetessem a cada país. Pesquisamos no estado de São Paulo lugares assim. Visitamos a Estação da Luz, Paranabiacaba; procuramos por muitos lugares, mas no final, vimos que seria um pouco complicado para o tempo que tínhamos.


Então, decidimos áudios em alguns capítulos com sons que remetessem aos detalhes daquele capítulo. Imagens dos países, além de curiosidades sobre cada um desses lugares. No e-book, ainda tem uma entrevista com uma pessoa que, junto com seu marido, viajou para vários países. 

O outro projeto foi o ePub. Nesse foi mais fácil. Em cada abertura de capítulo e no meio tem uma imagem que faz referência a detalhes do capítulo: uma cartola, um baralho de cartas, joias, um passaporte com carimbos, um mapa, uma estação de trem.

Tanto o e-book, como o Epub estão disponíveis para serem baixados. O e-book está disponível para download no Mac ou dispositivo iOS.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo