16 de outubro de 2017

[RESENHA] Suzy e as águas-vivas - Ali Benjamin


Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas.Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

Juvenil | 223 Páginas | Editora Verus | Skoob | Classificação:  5/5 | Compre na  Lojas Americanas  •  Submarino   Livraria Cultura


Comprei esse livro ano passado depois de ter lido várias resenhas a respeito da qualidade dele. Só agora é que tive a chance de lê-lo. E digo que não me arrependo. Foram poucos os livros que li que eram narrados por crianças. Mas esse livro me provou mais uma vez que esse tipo de narrador são um dos melhores. É sempre maravilhoso ver o mundo através dos olhos de uma criança. É sempre magico e reflexivo a narrativa. “Suzy e as águas-vivas” traz no enredo temas que gosto muito de ler: bullying, amizade, e a superação do luto. Ao final do livro eu estava com o coração leve e os olhos brilhando de alegria por passar um tempo na companhia de Suzy e por tudo o que ela me ensinou durante a leitura.  

Depois que a melhor amiga de Suzy morreu, ela não via mais sentido falar com as pessoas apenas por falar. Sendo assim, ela decidiu que ficaria calada. Ela parou de falar com seus colegas, com seus pais... com todos. Suzy não aceita bem a morte de Franny. Para ela tem que haver uma explicação para a morte da amiga. A garotinha está convencida de que pode provar a todos que a morte de Franny não foi por acaso. Como Franny poderia ter morrido afogada se ela era uma ótima nadadora? Para Suzy, sua amiga foi morta por uma água-viva. Com esse pensamento, ela parte numa jornada de muitas pesquisas e descobrimentos para provar que está certa e colocar algum sentido nessa tragédia. 


“Durante as três primeiras semanas do sétimo ano, aprendi principalmente uma coisa: uma pessoa pode se tornar invisível simplesmente ficando em silêncio.”

Estou encantada com a Suzy. A personagem é inteligente, adora saber sobre tudo. Enquanto suas colegas de classe estão mais preocupadas com cabelos, maquiagens e garotos, Suzy adora conversar sobre as coisas que sabe; geralmente sobre assuntos que as pessoas não querem ouvir. Ela não se importa com o que as pessoas pensem dela. Ela é sempre excluída e sofre bullying apenas por ser diferente. A única pessoa que parecia entendê-la era Franny. Mas a amiga de repente ficou diferente e não fazia mais as coisas com Suzy ou conversava mais com ela. Suzy passou a se sentir perdida. Seus pais estão separados, seu irmão tem a vida dele com o namorado, e sua melhor amiga está morta. Suzy não encontra mais ninguém com quem conversar, com quem contar seus segredos. Ela não encontra ninguém com quem compartilhar sua teoria de que o culpado pela morte de Franny são as águas-vivas. Ao passo que compartilhamos as descobertas de Suzy e acompanhamos a luta da personagem para superar o luto, também vemos mais sobre a amizade dela com Franny.


“Dois dias inteiros já tinham se passado. Sempre que penso nesses dois dias, nesse espaço entre o dia em que você se foi para sempre e o dia em que fiquei sabendo, penso nas estrelas.”

Sabe aqueles livros que te encantam e você se apaixona perdidamente pela narrativa e pelos personagens? É esse livro! A forma como Suzy enxerga mundo é incrível. A forma como ela encontra forças para encontrar uma solução para o que acha inaceitável. A forma como ela faz as coisas sem se importar com a opinião de ninguém; mesmo que todos a achem esquisita. Apesar de sua pouca idade, Suzy possui uma forca que supera a de muitos adultos. A história do livro é outro ponto forte do livro.  Ali Benjamin uniu a história de Suzy com a das águas-vivas e, também, a de outros fatos que ocorreram de verdade, mas que ela mudou somente a data de quando aconteceu. É através de sua pesquisa sobre as águas-vivas que a autora nos mostra a dor que a personagem está sentindo, o medo e a vontade de entender o que realmente aconteceu com Franny.


“O que você e eu entendemos, Jamie, é que ter veneno não torna uma criatura má. Veneno é uma forma de proteção. Quanto mais frágil o animal, mais ele precisa se proteger. Portanto, quanto mais veneno uma criatura tiver, mais devemos ser capazes de perdoá-la. Elas são as que mais precisam do veneno.”

Todos esses detalhes, unido à escrita maravilhosa de Ali Benjamin, tornam o livro uma leitura leve, reflexiva, emocionante e cativante. Você vai se apaixonar pela Suzy e por todos do livro. Indico a todos. Leiam sem medo.




29 comentários:

  1. Olá Dani, tudo bem?
    Confesso que essa capa me passa tudo isso que você citou na sua resenha calma, emoção, reflexão. Deu para notar que esse livro deve ser lido e sentido e que absolvido até a ultima letra. Fiquei muito curiosa sobre essa leitura, se tiver a oportunidade lerei sim.
    Dica anotada
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, conheço o livro e já li ótimas opiniões sobre ele, mas ainda não me empolguei muito a ler. Mas é sempre bom saber que ele é reflexivo, leve e emocionante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Me identifique com a Suzy, eu sempre fui uma pessoa (ainda sou) uma pessoa que gosta de falar do que as pessoa snão querem ouvir, ou que não estão afim.
    Suzy tem uma luta grande no livro e é uma progonista forte e sensivel ao mesmo tempo ♥
    Tô com esse livro em casa e queria ler uma resenha para ter coragem de pega-lo.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um lindo livro, ainda mais sendo narrado por uma criança.
    Essa busca por "justiça" ou respostas quando não queremos aceitar algo nos trás grandes aprendizagens e tenho certeza que essa leitura proporciona isso.
    Que bom que o livro bateu com suas expectativas, adorei a dica.

    Beijos Dani.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Poxa!
    Sua resenha me deixou bem instigada. Já foi pra listinha. Adoro temas nos colocando em problemas atuais, ajuda a formar opinião.
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hummm já disse em. Uma resenha por aí que leria esse livro com certeza, assim que sair da minha onda de terror.
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu queria muito ler esse livro por causa do booktuber aí depois a minha vontade morreu e agora quero ler novamente só por causa da sua resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,
    Não conhecia o livro achei legal ele ter uma criança de protagonista. Infelizmente a história não me chamou tanta atenção assim talvez seja porque não estou nesse clima agora, mas guardarei a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Se eu já tinha vontade de ler esse livro agora estou roendo as unhas de tanta ansiedade!!! Acho a premissa muito atraente e ao saber que a escrita é leve, reflexiva, emocionante e cativante decidi que preciso ler pra ontem rsrs...
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Hey, Dani, tudo bem?
    Já li esse livro e me apaixonei completamente por ele. Fiquei muito contente por você ter se sentido da mesma forma que eu. Eu adorei essa história, principalmente, com relação ao tanto que esse livro me fez pensar. A protagonista é cativante e apaixonante. Adoro livros narrados pro crianças e fiquei com muita vontade de reler esse livro.
    Sua resenha e as fotos estão incríveis.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro deve ser muito legal de ler, pois toca em assuntos profundos e que são comuns para todo mundo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Essa capa é lindíssima, mas a história me encantou mais ainda! O único livro que li, narrado por uma criança, foi "Extraordinário" e achei o máximo. É incrível o olhar singelo e puro que nos é apresentado. Esse já foi pra minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Eu realmente me apaixonei por essa leitura, principalmente pela abordagem das fases do luto que são feitas de uma forma tão delicada que quando nos damos conta a mensagem já está ali, nos emocionando e nos tocando. Também me encantei com Suzy e acredito que todos deveriam ler este livro ♥
    Amei sua resenha e poder relembrar um pouco dessa obra maravilhosa!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Muito legal sua resenha, eu lembro quando lançou o livro e achei bem fofo, fiquei até curiosa mas depois de ler sua resenha vi que não é o tipo de leitura que me prenderia muito então deixarei a dica passar

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Nossa quando eu li no inicio da sua resenha que se tratava de um livro juvenil, confesso que eu já nao dava mais nada por ele e fiquei meio que com a cara virada, mas então me surpreendi com a intensidade da história que me fez mudar totalmente de ideia e me despertou a vontade de ler essa obra.

    Anotei a dica e já quero conhecer a história da Suzy!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dani! Que livro mais amorzinho é esse? O tema, a sinopse, a capa... Tudo encanta! E a sua resenha ainda vem contribuir com isso! :) Adorei saber sobre a narrativa ser feita por uma criança e imagino como deve ser mágico todo o livro. Já estou aqui anotando e empolgada para essa leitura! Obrigada! <3

    BJs

    ResponderExcluir
  17. Eu o li, mas tenho sérios problemas com livros narrados por crianças. Não foi uma leitura muito boa pra mim, mas pra você foi incrível hein!

    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee, tudo bem? Amei seu blog! Já estou seguindo :)
    Eu li muitas resenhas positivas sobre esse livro quando foi lançado e tenho bastante interesse nessa leitura. Amo livros narrados por criança, já li vários e a maioria acaba entrando para os meus favoritos. Espero ter a oportunidade de ler esse muito em breve <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu gosto de ler livros com a perspectiva de uma criança. Eu já tinha visto esse livro antes, mas não sabia direito nada sobre ele. Eu queria ler pq tinha visto alguns comentários por aí. Parece ser uma obra delicada apesar de trabalhar um tema sério como bullying. Como eu mesma já sofri compreendo o tema é me sinto enternecida quando leio narrativas assim.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  20. O livro parece trazer uma história linda e com um tema bem discutido. Não leio muito livros narrados por crianças e por esse motivo achei a dica interessante.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  21. Que resenha maravilhosa!!!
    Este foi um ods livros que eu mais amei ler ano passado e infelizmente, ouço falar tão pouco dele. Acho que seria interessante se os adolescentes de hoje pudesse ler isso na escola e discuti-lo em sala de aula.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Morro de vontade de ler essa maravilha! A Suzy com certeza vai me encantar, é uma menina fofa!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu acho essa capa tão fofa! Essa editora tem um cuidado impecável com suas obras, isso definitivamente ganha o leitor. Só vejo comentários positivos sobre esse livro, minha vontade de ler só aumenta! Fiquei curiosa para entender os reais motivos da morte de sua amiga.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Eu amo esse livro! A forma como a história é contada, as lições que a Suzy nos trás são lindas. Senti saudades quando terminei a leitura, queria abraça-la e ser amiga dela, beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi, esse livro parece tão amorzinho, desde a capa que dá uma sensação de calma. Gostei muito de pensar que ele é reflexivo e fiquei curiosa. Dica anotada. Bjs,Tell me a Book

    ResponderExcluir
  26. Oi Dani!
    Tentei ler esse livro no ano passado, mas não consegui me conectar com a história, acabei abandonando. Mesmo vendo varias resenhas positivas não rolou pra mim, mas fico feliz que tenha rolado para você, talvez não estivesse na hora certa para mim.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Estava aqui relendo a resenha e foi lembrando da primeira leitura. Eu fiquei bem interessado em ler o livro. Adoro livro narrado sob o ponto de vista de personagens crianças, esse livro sempre traz muito aprendizado. Esse parece ser um livro incrível, ainda mais por trabalhar com temáticas tão interessantes, como o bullying, amizade, superação. Fiquei com muita vontade de conhecer mais sobre Suzi e a sua força que parece ser tão firme. Já anotei o nome aqui, pois quero muito ler quando tiver um oportunidade. Adorei a resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Geralmente eu evito livros narrados por crianças, não é algo que me prende e a leitura acaba não funcionando para mim, mas achei a premissa bem legal e realmente parece um livro incrível, quem sabe um dia eu não volte a ele e consiga gostar tanto quanto você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Já li críticas muito boas aos livros do Benjamim, infelizmente não tive a oportunidade ainda de ler nada dele, porém tenho um enorme desejo em fazê-lo. Esse livro está há um tempo na minha wishlist, ler sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para fazer essa leitura, pois acredito ser o tipo de leitura que me agradará. Livros pelo ponto de vista de crianças são sempre emocionantes para mim.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo