15 de novembro de 2017

[RESENHA] Agora e para sempre, Lara Jean - Jenny Han


Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

Jovem Adulto | 304 Páginas | Jenny Han | Editora Intrínseca | Skoob Classificação: 5/5 | Compre:  Lojas Americanas  •  Livraria Cultura  |  Leia um trecho 


Leia também:


Um final digno para uma trilogia maravilhosa. Será difícil esquecer essa trilogia que aqueceu meu coração e me conquistou. Para os que ainda não a conhecem, a trilogia é composta por três livros, sendo o primeiro: “Para todos os Garotos que já amei”, este que, foi um dos melhores livros que li no ano passado. Ler sobre a jornada de crescimento e descobertas da Lara Jean foi uma experiência maravilhosa. Jenny Han me conquistou de tal modo, que levarei essa saga comigo por muito tempo. 

“Acho que isso também é parte de crescer, ter de se despedir de coisas que você amava.”

No primeiro livro conhecemos Lara Jean. Uma jovem que precisou “crescer” muito depois da morte da mãe e, ainda mais, depois que sua irmã mais velha se mudou para outro país para estudar. Agora, a vida de Lara Jean mudou muito: ela tem um namorado maravilhoso, novos amigos, seu pai está feliz com uma nova mulher em sua vida. A garota tem planos para o futuro, mas isso muda quando tudo o que ela planejou vai por água abaixo. Lara Jean agora precisa escolher uma nova faculdade, descobrir se seu namoro resistirá à distância, ao mesmo tempo em que se vê envolvida com o planejamento do casamento de seu pai. O que a autora mostrou no livro é exatamente o dilema que muitos jovens que estão terminando o ensino médio vivem: o medo que é viver por contra própria. Saber viver longe dos pais e da proteção deles. Escolher uma boa faculdade, aquela que lhe oferecerá tudo aquilo que os jovens precisam. A dificuldade que é escolher uma carreira. E, é muito bom vê-la passando por todas essas fases, enfrentando o medo e as incertezas. É sempre difícil você fazer escolhas que mudarão a sua vida.

“Agora, hoje, ele ainda é um garoto e eu o conheço melhor do que ninguém, mas e se não for sempre assim?”

Amei praticamente tudo nesse livro. Eu me identifiquei com a protagonista. Lara Jean, de certa forma, tem medo de sair daquela zona de conforto. Mesma ela querendo dizer sim para muitas coisas, ela sente medo das escolhas; de escolher errado. Ela tem medo de estudar numa faculdade longe de sua casa e perder momentos da vida da irmã mais nova. Ela tem medo do futuro de seu relacionamento. Ela precisa descobrir o que quer. Fazer as melhores escolhas, e aprender a conviver com elas. Esse foi um dos detalhes que mais amei no livro: a possibilidade de nos enxergar na protagonista. Quantos de nós não precisamos passar pelas mesmas dúvidas que a Lara Jean? Quantos de nós não ficamos morrendo de medo ao terminamos o ensino médio e precisávamos escolher uma faculdade?

“Um dia, tudo isso será uma prova – uma prova de que estávamos aqui, de que estávamos apaixonados. É uma garantia de que, não importa o que aconteça, esta época foi só nossa.”

O melhor da trilogia continua sendo os personagens e sua jornada. Mas também, uma das melhores coisas nesse livro é o romance. Eu sou apaixonada Peter. Ele é um dos personagens mais fofo que conheci recentemente. E a forma como ele está ao lado da Lara Jean é ainda melhor. Alguns torcem o nariz quando o assunto é romance adolescente. No entanto, a forma como a autora desenvolveu esse romance foi maravilhoso. É um relacionamento baseada em confiança, amor, amizade, companheirismo e muito apoio. É LINDO DEMAIS! Além desse romance fofo, preciso dizer de novo o quanto eu amo a família da protagonista. A jovem tem uma família maravilhosa: um pai que a apoia e está presente para a filha sempre que ela precisar dele. Duas irmãs que a amam muito.

Gente, vocês precisam conhecer essa trilogia. Se você ainda não a conhece, dê uma chance. Tenho certeza que você não irá se arrepender.

(...) Amor é fazer escolhas corajosas todos os dias.









20 comentários:

  1. Ai meu Jesusinho amado. Eu sempre vejo esses livros da trilogia espalhados pela internet e pelas livrarias, mas como nunca os acho com um preço digno a ser pago (meu bolso agradece as promoções), não os comprei ainda. Tenho quase certeza que serão os títulos certos para a minha vida como leitora e espero em breve ter a oportunidade de lê-los.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei de saber um pouco da história, embora eu não tenha lido os primeiros livros. Na verdade, não achei que eu fosse o público-alvo para a série, mas talvez eu dê uma chance para ela no futuro.
    Bom saber que pelo menos é uma leitura que vale a pena!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente eu tenho somente os dois primeiros livros, quero muito o desfecho da trilogia e concordo com você no quanto os livros são bons.
    Os livros possuem uma leveza, um amor tão fofo, reforço sua dica. Leiam.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu li esse ano o "Para Todos os Garotos Que Já Amei" e como você, eu adorei a história, a escrita da autora, os personagens, o romance. Muito fofo e estou com a expectativa bem alta pelo segundo volume - mesmo vendo várias pessoas falando que é o volume mais fraco da trilogia.
    Espero que eu goste dos dois.
    Adorei a sua resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Ainda estou com o primeiro livro em mãos, então não sei se tudo isso que você descreveu já é mostrado no primeiro volume ou foi acontecendo durante a trilogia, rs. Espero não ter pego spoilers! Gostei muito da narrativa, e vou ver se começo a ler logo pra me apaixonar também <3

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Que matéria mais gostosa de ler. Confesso que comecei morrendo de medo de pegar um spoiler,já que não li nenhum dos livros ainda e qualquer coisa poderia ser um spoiler. Mas agora que terminei de ler, sinto que você foi muito cuidados ao escrever, agradeço por isso. Estou doida para ler essa trilogia e me apaixonar por ela assim como você.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  7. Oi. Eu li os dois primeiros livros da trilogia, e agora preciso ler o terceiro. Acho ótima a história da Lara, e sou apaixonada pelas irmãs dela. Acho que vou gostar do livro.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Quando eu vi o anúncio que a escritora Jenny Han estaria na Bienal do Livro no RJ, corri para comprar os ebooks e entender tanto alvoroço entre os fãs. O que encontrei foi uma trilogia fofa e que nos ensina muita coisa.
    Eu adoro romances adolescentes, pois acredito que é uma das melhores fases que existe. Por termos tantas dúvidas e passarmos por tantas mudanças, aprendemos muitas coisas - sejam ao fazer escolhas certas ou as erradas.
    Como você disse, Lara Jean teve que crescer, fazer as suas próprias escolhas, apesar de estar rodeada de incertezas. O seu namoro com o Peter estava ótima, mas isso poderia mudar de acordo com o que decidisse. Porém, ele me ensinou muito sobre relacionamentos e como ele era ótimo ao apoiá-la no que for, pois é isso que namorados fazem. A Lara, no final, nos mostrou que podemos sair da zona de conforto e nos arriscar, já que quem se importa estará ao lado dela por todo o caminho.
    E concordo com você, é lindo demais.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é o bum do momento, a princípio não chamou minha atenção porque não gosto do gênero, mas depois de conferir opiniões como a sua e verificar que ele traz um ponto que o faz se destacar dos demais do estilo, eu decidi dar uma chance ao 1º e ver como funciona.

    ResponderExcluir
  10. Olá amore,

    Adoro as capas dos livros dessa trilogia.
    Só li os dois primeiros, mas já fiquei curiosa pra ler esse.
    Adorei a resenha.
    Espero que sua animação seja a minha ao ler o terceiro livro amore!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    tenho lido muitos elogios a essa trilogia e obviamente fiquei curiosa para conhecer personagens tão queridos, mesmo assim não é uma história pela qual estou desesperada, eu super curto romances adolescentes e pretendo muito ler esse, tanto que já o adicionei em minha lista de leituras do próximo ano porque para os dias que restam de 2017 tenho algumas leituras mais urgentes. Adorei a resenha, destaca bem alguns pontos que me atraem em romances do tipo, já quero muito conhecer e gostar assim do Peter.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu morro de vontade de ler essa trilogia, principalmente por causa da confusão do primeiro livro hahahah.
    É muito bom saber que a autora não se perde nos próximos livros e que a história continua sendo muito boa e com temas tão fofos e apaixonantes.
    Dica anotada

    ResponderExcluir
  13. Olá! Meu deus, estou quase roendo as unhas aqui de ansiedade depois dessa resenha viu. Comprei o primeiro volume dessa trilogia agora na Black Friday, certamente vou começar ele assim que chegar, rs. Nunca tinha realmente parado para ler uma resenha a respeito dos livros, e eu simplesmente amei a sua, me deixou extremamente instigada. Espero gostar tanto quanto você! Enfim, adorei conferir suas impressões. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oii!!!
    Eu vejo muitas opiniões positivas sobre essa trilogia. Gosto muito de livros que o personagem tem que crescer aos poucos e principalmente onde aparecem temas legais como escolha da faculdade, dúvidas sobre relacionamentos. Gostei muito da sua resenha, eu só não leria a trilogia agora por conta da minha meta de leitura rs, mas já está na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Estou com o ebook do primeiro livro da trilogia, mas, por ter problemas de vista, não estou lendo tanto quanto gostaria nesse formato. Porém, estou bem curiosa sobre essa série, essa história e esse personagens, quero muito ler antes do filme ser lançado.
    Normalmente não gosto quando a pessoas na capa, só que tem como não gostar dessas capas?

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!Tudo bem?
    Eu sou apaixonada por essa serie!Demorei muito para terminar(por motivos de falta de dinheiro haha)mas quando terminei amei todos os livros.E Peter sempre estará no meu coração.
    E a família dela é maravilhosa <3
    Se eu não tivesse lido leria com certeza! <3

    ResponderExcluir
  17. Oi Dani, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, apesar de ter lido os dois primeiros. Confesso que a personalidade da Lara não me agrada e eu não sou apaixonada pelo Peter - acho que ele é um personagem terrível! Fico feliz que você tenha curtido tanto assim a leitura, mas acho que vou passar a dica haha
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu sempre vejo comentários positivos sobre esses livros mas não tive vontade de ler ainda. Devo admitir que a sua resenha me fez fica bem curiosa haha Talvez eu vá ler! Enfim, eu adorei a sua resenha, de verdade ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi... que resenha linda!

    Eu conheci essa trilogia o ano passado, mas não me interessei muito por ela, me pareceu um livro muito diferente dos que eu costumo ler, mesmo sendo de assuntos semelhantes.
    Adorei a sua resenha e é muito bom quando um autor encerra um ciclo da mesma maneira majestosa que começou.

    Dica anotada!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Oii Dani,
    Tenho vontade de ler e muito essa série, e ainda mais agora que estão falando da adaptação. Acredito que a única coisa que vá me incomodar é o modo que a Lara reage quando os ex batem em sua porta, mas vejo resenhas que falam super bem e a sua foi uma delas.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2018 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo