25 de janeiro de 2018

[RESENHA] Um de nós está mentindo - Karen M. McManus

Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.
Jovem Adulto | 384 Páginas |  Karen M. McManus | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 5/5 | Leia um trecho 


Primeiramente, quero agradecer a Galera Record e ao Grupo Editorial Record por ter escolhido o blog para fazer parte do Clube V.I.B e ter a chance de ler esse livro antes de seu lançamento.

Quando recebi a caixa contendo a prova antecipada do livro, fiquei extremamente feliz por ter essa chance. Já estava de olho no livro assim que o vi nas redes sociais da editora. Sabia mais ou menos do que se tratava, mas nada fez jus a essa narrativa. O começo do livro me lembrou muito de Pretty Little Liars, os primeiros episódios da série. E isso acabou trazendo um sentimento de nostalgia maravilhoso. O livro ainda tem um quê de O clube dos cinco com Gossip Girls



Não me estenderei muito no resumo do livro. Quero que vocês tenham a mesma experiência que eu tive durante a leitura. Um de nós está mentindo fala sobre a vida de cinco estudantes do colégio Bayview. Esses cinco acabaram tendo que cumprir uma detenção juntos. Até aí tudo bem. O que acontece é que, cinco jovens entraram na sala, e no final, apenas quatro saíram com vida. A trama gira em torno desses jovens, que passam a serem suspeitos do assassinato de Simon. As investigações recaem sobre os quatro estudantes que estavam na sala junto com o jovem. Afinal, todos teriam motivos para querer Simon morto. Simon criou um aplicativo de fofocas que ficou bem famoso entre os estudantes. Nesse aplicativo ele postava sobre todos: seus segredos, aquilo que as pessoas gostariam de esconder. Ele acabou prejudicando a vida de muitas pessoas. Para a polícia e os investigadores, Nate, Cooper, Addy e Bronwyn tem algo a esconder. Todos têm segredos que querem manter escondidos. Todos têm um motivo. E agora, quem está mentindo? Quem foi responsável pela morte de Simon Kelleher?

“Algumas pessoas são tóxicas demais para viver. Simplesmente são.”

Eu preciso confessar que não sou muito fã de livros assim, ainda mais pelo suspense. Eu sou uma pessoa muito ansiosa, e quando eu vejo todo esse mistério, é quase impossível resistir ao impulso de ler últimas páginas do livro. É agonizante ter que esperar para saber quem é o assassino. Vamos criando tantas teorias na nossa mente. Pensamos em tantos suspeitos, que parece que a nossa cabeça vai explodir. O livro todo é narrado intercalando entre os personagens, o que tornou a leitura ainda melhor. Foi muito bom ler a parte de cada um na história: seus dramas familiares, seus problemas nos relacionamentos, seus medos e todos os segredos que eles não queriam que ninguém soubesse. Dessa forma, nós passamos a gostar de um personagem e desconfiar de outro. 



Eu gostei muito do desenvolvimento de cada personagem na trama. Quando tudo começou, cada um vivia sua vida, nenhum deles tinha muito contato com o outro – tirando dois que eram amigos –, mas, conforme todos foram envolvidos cada vez mais como suspeitos, eles acabaram se juntando e se apoiando. Todos me impressionaram de alguma forma. Addy era o tipo de garota que vivia em função do namorado Jake. Ela fazia tudo o que ele queria, na hora que ele queria e da forma que ele queria. E, acontece que ela não enxergava isso. Jake era o garoto popular, e ela era somente a namorada dele. Sua popularidade só foi possível por causa de seu namoro. No entanto, ela teve um grande desenvolvimento durante a narrativa. Gostei muito da forma como ela passou a agir. Como ela mudou e amadureceu. Já o Cooper, eu desconfiava que ele guardava um grande segredo conforme ele narrava sua história. Ele era amigo de Jake – popular, o cara certinho, o aluno perfeito. E, enquanto eu lia, eu passei a desconfiar do segredo que ele escondia. E sim, eu acertei! Nate e Brownyn formam um casal que me conquistou desde o começo. Nate é o tipo Bad Boy, o cara que todos desconfiariam; ainda mais pelo seu envolvimento com drogas. Mas, como eu costumo gostar muito desse tipo de personagem, eu me peguei torcendo muito por ele. Fica claro para todos que ele não é nada como deixa transparecer. Brownyn também me surpreendeu. Eu não imaginava que ela seria uma personagem tão boa na trama. Eu gostei muito dela!

“A pessoa descobre quem são seus verdadeiros amigos quando coisas assim acontecem. Na verdade, eu não tinha nenhum, mas fico contente que Cooper tenha.”

O final me pegou de surpresa. Eu juro que não imaginei aquele desfecho. Minhas teorias estavam completamente erradas. Mas isso não significa que eu não gostei, porque que amei o final. Karen M. McManus conseguiu me surpreender. E não foi somente o mistério, as investigações e o romance; mas sim, cada detalhe do livro, cada momento em que os quatro se juntaram para desvendar quem estava por trás do assassinato. Quatro pessoas que não tinha nada em comum, mas que, mesmo assim, não descansaram para descobri o que aconteceu realmente com Simon. Mesmo que no começo do livro eu tenha desconfiado de um ou outro, conforme eu lia, eu via que nenhum deles era realmente mau. E, eu ficava com o coração apertado só de imaginar chegando ao final do livro e descobrindo que estava enganada com relação a algum deles.

Um de nós está mentindo é uma leitura maravilhosa e surpreendente. Eu não imaginava que gostaria tanto assim do livro. Acho que agora eu darei mais chances a esse gênero. A autora conseguiu conduzir o mistério tão bem, que eu não conseguia largar o livro. Eu devorei as páginas. É bem capaz desse livro entrar para a lista dos melhores do ano. Ele é incrível! Não estou mentindo. Eu tenho certeza que vocês vão amar e passar o tempo todo se perguntando: “Quem matou Simon Kelleher?

“Agora eis o dever de casa: liguem os pontos. Será que está todo mundo mancomunado ou alguém está no controle? Quem é o manipulador e quem são as marionetes? Vou dar uma pista para vocês começarem: todo mundo está mentindo. Valendo!”










14 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?

    A cada vez que eu vejo essa capa a minha vontade de ler esse livro aumenta, haha. A história parece incrível e você me deixou ainda mais animada! Confesso que dizer que lembra um pouco PLL no começo, fez o livro ganhar pontos comigo!

    Eu também sou ansiosa demais pra ler suspense, mas sempre acabo me torturando e lendo mesmo assim. Esse, com certeza, será um que lerei assim que tiver oportunidade!

    Com amor,
    Lorrane.

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  2. Estou super ansiosa para ler este livro de tão bom que estão as resenhas e apresentações por aí desta obra. E imagina só como deve ser todo o suspense. Adoro um final em que a gente não sabe o que acontece.

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu vi esse livro na livraria e achei curioso, mas não cheguei a ler a sinopse. Achei bem legal a trama e vou tentar lê-lo o quanto antes. Pelo estilo de narração me deu a impressão de ser parecido com os 13 porquês. Parabens pela resenha!


    /Juliane

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Eu também recebi aquela caixa maravilhosa e cá entre nós ela estava um escândalo com todos aqueles brindes...
    Assim como você, foi uma surpresa receber esse livro, pois, também estava de olho nele nas redes sociais!!! Estou o lendo nesse momento, então, li sua resenha por alto, pois, detestaria pegar algum sinal de spoiler... Mas, gostei de saber que achou surpreendente a leitura... espero achar também!!!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!
    Eu vi que a editora investiu pesado na propaganda dessa obra, mas não fiquei muito curiosa em ler.
    Sua resenha ficou muito boa e até cheguei a me entusiasmar um pouco mais com a leitura.
    Vou anotar a dica!! <3

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que resenha maravilhosa! A Editora arrasou nessa divulgação hein, gosto bastante quando ha esse tipo de investimento, achei a trama interessante e quero saber mais sobre o que aconteceu nessa detenção escolar, inclusive ja anotei na minha listinha de desejos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dani.
    Estou vendo muita propaganda desse livro e eu bem que gosto de tramas assim!
    Só estou preocupada porque, por algum motivo inexplicável, tenho a sensação de que não vou gostar do livro. Não gostei de parecer uma cópia de Clube dos Cinco!
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adoro livros de suspense com vários suspeitos e que eu nunca acerto,suspeito de todo mundo ate do vento.
    Eu gostei muito da história por ser diferente e conhecer os personagens mais a fundo não só superficialmente,é um livro adolescente,mas cheio de verdades sobe o que esta por trás de cada um.
    Quero muito ler,espero comprar em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Logicamente que eu ainda não li esse livro, mas está sendo um dos que eu mais estou ansiosa esperando o lançamento. E parece que, a cada resenha, o tempo passa mais devagar e o fim de fevereiro não chega rápido o bastante. Eu gostei da premissa e, diferente de você, eu gosto de mistério (minha escritora favorita é a Agatha Christie), então eu já estou curiosa, desde já, para saber o desfecho dessa obra. Eu adorei que é um suspense que se passa na escola e, os personagens, são adolescentes de diferentes tipos. Só pela descrição, parece que o Nate será o meu personagem favorito, pois eu também gosto desse tipo de personagem. Quero muito ficar envolvida nessa história e saber se estarei certa no final. Estou esperando, ansiosamente, que ele chegue logo nas livrarias.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Ai meu Deus, tá todo mundo falando deste livro e eu ainda não li!!!
    Acredita que imaginei você lendo as últimas páginas do livro de tanta ansiedade... hahahahaha
    Quero muito ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dani! Eu já tinha lido a respeito do livro e tenho altas expectativas - e fico até meio receosa de me decepcionar. Mas mesmo assim eu pretendo me arriscar na leitura e espero não me decepcionar - sua resenha indica que não vou. rsrs
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Desde que vi o lançamento desse livro e vi apena só titulo já pensei " Eu preciso" amo livros desse gênero. A premissa realmente é um tanto instigante. Tenho que confessar que realmente vi algumas pessoas comparando um pouco a trama com PLL, mas não sei se é bem assim. Fiquei curiosa para conhecer um pouco mais sobre cada personagem. A jogada que os autores desse gênero faz com nós leitores é incrível faz a gente acreditar em algo que nem verdade é eu amo esse jogo de cintura. Fiquei mega feliz em saber que o final te surpreendeu. Não vejo a hora de poder fazer a leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Sua resenha já me convenceu quando você disse que tem um 'que' de gossip girl e tem uma pegada que lembra o primeiro episódio de pll. Amo essas duas séries! rs
    Adorei essa premissa também de quem matou, já que todos tinham motivos o suficiente para fazê-lo! Confesso que adoro demais essas premissas das pessoas não serem o que parecem e que todos são suspeitos até que se prove o contrário. Sugestão mais que anotada! Amei a resenha e as fotos ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ooi,

    Eu já estava morrendo de vontade de ler esse livro!!! Agora então... Só estou esperando conseguir colocar as mãos nele kkk Adorei sua resenha e as fotos! Ficaram lindas.

    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo