18 de novembro de 2017

[RESENHA] Fortaleza Impossível - Jason Rekulak


Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.
Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.
Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.
Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.
***
Até maio de 1987, Billy Marvin – um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey – é definitivamente um nerd feliz.
Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo a filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador.
Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar...

Romance
 | 272 Páginas | Jason Rekulak | Cortesia Editora Arqueiro | Skoob | Classificação: 3/5 | Compre na: Fnac  •  Livraria Cultura  •  Submarino | Leia um trecho 


Eu gosto muito de tudo que esteja relacionado aos anos 80 e quando li a sinopse de Fortaleza Impossível, me peguei desejando muito ler o livro. O problema aqui é que ele não é tudo aquilo que pensei que fosse.

A obra gira em torno de Billy e seus amigos, Clark e Alf. Os garotos estão obcecados com a perspectiva de obter a nova edição da revista Playboy. Eles tentam de tudo para conseguir a revista, só que, nada acontece do jeito que eles planejam. Sem saber como farão para comprar a revista, eles bolam um plano para invadir a loja que vende a Playboy e pegá-la. Para isso, Billy precisa se aproximar da filha do dono da loja, Mary. No primeiro encontro entre os dois, eles  logo descobrem que sentem uma paixão em comum com programação de jogos para computadores.

Fortaleza Impossível possui um enredo bem legal. Quem é fã de jogos vão se envolver muito bem com a narrativa. Gostei do Billy. Ele é um garoto bem legal, que ama jogos de computadores e programá-los. Quando ele se junta com Mary, as coisas ficam ainda mais legais. Esses momentos deles dois foi o que mais gostei no livro. 


Contudo, apesar da personalidade do personagem, uma coisa me incomodou no livro: os amigos de Billy e os diálogos deles. Clark e Alf são preconceituosos, e acabam falando muita besteira durante a narrativa. Quando Billy começa a amizade com Mary, seus amigos não deixam de expressar o fato de a garota ser gorda; como se isso fosse um grande problema. Além disso, como seus amigos sempre ficam pressionando o garoto, Billy acaba sendo bem infantil em alguns momentos. Como se precisasse fazer isso apenas para ser aceito pelos amigos e mostrar ser alguém que ele não é.

Em suma, Fortaleza Impossível é uma leitura agradável, porém esperava mais do livro. Eu pensei que o livro seria uma coisa, no entanto, ele me mostrou algo completamente diferente. É melhor você ler e tirar suas próprias conclusões.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo