5 de março de 2018

[RESENHA] Sorrisos Quebrados - Sofia Silva

Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.
Romance Contemporâneo  | 240 Páginas  | Sofia Silva | Editora Valentina | Skoob | Classificação: 5/5 | Leia o primeiro capítulo 

Ao conhecer Roberto, Paola nunca poderia imaginar que teria uma vida infeliz e que sofreria tanto nas mão do marido. No início do casamento eram só agressões verbais, até que Paola passou a sofrer também agressões físicas. Até o dia em que ela sofreu mais do que já havia sofrido. Para ser livre, ela sofreu mais do que todos. Por um momento, Paola pensou que tivesse morrido. Mas ao acordar no hospital, ela percebe que ganhou uma segunda chance na vida. Anos se passam, e vemos Paola, em São Paulo, em uma clínica de recuperação. Depois dos abusos, das agressões e de tudo que sofreu, ela tenta, dia após dia, se recuperar. Mesmo que ela esteja recuperada de alguns traumas, ela ainda sente que não pode confiar em muitas pessoas. Ela não se sente confortável em sair da clínica. Ela sabe que a maioria das pessoas a olham com pena. Acontece que Roberto não deixou apenas cicatrizes em sua alma, mas também em seu corpo. Quando se olha no espelho, Paola vê tudo o que precisou enfrentar, a sua luta para ser livre. Mas, a vida de Paola mudará para sempre ao conhecer uma linda menininha. Sol e seu pai, André, convivem há algum tempo com todos da clínica. Quando conhece Sol, Paola percebe que não é a única que sofre. Ela ajudará Sol, ao mesmo tempo em que é ajudada.

Meu reflexo surge no espelho como se o vidro estivesse quebrado, e não eu. Se eu não consigo ver beleza em mim, quem conseguirá?”

A primeira vez que PaolaAndré, ela não consegue confiar no homem de aparência severa e dura. Mas ao perceber como ele é um pai amoroso e que daria a vida pela filha, Paola começa a confiar no homem. Através do convívio com André, o coração de Paola começará a cicatrizar. Eles encontrarão um no outro a força que precisam para enfrentarem o passado e superar a dor que carregam.

Ao longo dos anos tenho trabalhado com tantos pais. Alguns são heróis, outros desistem. Há de tudo, mas André… o André está em uma categoria própria. Ele é aquele pai que morreria mil mortes dolorosas todas as manhãs se soubesse que a filha seria feliz por alguns minutos.”

O livro é maravilhoso e te prende desde o início. Comecei a leitura antes de dormir, e não queria parar de ler. Eu não conseguir ir dormir sem saber mais sobre a vida da Paola e do André. Eu gosto muito desse tipo de livros, onde, podemos ver como o amor é capaz de nos fazer esquecer ou superar traumas do passado. Como ele é capaz de nos curar; curar nossa alma. E neste livro ainda temos a realidade de milhares de mulheres que vivem em um casamento sem amor. Mulheres que são infelizes, que são maltratadas, agredidas. Mulheres que sofrem caladas; algumas pensando que a culpa é delas. Paola reflete bem essa realidade: a de uma mulher que nunca conheceu o amor, que nunca soube o que era ser amada e desejada. Como ela se sentia insegura com o corpo, ainda mais depois de tanta humilhação. É emocionante ver a forma como ela – depois de conhecer melhor o André – se entrega a ele; entrega seu corpo e seu coração. Depois de muito tempo, Paola finalmente soube como era bonita. Soube aceitar seu corpo. Estas mensagens que o livro traz são as mais importantes. Eu amei isso!

“– Paola, a beleza é efêmera, mas quem somos no nosso interior é eterno. Um dia alguém vai ver isso tudo, como a minha filha viu, e irá se apaixonar perdidamente por você.”

Não sofremos somente com a história de Paola, André também tem uma história carregada de dor e desespero. E, ao conhecermos essa história, vemos que ambos precisam ser curados; que ambos necessitam de um recomeço. Outro ponto aqui é que Paola usa a arte para se expressar. Esse toque artístico foi outra coisa que eu amei no livro. É claro que não posso deixar de falar sobre a Sol, a garotinha mais fofa do mundo. Sério gente, ela foi uma das personagens que mais gostei nesse livro.

Olhando para mim está uma mulher com sua beleza destruída, reluzindo no escuro e eu não me assusto mais. Minhas mãos fazem carinho no que alguém quebrou e digo o que ela precisa ouvir: – Paola, o lado feio não existe em você. Não mais pra mim.”

Sofia Silva conseguiu escrever um livro cheio de mensagens, com um tema forte e uma narrativa impactante. Apesar de algumas cenas serem um pouco pesadas, principalmente as primeiras páginas, a leitura foi fluida e rápida. Como eu disse, eu gosto muito de ver esse tema sendo abordado em livros, e é claro que eu me lembrarei desse livro com muito carinho. Foi maravilhoso ver através dos olhos da Paola. Ver que mesmo que tudo pareca impossível, que mesmo carregando inúmeras magoas e mesmo que pareça que não exista mais esperança, o sol sempre brilhará novamente. Que podemos nos reerguer e que sempre há uma segunda chance, e que sempre podemos recomeçar, basta apenas nos arriscar.



22 comentários:

  1. Olá Dani! Tenho lido tantas e tantas resenhas desse livro que estou começando a adoecer. Acompanho a Sofia no facebook, e ela é um amor de pessoa, então não espero nada menos que amor neste livro. Já me apaixonei pela história de Paola antes de conhecer, e sei que ficarei encantada com André e sua pequena Sol. Quero ler mais que tudo!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?

    Eu amei esse livro! Foi a minha segunda leitura do ano e me surpreendeu muito. É uma história delicada, mas simplesmente encantadora. Eu também não queria parar de ler e só o fiz quando terminei a última página mesmo, rs. É realmente um livro cheio de mensagens, que nos ensina muito e nos faz entrar em um outro mundo. É carregada de dor e desespero, mas nos mostra a superação de diversos personagens e tem uma narrativa leve (apesar de tratar de temas bem pesados). Eu estou doida, agora, para conhecer outros livros da série, que a autora já divulgou que terá. Espero que seja tão bom quanto esse <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que resenha linda!
    Tenho esse livro no Kindle e ele estava na lista das leituras futuras. Mas depois de ler sua resenha, não vou resisti. Também gosto muito desse tipo de livros, onde o amor chega e faz a pessoa superar tudo. E que capa linda né. O primeiro quote do livro me deixou arrepiada. “Meu reflexo surge no espelho como se o vidro estivesse quebrado, e não eu. Se eu não consigo ver beleza em mim, quem conseguirá?” (Muito forte!)
    Sua resenha certamente influenciará muitas pessoas a ler este livro.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Dani, tudo bom?
    Assim como você, amei demais esse livro! Amei a escrita sensível da Sofia, amei a forma como ela abordou a violência doméstica e principalmente a forma como ela mostrou para mulheres que passaram pelo mesmo problema, que estas ainda podem ser felizes e se sentirem inteiras mesmos com as cicatrizes que carregam (sejam estas externas ou internas). Amei muito sua resenha e poder relembrar esta obra tão especial. ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Quase comprei esse livro na promoção da saraiva hoje, só não o fiz porque achei fininho demais, mas com a sua resenha to super arrependida, quero pra ontem! Adoro livros fortes e que abordem esses temas, pelo visto vou me acabar de chorar.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho esse livro muito delicado e especial!
    Sua resenha só reforçou minhas impressões sobre ele, embora ainda não o tenha lido.
    Quero lê-lo em breve.
    Adorei os quotes que você colocou!
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    Estou com o livro na estante e louca para ler.
    Comprei ele pela capa, e hoje chego a conclusão que foi uma boa compra pois só vejo comentários positivos.
    Que bom que também gostou, pretendo ler em breve.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei esse livro recentemente e também não consegui esperar para fazer a leitura. Sabe quando você vai com muita sede ao pote e acaba se decepcionando? Bem, foi isso que aconteceu. O livro teve tudo para ser incrível pra mim, mas, cara, não consegui gostar tanto quanto esperava. Uma das coisas que mais me perturbou foram as cenas de sexo. Um livro que trata desse tema, que é um tema pesado, não precisava de cenas de sexo. Pelo menos não explícito como foi. Ah, fiquei muito chateada com ele. Não gostei, infelizmente.

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu amo esse livro! A escrita da Sofia é linda, delicada e envolve o leitor em uma história dolorosa, mas cheia de lições e superações.
    Estou louca pelos próximos da série Quebrados, que com certeza vão despedaçar meu coração rsrsr

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adoro esse livro. Acho que ele tem uma intensidade na narrativa e dramas muito complexos. Paola se mostra uma grande mulher que aprende a viver e a gostar da vida novamente dia após dia e a menina Sol é uma das personagens mais encantadoras e que rouba muitas cenas quando presente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Vejo muitas pessoas falando super bem dessa história, mas ele não me desperta a curiosidade, achei o tema proposto da autora muito bom mesmo, mas é um estilo de leitura que dificilmente leio, mas irei indicar para uma amiga minha, essa gosta de temas como esse e sempre os lê e faz resenhas maravilhosas!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Cada resenha que leio desse livro, fico muito chateada por ainda não ter conseguido comprar. Eu sou um tanto tendenciosa mesmo com as resenhas negativas (que ja li algumas), mas tem alguma coisa nele que quero muito. Adorei a sinceridade da sua resenha! Grande Beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá Dani,
    Eu adorei a sua resenha e o fato de você ter amado esse livro. Confesso que não gostei tanto desse livro, acho que ele tem algumas falhas sobre o desenrolar e com as atitudes dos personagens, sabe? Mas a história é maravilhosa em todos os demais sentidos. Eu também senti a mesma necessidade que você de saber mais da obra de desejar mais dos personagens e dos acontecimentos entre eles.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eu solicitei esse livro na Valentina e a Grazi adorou a leitura, ficou super envolvida. Gostei da sua resenha e observações, parece ser de fato um livro incrível, porém perturbador!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dani...
    Ai menina deixa eu te falar, que livro esse, não é mesmo?
    Amei a sua resenha e tenho muita curiosidade de ler essa história para crescer junto com a protagonista, para me envolver e a prender a me aceitar assim como ela se enxergou depois de tanto tempo.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dani

    Infelizmente eu não curti o livro. Achei o início impactante de fato, mas depois eu senti que a autora se perdeu e pra mim virou apenas mais um hot com algumas nuances mais poéticas. Não foi nada que eu não tenha lido antes, esperava muito mais...
    Mas que bom que você gostou. Eu me decepcionei com esse, mas darei uma chance para o próximo porque a autora é uma fofíssima!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Lembro da época em que esta história fez sucesso no Wattpad e fico feliz que tenha saído de lá e esteja repetindo o sucesso em um formato tradicional. Mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro e não sei bem se ele funcionaria par amim.
    Valeu pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Dani!!
    Amei a sua resenha!! Já li o livro duas vezes e sempre fico na expectativa do que vai acontecer com a Paola, André e Sol!!
    Foi uns dos melhores livros que li em 2017!!
    A Sofia me encantou com a sua forma de escrever e com a delicadeza em narrar a história, bem como abordou o tema da violência. No livro vemos que com amor somos capazes de superar nossos traumas passados.
    Recomendo a todos a leitura.
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu acho que sou a única pessoa do mundo que ainda não leu esse livro. Mas espero mudar isso em breve pois adquiri o e-book em uma promoção da Amazon.
    Adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado tanto das leituras. A temática é muito forte e acredito que o livro seja impactante. Mas fiquei feliz de saber que a leitura é tão fluida e envolvente. Tive medo que, por causa dos temas abordados, fosse um livro cansativo de ler. Pela sua resenha, fiquei com a impressão de que a autora escreve com muita sensibilidade e prende a atenção do leitor.
    Adorei a resenha e espero poder ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Eu quero muuuito essd livro! Acho que uma leitura assim é necessaria para todos, homens e mulheres, para compreender tanto o sofrimento que uma situação assim pode causar, quanto pela parte que dá sim pra superar um trauma como esses. Linda resenha!

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito da premissa desse livro e sou louca para ler ele. Já o acho maravilhoso antes mesmo de ler. Com todas resenhas que eu li, não sabia que André também carregava alguma dor. Preciso mesmo ler esse livro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Eu também gosto muito de romances onde os personagens acabam superando seus medos e traumas juntos, principalmente quando a história é linda e profunda assim. Gostei bastante de "Sorrisos quebrados", mas nunca consigo me esquecer das primeiras cenas da obra, quando a Paola foi brutalmente machucada </3
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo