13 de novembro de 2017

[RESENHA] Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli


Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Jovem Adulto | 272 Páginas | Becky Albertalli | Editora IntrínsecaSkoob | Classificação: 5/5 Leia um trecho 


Estou completamente apaixonada por esse livro! Sério, gente. Adorei a escrita da Beck Albertalli, adorei o Simon... Adorei tudo nesse livro. Eu havia lido muitas coisas boas sobre a obra, e foi maravilhoso ver que tudo o que disseram sobre ela era verdade. Li o livro num único fim de semana. Estava passando por um momento em que não conseguia ler nada. Qualquer livro que eu pegava para ler, não conseguia passar dos primeiros capítulos. E me surpreendi em ver que devorei esse livro em pouco tempo.

Tenho comigo que o tema abordado pela autora ajudou muito para que eu me envolvesse com a narrativa. Já li vários livros que falam sobre a homossexualidade. A maioria sendo bem emocionante. E esse, além de falar sobre esse tema pouco discutido e que ainda é alvo de muitos preconceitos, trouxe um enredo leve e divertido. Beck Albertalli trata do assunto com muita delicadeza e naturalidade.

Na história conheceremos Simon. Um garoto que descobriu que não tem preferencia nenhuma por mulheres. Ele já teve algumas namoradas, mas depois de um tempo descobriu que era gay. Ele ainda não se assumiu para seus pais e amigos. Simon não tem medo de falar sobre isso com seus pais, mas não se imagina contando a todos sobre sua orientação sexual. É aqui que ele conhece uma pessoa que é muito parecido com ele. Através de uma mensagem no Tumbrl, Simon passa a conversar via e-mail com essa pessoa anônima. Logo os dois descobrem que tem mais em comum do que imaginavam. Eles conseguem contar ao outro coisas que antes nunca pensaram em compartilhar com ninguém. Eles conversam e trocam confissões. Ao passo que as mensagens aumentam, também cresce a amizade entre eles. Até chegar ao ponto em que Simon se vê apaixonado pela pessoa misteriosa. Em meios aos desafios que Simon precisa enfrentar, a paixão que sente pelo amigo virtual, o garoto ainda esta sendo chantageado por um colega que viu suas mensagens para Blue, seu amigo virtual.

Eu já disse o quanto adorei a escrita da Beck Albertalli. Pois bem... Eu simplesmente estou encantada com a narrativa desse livro, com a forma que a autora conduziu a história; o jeito que ela construiu e desenvolveu os personagens e a relação entre Simon e Blue. Foi fácil me sentir próxima dos personagens. Próxima de seus medos e anseios.  Foi muito bom ver a forma como a autora resolveu abordar essa questão da pessoa se assumir publicamente. O lado bom e o lado ruim de “sair do armário”. Simon sabe que seus pais continuariam o amando, mesmo se ele se assumisse para eles. Ele sabe que seus amigos ainda seriam seus amigos. Ele sabe que sempre terão  aqueles que farão piadas, ou olhariam para ele forma diferente. Beck Albertalli foi bem sutil ao tratar esse tema no livro. Talvez esse seja um dos motivos que me fizeram gostar tanto da obra. 

Além da narrativa, eu também amei Simon e seus amigos; Blue e seus e-mails gramaticalmente corretos; os pais de Simon, que são pessoas incríveis. O romance entre Simon e seu amigo misterioso vai crescendo aos poucos: através de cada palavra, cada citação de música e cada segredo compartilhado. É um livro contagiante, divertido, leve e reflexivo. É uma leitura que vale a pena.   




15 comentários:

  1. Oi.
    Tenho que confessar que não me sinto muito atraída por livros que envolvem relacionamentos homossexuais, acho que porque normalmente trazem um enredo bem forte. Mas gostei muito da forma que você descreveu esse livro. Acho que me ganhou na forma sutil que o tema é abordado.
    Gostei da dica e pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?

    Esse é um livro recomendadíssimo que eu preciso ler urgentemente. É ótimo que ela trate o assunto com muita delicadeza e naturalidade, pois as vezes eu me sinto incomodada como a homossexualidade é tratada em livros e filmes. Gostei de saber sobre a escrita da Beck, pois parece ser algo que me prenderia e eu não largaria a obra até terminar a leitura, rs.
    Um bom enredo e construção de personagens, para mim, são coisas importantíssimas em um livro e, pelo jeito, me apaixonarei pelos dois nesse contexto. Com tantos elogios a única coisa que eu posso fazer agora é comprar o ebook e começar a leitura imediatamente! ;)

    Enfim, adorei a postagem, obrigada pela dica :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A premissa do livro me agrada bastante, todos os livros que li dentro do tema me marcaram de alguma forma.
    Fiquei muito curiosa quanto ao livro e claro que vou deixar está dica anotadinha aqui, para quando tiver a oportunidade
    me jogar na leitura.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Lembro quando a editora lançou esse livro e teve uma bela discussão sobre homossexualidade,a maioria das pessoa sendo homofobicas.
    Eu fiquei muito interessada para ler esse livro nunca tinha li nada LGBT,eu espero um dia poder ler.
    Adorei a resenha é fiquei ainda mais interessada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oieee
    vi diversas vezes a capa dessa obra mas nunca soube do que se tratava, gostaria de colocar algumas leituras com essa temática de relacionamentos com pessoas do mesmo sexo na minha listinha, adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Sempre vi a capa desse livro mas nem fazia idéia do que era o assunto! Achei bem bacana, é um tema que deve ser abordado, e não conheço muitas narrativas com essa temática, me interessei bastante.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que bom que você gostou... este livro está na minha lista de 2018, devido a adaptação... tenho uma meta de ler os livros que serão adaptados... hehehe... com sua resenha me empolguei mais para lê-lo... e fora que ainda não li livros desta temática... então acho que será um bom começo... espero que dê um bom filme...

    https://diariodemaeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii!!
    Sempre vejo opiniões positivas sobre esse livro, mas ainda não consegui ler. Acho que deve ser muito dificil se assumir para as pessoas e quem o faz, tem muita coragem. Cada vez que vejo uma resenha, fico ainda mais curiosa para saber quem é Blue. Gostei da sua resenha e espero conseguir ler esse livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani,
    Que resenha mais encantadora! Li esse livro e me apaixonei completamente por ele. Pela simplicidade da obra em si, pela narrativa leve e envolvente que trabalha um tema que precisa ser discutido e pelos personagens, que quis tê-los ao meu lado por toda a vida.
    Queria ter tempo de reler esse livro.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Li esse livro esse ano, depois de muito esperar por uma promoção haha, senão fosse isso já teria lido bem antes, sempre quis ler esse livro. Enfim, Simon é um livro com uma premissa clichê, mas que a Becky conseguiu desenvolver algo único. É uma leitura rápida de se fazer, levei dois dias para concluir a história e teria sido bem menos se não fosse alguns deveres.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Para um assunto tão delicado e estigmatizado como esse o livro passa essa jdeia de sutileza, não é? Gostei do Simon, quero vê o andar da carruagem minha dívida está em saber como um assjnrk tão polêmico conseguiu ser revisto revisto dessa forma.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Parabéns pela resenha! Já tinha lido a respeito desse livro e acho que até agora só li posts positivos. Ele já está na minha lista de desejados!
    BJos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei ler este livro. Achei original e com uma história bem pertinente, além de personagens muito apaixonantes né? Até o fulaninho que chantageia o Simon, conseguiu me fazer entender suas motivações.

    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ola, esse livro não faz muito meu estilo, mas sua resenha foi tão empolgante que fiquei curiosa. Vero quanto vc pode aproveitar a leitura, logo após um bloqueio. Dica anotada.Bjs, Tell me a Book

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dani!
    Esse livro é realmente incrível, a escrita da Becky é maravilhosa e ela construiu uma narrativa tão bonita e divertida e ao mesmo tempo conseguiu tratar desse tema tão importante de se discutir <3 Os personagens todos conseguem nos encantar e quando terminei a leitura só queria um pouco mais e nunca dizer adeus ao Simon :3 haha
    Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo