20 de outubro de 2017

[RESENHA] Contos da Academia dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare


Os Caçadores de Sombras estão de volta numa novíssima aventura. Todas as histórias são verdadeiras. E, dessa vez, Simon Lewis está pronto para contar a dele.Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam.Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes.Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim.Numa jornada para se redescobrir, para voltar a se reconhecer entre os antigos amigos, como Clary Fairchild e sua amada Isabelle Lightwood (mesmo que ele não se lembre desse amor), Simon vai descobrir que pode ser mais do que antes. Que seu destino como Caçador de Sombras vai muito além de sua missão de voltar a ser quem era.
Jovem Adulto | 504 Páginas | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 4/5 | Compre na Lojas Americanas Submarino Livraria Cultura 


Esta resenha pode conter SPOILERS da série Os Instrumentos Mortais


Durante a leitura desse livro, eu pude lembrar o motivo de amar a escrita da Cassandra Clare. Tinha me esquecido de como a autora escreve e de como sou apaixonada pelo universo dos Caçadores de Sombras. Preciso confessar que quando li o primeiro livro eu não morria de amores pelo Simon. O personagem me parecia ser muito chato e passei um bom tempo tentando aguentar ele na trama. Somente depois, quando me acostumei com ele e passei e enxergar suas qualidades, foi que comecei a gostar dele e ver que a história do livro seria diferente sem a presença do Simon.

Quem leu a série Os Instrumentos Mortais, sabe o no último livro Simon foi um herói, que ele salvou a vida de seus amigos se sacrificando para salvar a todos. Mas o preço que ele pagou foi muito alto. Simon não se lembra de nada da vida como vampiro, não se lembra dos amigos e nem de tudo o que ele fez ao lado de Clary, Jace e Isabelle. Todos sofrem com isso, principalmente Isabelle e Clary. É aí que surge uma forma de Simon ter de volta todas as memórias. Magnus consegue devolver algumas memórias ao ex-vampiro. No entanto, são apenas flashes de coisas que ele fez ou momentos com os amigos. Para recupera suas memórias, Simon se junta à Academia de Caçadores de Sombras, já que agora eles estão permitindo que mundanos treinem para se tornarem Caçadores de Sombras. Simon precisa treinar durante dois anos e, no final desse período, sobreviver a ascensão e, com isso, se tornar definitivamente um Caçador de Sombras e recuperar suas memórias.


Chagando na Academia, Simon conhece outros como ele, e também aqueles que perderam quase tudo durante a luta contra Valentin. Ao mesmo tempo em que acompanhamos o treinamento dele, passamos a conhecer sobre algumas histórias antes nunca contadas. Quando Simon perdeu a memória, ele não sabe mais quem ele é. Seus amigos quando o vem esperam algo dele, algo que ele não pode dar. Ele não se lembra de sua infância com Clary, não se lembra de tudo o que passou ao lado de Jace e nem sobre seu namoro e o quanto amou Isabelle. Todos na Academia o veem como um herói, mas nem mesmo isso ele se lembra. Ele precisa decidir se quer ser uma nova pessoa e deixar as lembranças de todos no passado, com seu outro eu, ou lutar para recuperar suas memórias e ficar ao lado de todos aqueles que ama. 
Os acontecimentos do livro se passam entre o fim de Os Instrumentos Mortais e Dama da Meia-Noite. Então vemos tudo o que aconteceu durante esse período. Veremos novos personagens e os que já conhecemos. Clary, Isabelle, Jace, Magnus e Alec tem uma presença constante no livro. Isso nos permite matar a saudades que sentimos deles. Aparecem também todos da família Blackthorn, que serão os personagens de Dama da Meia-Noite. Um ponto diferente nesse livro, é que ele não conta apenas o que acontece com Simon e seus colegas. Sempre tem um convidado na academia para lhes ensinar algo que será importante para eles no futuro. Cassandra Clare insere contos com as participações de Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman. Esses contos servem para complementar a narrativa e dão sentido a muitas coisas que não sabíamos. Cada abertura de capítulo ainda conta com uma ilustração, esse detalhe acrescentou algo a mais no livro.  


O universo criado pela autora é riquíssimo. Sempre há um novo detalhe que ela insere. Há sempre novas informações sobre os Shadowhunters. Há sempre novos personagens para amar e odiar. Vemos como estão as coisas depois das perdas e da destruição causada por Valentin. Mesmo os treinamentos na Academia dos Caçadores de Sombras serem tanto para mundanos, quando para os Nephilim, ainda tem muito preconceito entre eles. Contudo, Simon não deixará que esse preconceito seja presente enquanto ele estiver ali. Mesmo sendo conhecido por muito, Simon não permite que isso o mude. Ele continua sendo o mesmo nerd de sempre, a pessoa que é fã de Dungeons & Dragons e, o garoto que é fã de camisetas esquisitas e contador de piadas ruins.  
Em suma, o livro é para todos os fãs dos Caçadores de Sombras, e também para quem não é. É fluido, divertido, envolvente e nos permite rever todos os personagens que amamos.






27 comentários:

  1. Não conhecia a autora nem o livro.
    A história da a impressão de que é bem envolvente.
    Vou procurar por ele.



    Beijos da Thai ❤
    https://blogdathaiara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro, mas infelizmente é algo que não me deixa animada para ler, sei que para quem curte deve ser uma leitura e tanto, mas eu pularei a dica, só gostei da capa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Eu parei de ler essa série no 3 livro, mas tenho todos desde os Instrumentos Mortais até Peças Infernais e quero comprar os outros volumes para completar a coleção, acho as capas lindas e com certeza as quero na minha estante mesmo não as lendo mais kkk

    BJss

    ResponderExcluir
  4. Não li ainda a série, mas acho que os que leram e gostam, vão adorar a leitura destes contos. Um complemento e tanto para a série.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não conheço a escrita da Cassandra Clare e também não tenho mais interesse em ler "Os Instrumentos Mortais". Contudo, fico feliz que tenha sido uma boa leitura para você.
    Ainda sim quero ler "As peças infernais".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?!?! Ler ou escrever sobre o universo criado p3la Cassie é sempre muito gratificante.
    Eu amo suas histórias, e a forma como ela lidou com o embate de Simon sobre quem ele deve ser e sobre quem ele é foi perfeito.
    Todo o universo criado por ela nos leva a questionar nossas próprias escolhas no mundo, mesmo que metaforicamente.
    Esse com certeza é um dos meus livros favoritos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sabe que já vi esses livros inúmeras vezes nas livrarias e acho as capas muito bonitas, além de ouvir muitas pessoas falarem da autora, mas nunca tive muita vontade ler já que são muitos livros e já estou com muitas séries. Mas gostei muito da sua resenha e a ilustração do Simon!
    bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Li apenas o primeiro livro da série mas gostei muito da escrita da Cassandra e fiquei indignada com algumas coisas que ela fez por exemplo o "pseudo-romance", assisti ao filme e achei horrível ai desanimei. Mas tenho os outros livros aqui em casa e quero continuar sim porque a história é boa uma pena que estragaram ela no cinema.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse não li(mas vou ler) Adoro Cassandra Clare, Instrumentos mortais e ainda nao li A dama da meia noite. Preciso de tempo, uma mágica para o tempo já ia ser de grande ajuda rs
    parabéns pela rsenha! Bjs

    ResponderExcluir
  10. pelo que to vendo as ilustrações deram mesmo um quê a mais na edição, ne? ^^
    eu tentei ler Cassandra, mas ao contrário de você, a escrita dela não fluiu bem comigo... =T



    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Não consegui ser fã dessa série. Aí pra piorar eu vi o filme/série, aí mesmo que a coisa desandou! uhauhauh
    Sempre achei as capas muito bonitas, mas sem vontade alguma de ler.
    Entretanto gostei bastante de sua resenha. Deu pra ter uma visão geral boa do livro! Parabéns!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oiieee

    Comecei essa série mas estanquei no terceiro livro e deu preguiçinha de seguir com tantas outras leituras pendentes. No entanto tenho muita curiosidade em conferir como terminará tudo, então espero em breve retomar o quarto livro.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ola
    Sou apaixonada pela escrita da Cassandra, raras autoras conseguem levar uma série com vários livros sem se perder. amo tudo do Universo criado pela autora, estou amando os novos livros, preciso comprar esse livro para completar. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu amo os livros da Cassandra clare e esse livro está na minha lista a muito tempo

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Preciso confessar uma coisa, eu nunca tive interesse em ler os livros da Cassandra... talvez se tivesse conhecido-a na minha adolescência eu tivesse entrado de cara nos livros, mas fiquei sabendo de suas obras faz pouco tempo e as histórias de vampiros já não são meu foco mais. Eu percebo pelas resenhas que leio que o universo criado é riquíssimo e os personagens cativantes, mas não consigo me ligar na história. Quem sabe em um outro momento eu não mude de ideia.
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá.. tudo bem??
    OI??? Ex-vampiro??? Sério isso??? kkkkkkkk
    Para ser sincera, sou uma das poucas pessoas que não curtiu a escrita da autora, e desisti dessa série, agora então com essa de ex-vampiro.. gente to passada kkkkkkk
    Gosto muito da série da Netflix, estou acompanhando ela, mas os livros mesmo não volto a ler...
    Gostei muito da resenha, parabéns..
    Beijus

    ResponderExcluir
  17. Oii!!

    Eu tenho muita curiosidade para ler a escrita da Cassandra, acredita? Até agora não tive oportunidade. Sou apaixonada pelas capas desses livros e a história parece realmente ser muito rica e intensa.
    Gostei da sua resenha, me chamou a atenção, mas acho que preciso ler os livros anteriores para entender ele. Então, vou ter que deixar a dica passar por enquanto.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Olá, acabei de ler um spoiler gigante sobre o final da série que ainda estou lendo, as tudo bem, fazer o que neh... Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Dani,
    O universo criado pela autora é, sem dúvidas, nem construído, mas, nos livros que li, senti que ela perdeu algumas coisas e acabou se embananando na história, sabe?
    Fico contente que você tenha gostado da leitura e que você o indique, mas vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá! Não gosto de Instrumentos Mortais, então infelizmente não me interessei pelo livro. É questão de gosto mesmo...
    Que bom que você aproveitou bastante!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oie
    apesar do sucesso da série autora nunca tive curiosidade pois fantasia no geral é bem difícil chamar minha atenção mas gostei da resenha e saber um pouco mais do pq é tão adorado hjeheh

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Até agora eu só li o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, eu até gostei, mas ela não me pegou de jeito rsrs. Mas de qualquer forma eu tenho interesse em continuar e acredito que iria adorar ler esse livro ao completar a saga.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Eu assisti ao filme de Os instrumentos mortais e simplesmente dei aquela desanimada de ler as obras porque não gostei do filme. Sei que a obra com certeza é muito melhor e que tem milhares de pessoas que elogiam, portanto ainda pretendo dar uma chance no futuro.
    Fico feliz que gostou tanto e que a obra é envolvente e fluida.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  24. Acho muito bacana quem gosta tanto da Cassandra.
    Eu já tive vontade de ler algo dela, mas acabou passando.
    Não me prendeu tanto.
    Que bom que esse livro fez você ver porque gosta tanto da escrita dela.

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li instrumentos mortais, mas a série completa está na estante, então procurei na resenha partes com sua opinião. E gostei de saber que a autora criou um universo cheio de detalhes e traz informações novas sobre shadowhunters. Ele vem pra estante pra contribuir com minha coleção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Nunca li nada dessa série, mas já li resenhas positivas dos livros que a compõem. Tenho interesse em efetuar a leitura, sobretudo após ter lido a sua resenha, pois o livro parece possuir uma leveza de que estou precisando no momento. Ótima resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Mesmo contendo spoiler da série, acabei lendo sua resenha, afinal estou com tantas leituras acumuladas que, quando for ler estes livros já terei me esquecido de praticamente tudo hahaha
    Ainda não li nada da autora, mas acho as capas dos livros maravilhosas, além disso, os comentários são sempre muito positivos. Estão na minha lista de desejados. Espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo