10 de abril de 2018

[RESENHA] Cartas secretas jamais enviadas - Emily Trunko


Você já desejou poder voltar no tempo e dar conselhos para si mesmo? Já quis ter coragem de falar como é forte o amor que sente por alguém? Alguma vez já se perguntou por que uma pessoa importante na sua vida parou de falar com você? A partir de contribuições anônimas, Emily Trunko reuniu nesta coletânea cartas que revelam segredos profundos de quem as escreveu. Afinal, muitas vezes o único jeito de lidar com nossos sentimentos mais intensos — seja um amor incondicional ou uma perda irreparável — é botando tudo no papel. A leitura destas cartas nos permite mergulhar na vida de seus remetentes e, ao mesmo tempo, redescobrir nossa própria história e perceber que, mesmo nos piores momentos, não estamos sozinhos.
Jovem Adulto | 200 Páginas | Emily Trunko | Cortesia Editora Seguinte | Skoob | Classificação: 5/5 


''Você já escreveu uma carta para alguém sem a intenção de enviá-la?''

Sabe quando você quis muito escrever sobre o que estava sentindo em um determinado momento? Quantas vezes quis muito expressa em forma de texto algum sentimento, seja ele alegre ou triste. Você já pensou escrever para alguém confessando seus sentimentos, seus agradecimentos, sua raiva ou sua tristeza. Você é/foi o tipo de pessoa que escreve/escrevia em um diário?


Cartas secretas jamais enviadas é uma coletânea de cartas anônimas, escritas por pessoas que precisavam desabafar de alguma forma. Todas essas cartas foram postas na página do Tumblr da autora Emily Trunko. Ano passado a Editora Seguinte lançou o primeiro livro da autora: Últimas mensagens recebidas (que quero muito ler agora), e este ano, eles trouxeram este livro tocante, lindo e apaixonante. Cada carta, cada mensagem carrega a dor, o sofrimento, a alegria, a raiva e as esperanças de centenas de pessoas.


O livro é dividido entre temas, que são: Querido Eu, Amor, Amigos, Família, Coração Partido, Amor não correspondido, Traição, Perda e Obrigado. Dentro de cada tema, há cartas belíssimas, que nos deixam com vontade de chorar, de rir, de gritar, e de começar a escrever nossas próprias cartas; seja para nós mesmas daqui há alguns anos, ou para outra pessoa. Cada carta traz mensagens sobre: coração partido, perdas, luto, amor não correspondido, problemas familiares, amizade, aquele “obrigada” que você deseja muito falar a uma pessoa; mensagens ditas para si mesma.O melhor é que muitas dessas cartas abordam assuntos já lidos por nós muitas vezes, como: abusos familiaresdepressão, suicídio, violência sexual... Assuntos que ainda são tabus, e que muitos não conseguem falar abertamente, seja por vergonha ou medo.


Conseguimos nos identificar com cada palavra dita, com cada momento compartilhado. São momentos que muitos de nós estão passando, já passou ou irá passar em algum momento da vida. Não consigo dizer a quantidade de vezes que me emocionei e que tive vontade de chorar.

Eu nem preciso dizer o quanto a edição é linda e maravilhosa. De primeira eu não sabia que o livro era em capa dura, imagine a minha surpresa quando recebi o livro e percebi isso; eu me apaixonei ainda mais por ele. Além da capa, toda a diagramação é muito caprichada, as ilustrações deixaram o lindo ainda mais bonito. 


Cartas Secretas Jamais Enviadas é para aqueles que querem se emocionar lendo histórias, declarações de pessoas que precisam falar, precisam se abrir. Lendo, você vai perceber que não está sozinho, que outros enfrentam os mesmo problemas, as mesmas dificuldades que você. No final do livro, eu tenho certeza que você irá querer escrever sua própria carta. Se isso acontecer, aproveite e use o espaço que a editora reservou para isso no final do livro.  







8 comentários:

  1. Oi!
    Eu sinto que esse livro vai tocar completamente meu coração. Quero muito ler e acho legal a ideia de contar pra alguém coisas que a gente sempre quis dizer e não consegue, eu particularmente sinto essa necessidade ás vezes. Com certeza vou me identificar com as cartas.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Hello!!!
    Vi esse lançamento da Seguinte, mas nem imaginei que era uma obra tao bela.
    Fiquei encantada com o que vi aqui e já quero ler e me apaixonar.
    A capa e diagramacao da editora estao perfeitas como sempre e amei mto a sua indicação.
    Com certeza um livro para ler varias vezes e presentear alguem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ahh... essa é minha atual leitura e assim como você eu tenho me identificado com muitas coisas que leio e me emociono a todo momento. Fico pensando nas cartas que eu mesma não enviei, nas palavras que eu mesma nunca disse, dói o coração. Em breve vou tentar resenha-lo, mas é tão difícil transmitir o que sentimos durante a leitura.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi oi!

    Tudo bem? Então, eu já vi algumas resenhas desse livro por aí, mas confesso que estou de olho em outra obra da autora (Últimas Mensagens Recebidas) porque vi algumas imagens e me interessei bastante.

    Tenho interesse de ler este também, mas não tanto quanto o outro, mas confesso que sua resenha me "atiçou" a curiosidade especialmente por causa dos comentários sobre a divisão em temas e as belíssimas cartas dentro de cada um.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o livro, adorei a premissa dele. Desde sempre escrevi para colocar os sentimentos para fora. E desde sempre também que gosto desse estilo de texto, principalmente cartas, são muito verdadeiros e emocionantes.
    Achei linda a capa e a diagramação parece tornar ainda mais especial a leitura. Mal posso esperar para comprar um exemplar pra mim :)

    ResponderExcluir
  6. Hey!
    Eu estou tão apaixonada por tudo que leio sobre essa série de livros.
    Sua resenha e esse capricho com as fotos só atiçou ainda mais a minha vontade.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu conheci esse livro graças a várias resenhas que li dele e estou bem ansiosa para fazer essa leitura, pois gosto muito da ideia dele se ser um livro com cartas que não foram enviadas e que nos trazem essa sensação de identidade, sabe? Eu estou bem ansiosa para ler esse livro e espero me surpreender.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bom?

    Primeiramente eu adorei demais as fotos! A diagramação está INCRÍVEL! Ainda não tinha ouvido falar desse livro e fiquei um pouco curiosa sobre. Já estou me imaginando escrevendo uma carta haha. Gosto dessa do livro ser divido em temas pois sempre podemos nos focar mais em uma sensação do que quando esta tudo aleatório. Anotei aqui a dica ♥

    beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Mas lembre-se, não serão aceitos comentários que contenham qualquer tipo de preconceito ou palavras de baixo calão, respeite os demais leitores.

Obrigada por comentar e volte sempre!!

© 2017 x Design e Código: Sanyt Design x Livros e Café • voltar ao topo