7 de dezembro de 2017

[RESENHA] Temporada de acidentes - Moïra Fowley-Doyle

Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.
Jovem Adulto | 256 Páginas | Moïra Fowley-Doyle | Editora Intrínseca | Skoob | Classificação: 4/5 | CompreAmazon  •  Submarino |  Leia um trecho


Nada na família de Cara é normal. Para começar, todos os anos, durante todo o mês de outubro a família dela precisa passar pela Temporada de Acidentes. É normal acontecer de vez em quando alguns acidentes nas famílias, no entanto, Cara, sua mãe, sua irmã Alice e Sam – seu irmão de criação –, precisam redobrar os cuidados durante a temporada de acidentes. Sempre saí de casa usando camadas e mais camadas de roupas, proteger as quinas dos móveis, não usar o fogão; esses são alguns cuidados que eles precisam tomar. Algumas vezes esses cuidados não são suficientes e eles acabam com alguns ossos quebrados e vários hematomas pelo corpo. Apesar da irmã mais velha de Cara não acreditar na Temporada de acidentes, algumas membros da família acabaram morrendo durante esse período, e dessa vez, a temporada de acidentes promete ser uma das piores. Além desse fato, Cara ainda percebe que em todas as fotos uma pessoa está presente: Elsie, uma garoto do colégio que era muito amiga dela, mas que por algumas questões, ambas se afastaram.

“Nunca saímos de casa sem pelo menos três camadas de roupa. Temos medo da temporada de acidentes. Temos medo da facilidade com que os acidentes se transformam em tragédias. Já passamos por muitas.”

Cara não consegue encontrar nada que explique o fato de Elsie estar em todas as fotos, até mesmo as de família. Quando chega ao Colégio, ela procura pela garota, mas não a encontra; nem mesmo nos dias seguintes... Parece que Elsie desapareceu e ninguém sabe dizer o que aconteceu com ela. A partir daí Cara, sua melhor amiga, Bea, Alice e Sam precisam buscar as respostas para tentarem compreenderem toda a história que ronda a garota e descobrirem o que aconteceu com Elsie.

O livro já começa com Cara olhando as fotos e percebendo a presença de Elsie. É a partir desse momento que o leitor embarca junto a protagonistas para desvendar esse mistério. Além disso, ainda acompanhamos toda a tensão e conflitos presente na família de Cara; todos os segredos escondidos. Também vemos a relação de amizade e amor entre os irmãos, e o luta de Cara pelo sentimento que sente por Sam, que mesmo não sendo seu irmão de sangue, foi criado com ela.  

“Tenho a impressão de que muita coisa não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das coisas sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá à tona.”

Temporada de acidentes tem um ar de mistério fantasia que envolve o leitor. É um livro que aborda muito questões familiares. E ainda tem uma pitada de romance. Você vai rir, se apegar aos personagens e se encantar com a Cara.   





3 comentários:

  1. O enredo é bem curioso, assim como a família de cara e seus acidentes são um mistério, gostei desse ar, com certeza é uma boa pedida. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que livro interessante, não o conhecia. Fiquei aqui imaginando as cenas de acidentes achando que seriam engraçadas, mas no desenrolar da resenha, percebi que tem muito mistério nessa história. Assim que der quero ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que família em? Kkk. Não conhecia o livro, mas já foi adicionado nos livros que quero ler, adoro livros com um ar de mistério e esse me chamou muita atenção. Adorei a resenha, obrigada pela dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo